Serviço Militar Inicial Obrigatório (Médico 2024)
O ingresso do médico para a prestação do Serviço Militar Temporário ocorre de duas formas: obrigatória ou voluntária.
É OBRIGATÓRIO para os homens brasileiros natos, com menos de 38 anos completados até 31 de dezembro do ano da convocação, que tenham concluído cursos em Instituições de Ensino Tributários destinados à formação de médicos e que, ainda como estudantes do último ano, não tenham prestado o Serviço Militar Obrigatório na convocação de sua classe, por adiamento ou dispensa de incorporação. Esses médicos devem prestar o serviço militar no ano seguinte à conclusão do curso respectivo ou após a realização de programa de residência médica ou pós-graduação.
É VOLUNTÁRIO para médicas e médicos de universidades não tributárias, com menos de 38 anos completados até 31 de dezembro do ano da convocação, ou para aqueles que possuem qualquer documento comprobatório de situação militar, que não se enquadrem no "caráter obrigatório".
Após passarem por um processo de seleção, que inclui etapas como palestras informativas em Instituições de Ensino Superior, uma Comissão de Seleção Especial e finalmente a designação/distribuição para uma das três Forças Armadas, os médicos são convocados para uma Seleção Complementar. Se aprovados na inspeção de saúde, ficam aptos para incorporação, que ocorre anualmente em 1º de fevereiro.
Neste momento, após a incorporação em uma das três Forças, o médico realiza o Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), com duração de 45 dias. Após o EAS, o médico é designado para servir em uma Organização Militar ou Hospital Militar, onde aplica seus conhecimentos técnicoprofissionais em diversas Organizações Militares (OM). Ao final do período, chamado Estágio de Instrução e Serviço (EIS), o médico estará quitado com o Serviço Militar Obrigatório, no caso dos homens, e poderá ou não prorrogar por até um ano, com possibilidade de até sete prorrogações, após as quais não poderá mais prorrogar seu tempo, sendo licenciado por término do Tempo de Serviço.
O médico incorpora no posto de Aspirante a Oficial, é promovido a 2º Tenente seis meses depois e, caso prorrogue seu tempo, após três anos é promovido a 1º Tenente.
Perguntas e Respostas MFDV
Ficha Individual para Fins de Serviço Militar (FISEMI)
Aditamentos de Incorporação de Médico Obrigatório:
Documentos importantes:
Modelo da Documentação necessária para solicitar o adiamento
Modelo Declaração Residência.pdf
Declaração de ciência da necessidade de informação do estado de gravidez – ANEXO A
Resolução CNRM nº 004/2011 - Dispõe sobre a reserva de vaga para residente médico que presta Serviço Militar
Transferência de Ficha de Serviço Militar (FISEMI)
A transferência de FISEMI entre RM somente pode ocorrer em casos excepcionais e com autorização do Departamento-Geral do Pessoal (DGP). Para solicitar a referida transferência o formando de medicina deve Preencher o Requerimento (modelo abaixo), anexar as cópias das documentações solicitadas, em pdf e com a assinatura no requerimento (podendo ser digital) e protocolar, em sua RM de origem ou na RM de destino, podendo também no caso de formando da 11ª RM, remeter pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Para fins de orientação, o formando de medicina deve continuar cumprindo o calendário de obrigações junto à sua RM de origem até ser informado sobre o deferimento de sua solicitação de transferência de FISEMI.
SELEÇÃO MFDV 2023
Etapa Palestras: Concluídas
Palestra de legislação de MFDV
Seja Oficial Médico Temporário do Exército Brasileiro 2022
Seja Oficial Médico Temporário do Exército Brasileiro 2023
Palestra de legislação de MFDV 2023
MAIS ASSUNTOS SOBRE ESTE TEMA
O Oficial Médico, Farmacêutico, Dentista e Veterinário Temporário
Redes Sociais