Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página

Notícias

 

Comando da 11ª Região Militar realiza Cerimônia de Premiação do 5º Concurso Literário de Redação

 

   No dia 28 de novembro, foi realizada no Salão de Honra da 11ª Região Militar, a Cerimônia de Premiação do 5º Concurso Literário de Redação. O evento, conduzido pela SSAS/11, teve por objetivo premiar as três melhores redações redigidas por cabos e soldados da Guarnição de Brasília, que discorreram sobre a temática: “As consequências do avanço das drogas no Brasil”, tendo como 1º colocado o Cb Cordeiro, 2º colocado Sd Resende, ambos da Prefeitura Militar de Brasília e o 3º colocado o Sd F. Veras da Cia de Serviço da Base de Adm Ap/CMP.
   Estiveram presentes à cerimônia, o Comandante da 11ª RM, Gen Bda Luiz Gonzaga Viana Filho, o Prefeito Militar de Brasília, Cel Carvalho, além dos patrocinadores do concurso, o Representante da Fundação Habitacional do Exército e da Poupex, Cel Bahia, a representante do Banco Alfa, Candice Scarano e os representes da Autoescola Atividade, Adnilson Novais e Antônio Mota.
   Essa é uma das ações socioassistenciais promovida pelo Cmdo da 11ª RM, por intermédio da SSAS/11, que visa a prevenção e a conscientização dos malefícios ocasionados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas, sempre focando no bem-estar da Família Militar.
 
 
 
 

5º Concurso Literário

   O Comando da 11ª Região Militar, por meio da SSAS/11, torna público os nomes dos ganhadores do 5º Concurso Literário de Redação, realizado dia 23 de Outubro de 2019, no Auditório do CMP.

COLOCAÇÃO Graduação Nome OM
Cb Gabriel Cordeiro da Silva Cunha PMB
Sd Igor Resende Silva PMB
Sd Gustavo Fernandes Veras B Adm Ap/CMP

 

11ª Região Militar realiza formatura de Compromisso ao Primeiro Posto

   Na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro, foi realizada no Pátio de Formatura Rosa da Fonseca, a formatura de compromisso ao Primeiro Posto. Durante a solenidade, os Segundo Tenentes juraram perante a Bandeira do Brasil cumprir com os deveres de oficial do Exército Brasileiro e dedicar-se inteiramente ao serviço da Pátria.
   Em suas palavras, o General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho salientou a importância das palavras proferidas. “Esse compromisso que todos os oficiais prestam ao entrar no oficialato, somado ao juramento à Bandeira Nacional que todos nós prestamos quando entramos no Exército, nos difere na sociedade, pois talvez sejamos uma das poucas profissões que se dedicam de forma devota e integral ao serviço da Pátria.”
   Encerrando a formatura, a tropa desfilou em continência ao Comandante da 11ª RM e após o término da solenidade os oficiais compromitentes apresentaram-se ao General Viana Filho.
 
 
 
 

 

Dentista do HMAB participa de missão no maior navio-hospital do mundo

   Desde 1º de agosto a Major Renata Monteiro, Chefe da Clínica de Odontologia do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), compõe a equipe de saúde da missão de assistência humanitária do navio-hospital USNS Comfort, da Marinha dos Estados Unidos da América.
   A missão tem duração de 4 meses e a Major Renata Monteiro é uma das integrantes brasileiras que fazem parte da equipe de militares americanos e de nações amigas (Argentina, Canadá, Costa Rica, México e Peru) e civis de organizações não-governamentais no atendimento médico e odontológico às populações necessitadas.
   O objetivo único do USNS Comfort é de minimizar o sofrimento da população carente de países do Caribe, da América Central e da América do Sul que se encontram com os seus serviços de assistência sobrecarregados, situação agravada com a grande instabilidade política e econômica dessas nações. Este é o maior navio-hospital do mundo e tem um moderno centro cirúrgico com capacidade de realização de múltiplas cirurgias. Pela sua mobilidade estratégica tem como missão o atendimento de saúde de maneira rápida e eficaz em situações de desastres naturais, atentados terroristas, situações de calamidade e operações humanitárias em todo o mundo.
   Essa missão representa a sétima incursão de assistência humanitária na América Latina e Caribe, que teve início no ano de 2007 e é conhecida como Operação “Promesa Duradera” ou “Continuing Promise” e está sob coordenação e controle do Comando Sul dos EUA em estreita cooperação com as nações amigas da região.
   A missão presta assistência de saúde à população de 12 países: Equador, Peru, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Trinidad e Tobago, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, República Dominicana, Haiti e Jamaica, sendo a  média de serviços em cada país assistido em torno de 2.500 atendimentos de optometria, 100 cirurgias, 2.500 atendimentos clínicos e 800 atendimentos odontológicos.
   A Major Renata Monteiro, chefia uma equipe de mais de 100 pessoas na Odontologia do HMAB, sempre trabalhando com muita dedicação para realizar um trabalho de excelência, e ela já tinha, há algum tempo, a vontade de servir em uma missão voluntária onde pudesse ajudar pessoas que não tem acesso ao serviço de saúde adequado. A Major já havia se voluntariado para outras missões, mas a hora certa para a realização desse sonho foi neste ano, com esta missão tão importante e tão gratificante.
 
 
 
 

 

Curso de treinamento de Blaster

     No período de 9 a 11 de outubro do corrente ano, a Seção de Fiscalização de Produtos Controlados da 11ª Região Militar coordenou o Curso de Treinamento de BLASTER, realizado na Empresa DINADRILL PERFURAÇAO E DESMONTE LTDA, sediada na cidade de Goiânia-GO. A atividade contou com a participação de 25 militares das 15 Organizações Militares que compõem o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados da 11ª RM.
     Os trabalhos se dividiram em instrução teórica e atividade prática, sendo que ao final do estágio os militares, juntamente com os engenheiros e técnicos da empresa, realizaram o carregamento do fogo e a detonação de uma bancada.
 
 
 
 

 

Evento em comemoração ao Dia da Família Militar

     No dia 18 de setembro o Comando Militar do Planalto e a 11ª Região Militar realizaram uma Palestra com o Professor Daniel Godri, com a finalidade de comemorar o Dia da Família Militar, celebrado no mesmo dia. O evento ocorreu no teatro Pedro Calmon, localizado no Setor Militar Urbano, em Brasília e contou com a participação do eterno comandante do Exército General Villas Bôas, do General de Divisão Sérgio da Costa Negraes e do General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho,além de outras autoridades civis e militares que por ocasião do evento, vieram homenagear D. Rosa Maria Paulina da Fonseca, Patrona da Família Militar.

 

+ veja as fotos

 


 

Setembro amarelo

 

   O Comando da 11ª Região Militar, sob a coordenação da Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS/11), realizou no dia 19 SET 19, nas dependências do Teatro Pedro Calmon, uma Ação Socioassistencial de Valorização da Vida, como parte da programação do “Setembro Amarelo”.
   Naquela oportunidade, a Drª Adriana de Oliveira, formada pela Universidade de Brasília, proferiu uma palestra cujo tema foi “Suicídio, um inimigo silencioso”, para uma plateia composta de militares e funcionários civis da Guarnição de Brasília.
   A Ten Jordana, Psicóloga da DCIPAS, representou o Cel Fernandes, Chefe da SAS/1, e realizou a entrega do certificado de participação à palestrante.
 
 

 


 

11ª Região Militar realiza Capacitação e Implementação do Sistema de Controle de Abastecimento - SCA

 

     No dia 28 de agosto de 2019, o Comando da 11ª Região Militar realizou a Capacitação e Implementação do Sistema de Controle de Abastecimento - SCA.
     A atividade que tinha por finalidade, incrementar melhorias na gestão da classe III (combustíveis) junto as Organizações Militares subordinadas à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada e Comando de Operações Especiais, bem como, de regular atividades referentes ao controle sistêmico informatizado de implementação do SCA, foi coordenada pela Seção de Abastecimento do Escalão Logístico da 11ª RM.
 
 
 
 

 

Passagem de Comando da 11ª região Militar

     No dia 11 de setembro, foi realizada a solenidade de Passagem de Comando da 11ª Região Militar, do General de Brigada João Denison Maia Correia para o General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho. Na solenidade, que ocorreu no Pátio de Formaturas Dona Rosa da Fonseca, o grupamento de formatura foi constituído por representantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas a 11ª RM.
     No contexto da Passagem de Comando, foram realizados diversos eventos, tais como, jantar de apresentação do comandante sucessor, plantio de uma muda de Pau-Brasil e a inauguração do retrato do comandante que se despediu.
     Além da presença do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, prestigiaram o evento o General de Exército Eduardo Villas Bôas, Ex Comandante da Força, atuais e antigos Integrantes do Alto Comando do Exército, Oficiais Generais da Ativa e da Reserva, militares de outras forças, além de autoridades civis.
 
 
 
 
 

 

Comandante da 11ª Região Militar inaugura novas instalações da SSAS/11

     O Gen Denison, Comandante da 11ª Região Militar, no dia 05 SET 19, inaugurou as novas instalações da Seção do Serviço de Assistência Social da 11ª RM (SSAS/11).
     Na ocasião, o Cel R1 Paulo César, Chefe da SSAS/11, ao usar a palavra, enalteceu o esforço coletivo dos integrantes desta RM e da Diretoria de Civis, inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS), agradecendo principalmente a participação ativa e decisiva do Sr. Gen Denison, para que a revitalização da SSAS/11 fosse entregue à Família Militar, de forma a dar mais conforto e comodidade aqueles que a procuram.
     O evento contou com um concorrido público convidado, alcançando elevado êxito e brilhantismo, marcando sobremaneira essa data de forma indelével a todos os integrantes da SSAS/11.
 
 
 
 
 

 

11ª Região Militar realiza Visita de Orientação Logística e Administrativa ao BPEB

      No dia 15 de agosto de 2019, o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília - BPEB recebeu a Visita de Orientação Logística e Administrativa (VOLA) da comitiva da 11ª Região Militar, chefiada pelo General Brigada João Denison Maia Correia, que esteve acompanhado pelo General Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho, Comandante nomeado da 11ª RM.

 

+ veja as fotos

 


 

11ª Região Militar celebra o Dia do Uniforme

   Na manhã desta quarta-feira, 28 de agosto, foi realizada no Pátio de Formatura Rosa da Fonseca a cerimônia em homenagem ao Dia do Uniforme, ocorrido no último dia 14.
    O Dia do Uniforme foi instituído por intermédio da Portaria nº 1.424, de 8 de outubro de 2015. O uniforme militar é um dos principais símbolos que representam a carreira das armas, além de contribuir para a preservação das tradições, proporciona o aumento da autoestima da tropa, o fortalecimento da hierarquia e da disciplina e potencializa a manifestação de força, transmitindo um ideal de igualdade no qual todos são nivelados, independentemente de origem ou condição. Em suas palavras, o General de Brigada João Denison Maia Correia, Comandante da 11ª Região Militar salientou a importância do uniforme militar. “O uniforme caracteriza nossa profissão, a farda é a nossa segunda pele, a homenagem é muita justa, pois ela, a farda, é a que melhor nos caracteriza e o esmero e o zelo com que cuidamos dela representa muito bem o amor a profissão” disse.
    Na oportunidade, o General Denison, por ocasião de sua passagem de comando que ocorrerá em 11 de setembro, agradeceu a dedicação e empenho de todos os militares nas demandas da Região, “eu sempre tive respostas muito positivas de todos a quem eu diretamente apresentei qualquer demanda de natureza profissional, e por isso eu agradeço essa convivência salutar e a aquiescência às ideias que eu sempre fiz questão de transmitir a todos.”
    Durante a cerimônia, o General Denison, acompanhado dos demais Chefes de Seção e Escalão da 11ª Região Militar, realizou a revista ao uniforme utilizado para a atividade, o 8º B1.
 
 
 
 

 

Prefeitura Militar De Brasília comemora o seu 57º Aniversário de Criação

  Brasília (DF) – No dia 7 de agosto de 2019, a Prefeitura Militar de Brasília (PMB), como parte das comemorações dos seus 57 anos de criação, realizou uma solenidade com a participação de todo o seu efetivo, seguida de um coquetel em recepção aos convidados.  
  A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, que exaltou a motivação e vibração da tropa e parabenizou todos os integrantes da PMB pelo trabalho em prol da família militar.
Prestigiaram a solenidade o antigo Diretor Patrimonial, General de Brigada José Evandro Sombra que com vibração e entusiasmo, comandou o desfile dos antigos integrantes da PMB, além de diversas autoridades civis e militares.
  Como parte do evento, o 2º Sgt Mus Mário Sérgio do Amaral, do Batalhão da Guarda Presidencial, recebeu o Diploma de autor da “Canção da PMB”, por ter sido o vencedor do concurso que escolheu a obra citada. Em seguida a tropa cantou a canção, momento de muita vibração por parte de todos presentes à solenidade.
  O Prefeito Militar de Brasília, Cel Eduardo Rangel de Carvalho, fez uso da palavra, agradeceu a presença das autoridades e fez referência aos amigos agradecendo o apoio e parceria com essa organização militar ao longo desses anos, agraciando-os com o diploma de “Amigo da PMB”.
  A PMB iniciou suas atividades no dia 8 de agosto de 1962, com a missão de administrar e controlar os Próprios Nacionais (PN) e os Próprios Nacionais Residenciais (PNR) distribuídos ao Exército Brasileiro na nova Guarnição de Brasília.
  Ainda nesse contexto das comemorações do seu, a PMB realizou de 29 de julho à 2 de agosto de 2019, torneios desportivos entre as administrações de quadras, nas modalidades de voleibol e futebol, estimulando a prática esportiva e o espírito de corpo entre seus integrantes.
  Finalizando as comemorações, no dia 9 de agosto, foi realizado um almoço com todo o efetivo, onde militares e civis se confraternizaram.
 

+ veja as fotos

 


 

11ª Região Militar realiza Visita de Orientação Logística e Administrativa ao BGP

      O Batalhão da Guarda Presidencial – Batalhão Duque de Caxias, recebeu no dia 8 de Agosto, a Visita de Orientação Logística e Administrativa de comitiva da 11ª Região Militar
     O Comandante da 11ª RM, General de Brigada João Denison Maia Correia e sua comitiva, foram recebidos pelo Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial, Tenente Coronel Pedro Aires Pereira Junior, que os acompanhou durante a visita às instalações da Organização Militar.
     Durante a visita, o Comandante da 11ª Região Militar pôde acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelo Batalhão, suas capacidades e limitações, bem como as oportunidades de melhoria nas quais o Comandante da 11ª RM pode contribuir na definição de soluções, de curto, médio ou longo prazo.
 

+ veja as fotos

 


 

Comandante nomeado visita 11ª Região Militar

 

  Entre os dias 12 e 17 de agosto de 2019, a 11ª Região Militar recebeu a visita do General de Brigada Luiz Gonzaga Viana Filho, que a partir do dia 11 de setembro assumirá o Comando da 11ª Região Militar. A visita, que teve como principal objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pela Região, foi acompanhada pelo atual comandante General de Brigada João Denison Maia Correia e marcou o início das atividades voltadas para a Passagem de Comando.
  Durante a visita, além de conhecer as seções e escalões deste Grande Comando, o General Viana Filhovisitou as dependências físicas das Organizações Militares Subordinadas: Comissão Regional de Obras, Prefeitura Militar de Brasília, Hospital de Área de Brasília e 11º Depósito de Suprimentos.

+ veja as fotos

 


 

Cmt da 11ª Região Militar visita a SSAS/11

 

      No dia 14 Ago 19, o Gen Denison, acompanhado do Gen Viana Filho, futuro Cmt da 11ª RM, visitou a Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS/11), dando sequência ao roteiro de apresentação das instalações deste Grande Comando, ao novo Comandante nomeado.
      Naquela oportunidade, o Cel R1 PTTC Paulo César, Chefe da SSAS/11, fez uma breve explanação das ações socioassistenciais ali desenvolvidas.
 

+ veja as fotos

 


 

Comando da 11ª Região Militar promove capacitação para avaliadores curriculares dos processos seletivos para contratação de OTT, STT e CET.

     O Coronel De Nardi, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª Região Militar, abriu oficialmente na última terça-feira, 13, a instrução para capacitação dos avaliadores e membros da Comissão de Recursos que analisarão os currículos dos candidatos inscritos nos processos seletivos para contratação de Médico, Farmacêutico, Dentista e Veterinário (MFDV), Oficial Técnico Temporário (OTT), Sargento Técnico Temporário (STT) e Cabo Especialista Temporário (CET) para o ano de 2020.
     O evento, que foi promovido pelo Escalão de Pessoal, ocorreu no auditório da Prefeitura Militar de Brasília, nos dias 13 e 14 de agosto e contou com capacitação da Seção de Editais e Contenciosos do Escalão de Pessoal, da Comissão de Seleção Especial, da Assessoria Jurídica e da Seção de Tecnologia da 11ª Região Militar. A instrução teve a participação de militares de diversas Organizações Militares da Guarnição de Brasília.
 
 
 

 

PALESTRA SOBRE PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 

     O Comando da 11ª Região Militar, cumprindo o calendário de atividades da Diretoria de Civis, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS), realizou no dia 12 AGO 19 no Teatro Pedro Calmon, uma palestra sobre prevenção à dependência química.
     O evento coordenado pela Seção do Serviço de Assistência Social da 11ª RM (SSAS/11), teve como palestrante o Professor Jeferson Germano da Faculdade Anhanguera, e contou com um público assistente em torno de oitocentos militares da Guarnição de Brasília-DF.
 
 
 

 

1ª CAPACITAÇÃO DE GESTORES DE HOTÉIS DE TRÂNSITO

     O Comando da 11ª Região Militar realizou nos dias 30 e 31 de julho de 2019, a 1ª Capacitação de Gestores de Hotéis de Trânsito das OMDS do CMP/11RM, visando a padronização das ações realizadas nesses HTs, para um melhor atendimento aos usuários, em trânsito, nas diversas Guarnições deste Grande Comando.
     O evento coordenado pela Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS) da 11ªRM, foi realizado nas instalações do Hotel de Trânsito de Oficiais de Brasília, com a presença de 14 (quatorze) gestores dos citados Hts.
     O conteúdo programático da capacitação, ficou a cargo do Cel R1 PTTC Ruy Hareniko Akamine, Gestor do HTO/BSB e da 1º Ten Iana de Lourdes Seguins Souza.
 
 
 

Comando da 11ª Região Militar realiza cerimônia de entrega de platina
 
     Na manhã desta quinta-feira, 1 º de agosto, foi realizada no auditório do Comando Militar do Planalto e 11ª Região Militar a cerimônia de entrega de platina ao General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago.
     Ao fazer uso da palavra, o General de Brigada Cantanhede, salientou a importância da presença da família e amigos construídos ao longo de sua carreira e aos grandes exemplos. Promovido no dia 31 de julho, General Cantanhede exerceu até julho deste ano a Chefia de Estado-maior da 11ª Região Militar e comandará a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.
     Durante a cerimônia, o Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada João Denison Maia Correia, exaltou a importância da atuação do General Cantanhede durante seu comando e desejou sucesso em sua nova etapa.
      Após a cerimônia, foi realizada no Pátio de Formaturas Marechal Zenóbio da Costa, localizado no Batalhão de Polícia do Exército em Brasília, a primeira continência de tropa. Entoado a canção da Infantaria, foram prestadas honras militares ao General Cantanhede.

Texto: 2º Ten Marília Milhomen e 3º Sgt Christianne.

+ veja as fotos

 


 

Diretoria de Serviço Militar recebe Psicóloga da SSAS/11 para ministração de palestra de Ação Socioassistencial de Prevenção ao Suicídio

           No dia 15 de maio de 2019, a 2º Ten Mariana Tostes, Psicóloga do Comando da 11ª Região Militar, ministrou palestra para um público de aproximadamente 50 militares da DSM, sobre Prevenção ao Suicídio.
       Na oportunidade, o Cel Medeiros entregou-lhe um certificado de participação e agradeceu a parceria estabelecida durante a Instrução Semanal, realizada pela Diretoria de Serviço Militar.

 

+ veja as fotos

 


 
Comando da 11ª RM promove palestra sobre Educação Financeira
 

          Ocorreu no Teatro Pedro Calmon, no dia 23 de maio, para um público composto por militares e servidores civis, de aproximadamente 1000 pessoas, a palestra sobre Educação Financeira, promovida pelo Banco Central, em cumprimento à 6ª Semana Nacional de Educação Financeira e em parceria com a Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS), e a cargo do Comando da 11ª Região Militar, por meio da Seção do Serviço de Assistência Social – SSAS/11.
           Estiveram presentes no evento o Cel Inf Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Chefe do Estado-Maior da 11ª RM e o Cel José Henrique Fernandes, Chefe da SAS/DCIPAS.

        Na oportunidade, o Chefe do Estado-Maior agradeceu ao palestrante, exaltando a importância do planejamento financeiro como forma de estabilidade no nosso cotidiano, trazendo dessa forma uma melhor qualidade de vida para a Família Militar.

 

+ veja as fotos

 


 
 
SSAS/11 recebe Coaching Integral Sistêmico em suas instalações

        No dia 09 de maio a equipe da SSAS/11 recebeu a senhora Luciana Pimenta, Coaching Integral Sistêmica, formada pela Febracis e co-autora do livro O Líder Positivo, que apresentou várias técnicas motivacionais, que têm como objetivo fazer com que as pessoas participem de um processo de imersão transformacional, para obtenção das conquistas pessoais e/ou profissionais.
       A convite do Cel Paulo César, Chefe da SSAS/11, estiveram presentes nesse processo de imersão, o Gen Bda João Denison Maia Correia, Comandante da 11ª RM, e o Cel Inf Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Chefe do Estado-Maior da 11ª RM.
        Na ocasião, o Comandante da 11ª RM formulou um convite a Palestrante, que oportunamente, ministrará uma palestra a todo o efetivo da OM.
 
 

 
Comando da 11ª RM recebe Grupo de Saúde e Prevenção para tratar de ITS – Infecções Sexualmente Transmissíveis

         No último dia 13 de maio, a SSAS/11 coordenou um evento no auditório do CMP, com o tema “Infecções Sexualmente Transmissíveis”. A palestra foi ministrada pelo Senhor Fábio Souza, Biomédico, do Grupo Saúde e Prevenção, de São Paulo, para um efetivo de aproximadamente 200 militares, entre eles oficiais e praças.
        O senhor Fábio Souza, transmitiu com muita clareza e objetividade a palestra, despertando bastante interesse da plateia. Com isso, a SSAS/11 buscando amparar a Família Militar, vem cumprindo as diretrizes do Comando, em esclarecer e orientar o público assistido.
 
 

Comando da 11ª RM promove encontro com pais e responsáveis das pessoas com deficiência

          O Programa de Assistência à Pessoa com Deficiência do Exército Brasileiro tem como objetivo garantir direitos e tratamento digno às pessoas com necessidades especiais.
          A SSAS/11 convidou os militares/familiares assistidos pelo programa para participarem de uma palestra no auditório do CMP, no dia 08 de maio, com o intuito de auxiliar as famílias com as dificuldades enfrentadas no dia a dia, bem como no processo de aceitação da deficiência. Ao final, o Gen Bda João Denison Maia Correia, Comandante da 11a RM, participou de um bate papo com os presentes.
 
 

11° Grupo de Artilharia Antiaérea recebe Assistente Social do Comando da 11ªRM

        No dia 09 de Abril de 2019, a 2º Ten Débora Brandão, Assistente Social do Comando da 11ªRM, ministrou palestra para o curso de EST – Estágio de Serviço Temporário, composto por 37 militares do segmento feminino, com a finalidade de divulgar e disseminar os programas e serviços que a Força disponibiliza aos militares e seus dependentes, visando a qualidade de vida da Família Militar.

 + veja as fotos


SSAS/11 participa de I Simpósio da Assistência Social do Exército Brasileiro

        Realizou-se no período de 08 a 11 de abril de 2019, o I Simpósio de Assistência Social do Exército Brasileiro, no auditório do DGP, que teve por objetivo estudar as minutas do Plano e das Diretrizes de Assistência Social do Exército, apresentar proposta de doutrina para o emprego da Assistência Social em operações, além de identificar as ações socioassistenciais desenvolvidas pela Assistência Social, na Operação Acolhida em Roraima.

 + veja as fotos


Instrutores de Tiro de Guerra participam de Instrução de Atualização

            Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, aconteceu a Instrução de Atualização de Instrutores de Tiros de Guerra. Com o objetivo de nivelar conhecimentos entre os Instrutores de Tiros de Guerra recém nomeados, além de apresentar aos militares as atualizações necessárias para o desempenho das funções de Chefe de Instrução e Instrutor de Tiro de Guerra, a qualificação reuniu representantes de todos os Tiros de Guerras da 11ª Região Militar. Durante os quatro dias de instrução, foram realizadas atividades relacionadas às legislações e normas atuais (RAE), controle, inclusão e descarga de material, segurança das instalações entre outros assuntos.

 + veja as fotos


Solenidade marca encerramento do ano de instruções do

Tiro de Guerra de Anápolis (GO)

       No final do mês de novembro foi realizada a cerimônia de encerramento do ano de instrução do Tiro de Guerra 11-001 na cidade de Anápolis (GO). Na ocasião o Chefe de Instrução do TG 11-001, St Cláudio do Nascimento da Silva e seu instrutor St Reginaldo Lago de Assis, recepcionaram diversos convidados civis e militares que prestigiaram o evento. Estiveram presentes na cerimônia comitiva da 11ª Região Militar, o Chefe do Serviço Militar, Ten Cel Rafaelle de Carvalho De Nardi, Cap José Renato da Silva Teixeira e St Gilmar Antonio Jusani.

      Durante a cerimônia, os atiradores fizeram juramento e prestaram continência à Bandeira. Houve também, a entrega de Diplomas e certificados aos que se destacaram nas atividades de instrução. O Tiro de Guerra 11-001 formou em Anápolis, em 2018, atiradores para a reserva não remunerada do Exército Brasileiro.A solenidade de encerramento do ano de Instrução aconteceu no último dia 28, na sede do TG de Anápolis. Neste período, os jovens passaram por formação cívica e militar, aprendendo noções de hierarquia e disciplina.

Fonte: 1º Ten Galgane e St Jusani.

 + veja as fotos 


Formatura de encerramento do Tiro de Guerra de Uberaba (MG) conta com

participação de comitiva do Comando da 11ª Região Militar

       No dia 26 de novembro foi realizada a cerimônia de encerramento do ano de instrução do Tiro de Guerra 11-003 no município de Uberaba (MG). O Chefe do Serviço Militar da 11ª RM, Tenente Coronel Rafaelle de Carvalho De Nardi, participou do evento, que também contou com a participação do Capitão José Renato da Silva Teixeira e do Subtenente Gilmar Antonio Jusani.

      A formatura marca o desligamento dos atiradores após terem cumprido a obrigação com o Serviço Militar. Pela última vez, eles desfilaram com a uniforme camuflado, numa cerimônia marcada por forte emoção.

      Na ocasião foi realizado o juramento a bandeira pelos Atiradores e promoção a cabo da reserva não remunerada aos atiradores que concluíram com aproveitamento o Curso de Formação de Cabos.

Fonte: 1º Ten Galgane e St Jusani.

 + veja as fotos


Aniversário de Formatura - ESA Turma 1977

      Brasília (DF) – Na entrada do Zoológico de Brasília, a alguns metros do portão, o busto de um militar do Exército Brasileiro faz homenagem silenciosa a um ato de coragem. No dia 27 de agosto de 1977, enquanto passeava com a família, o Sargento Sílvio Delmar Holenbach viu uma criança cair no fosso das ariranhas e entrou no local para salvá-la. Infelizmente, o militar não resistiu às mordidas que levou e morreu três dias depois.

      No mesmo local, a bravura do sargento foi lembrada em cerimônia no dia 14 de novembro de 2018, promovida pela turma formada na Escola de Sargentos das Armas (ESA) em 1977, que foi batizada com o nome do militar. O grupo está na reserva e realizou uma série de eventos em Brasília, em referência ao aniversário de formatura. “Nós estamos muito gratos por podermos prestar essa homenagem, é algo que estava no nosso coração. Percebemos que o que motivou o sargento foi o instinto de pai e protetor dele. Hoje, numa época em que os valores estão sendo dissolvidos por toda parte, nós queremos resgatar o exemplo que ele deu”, afirmou o organizador do evento, Capitão R/1 Gilberto da Silva Guimarães.

     Um dos filhos do sargento, Paulo Henrique Hollenbach, participou da homenagem. “Eu achei muito importante. Acredito que não se deve esquecer o gesto que foi feito e, com o tempo, as coisas tendem a ser esquecidas. Eu me senti muito honrado de ter sido convidado”, afirmou. Para o Diretor-Presidente da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, Gerson de Oliveira Norberto, o evento foi uma celebração de amizade, gratidão e bravura. “A Fundação fica muito honrada de, depois dessa tragédia que aconteceu, poder hoje vibrar com tanta emoção positiva, com tanta coisa boa”, ressaltou.

     Já o Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada João Denison Maia Correia, lembrou que morava em Brasília na época do acidente e parabenizou a turma da ESA de 1977 pela iniciativa. “Foi muito marcante para a família militar. Se nós juramos defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, essa reação do sargento mostrou o quanto ele estava disposto a isso, enfrentando um risco muito grande para salvar a vida de uma criança”, disse.

Fonte: Agência Verde-Oliva.


Oratório do Soldado recebe Culto ecumênico pelo dia de Ação de Graças

      Na tarde de quinta-feira, 22 de novembro de 2018, foi celebrado no Oratório do Soldado, localizado no Setor Militar Urbano, um culto pelo dia de Ação de Graças. Os representantes dos credos religiosos, espírita, católico e evangélico proferiram suas mensagens aos militares presentes. O evento contou com participação de diversas organizações militares da guarnição de Brasília. Esse dia é celebrado como forma de agradecimento a Deus por tudo de bom recebido ao longo do ano.

 + veja as fotos


11ª Região Militar apoia Semana Nacional de Combate ao Câncer

      Na manhã deste domingo, 25 de novembro, a 11ª Região Militar apoiou a ação comunitária da Sociedade Brasileira de Combate ao Câncer. A ação que é realizada em todo o Brasil com o apoio das forças armadas faz parte da semana nacional de combate ao câncer e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os diversos cânceres. O evento foi realizado no estacionamento 12 do parque da cidade e contou com parceiros da sociedade civil além da banda da Polícia do Exército de Brasilia. O realizador do evento Dr. Bruno Sarmento, afirmou que ações como está servem para salvar vidas. "Estamos no novembro azul e devemos lembrar da importância da prevenção. Devemos trocar o medo pela esperança". As ações realizadas e as formas de prevenção podem ser encontradas no site www.institutodecancer.com.br.

 + veja as fotos


SSAS participa de videoconferência da DCIPAS

      No dia 22 NOV, último, a Seção de Serviço de Assistência Social (SSAS/11), participou da 4ª videoconferência, promovida pela DCIPAS, que contou com todas as SAS/R, e teve por objetivo discutir as ações do ano em curso, e baixar as diretrizes para o próximo ano, principalmente ao que tange aos recursos financeiros, para o desenvolvimento e execução dos programas socioassistenciais, em apoio à Família Militar.


Comando da 11ª RM realiza Cerimônia de Premiação de

Concurso Literário de Redação

       No dia 20 de novembro do corrente ano, foi realizada no Salão de Honra da 11ª RM, a Cerimônia de Premiação do 4º Concurso Literário de Redação.O evento teve por objetivo premiar os vencedores de duas categorias: alunos do Colégio Militar de Brasília e Cabos e Soldados da Guarnição, com um total de 233 participantes.Presentes à Cerimônia, o Cmt da 11º RM, Gen de Bda João Denison Maia Correa; Representante da Fundação Habitacional do Exército e da Poupex, Cel Jorge Washington Conceição Bermudez, sendo a patrocinadora do concurso; o Grupo alfa, parceiro da SSAS/11 nos programas socioassistenciais; oficiais e chefes de seções e escalões do Comando da 11ª RM; e familiares dos vencedores do concurso.O evento, conduzido pela SSAS/11, teve como mestre de cerimônia a 2º Ten Jullymara e contou com a participação especial do Cap R/1 PTTC Jacy Ferreira, mestre de música e integrante da seção.

+ veja as fotos 


Jornadas Sociais (JORSOC’s) da SSAS/11

       A Seção do Serviço de Assistência Social da 11ª Região Militar – SSAS/11 realizou mais três Jornadas Sociais, nas Guarnições de Araguari/MG (2º B Fv), Palmas/TO (22º B I Mtz) e em Goiânia (C Op Esp), finalizando assim, o clico de viagens, que tem por finalidade levar ao público-alvo daquelas OMDS, os programas socioassistenciais, que visam o aspecto preventivo e de amparo à Família Militar.
     O Comando da 11ª Região Militar agradece aos integrantes das Guarnições e coloca-se à disposição de todos os assistidos para quaisquer eventuais necessidades.

 + veja as fotos


SSAS/11 participa de Capacitação em Hotéis de Trânsito na Guarnição de Belo Horizonte

     No período de 06 a 09 novembro do corrente, realizou-se a I Capacitação em Hotéis de Trânsito, na Guarnição de Belo Horizonte, e a cargo do Comando da 4ª Região Militar.
     O evento contou com a participação do Cmt da 4ª RM, Gen Div Henrique Martins Nolasco Sobrinho, o Diretor da DCIPAS, Gen Bga Selmo Umberto Pereira, Cel Said, Chefe da Assistência Social da DCIPAS, os chefes das SSAS/R e os representantes das carteiras de hotéis de trânsito, do Programa Pé da Estrada.
     A Capacitação foi coroada de êxito, e ao final foram entregues os certificados aos participantes, que terão a responsabilidade de capacitar em 2º nível os demais gestores das respectivas guarnições.

 + veja as fotos


Oratório do Soldado do CMP amplia o atendimento à família Militar

   No dia 31 de outubro, no contexto da comemoração do “Dia da Reforma”, a capelania militar iniciou mais uma forma de prestar apoio espiritual e religioso no Oratório do Soldado. Toda quarta-feira, às 19h 30min, o segmento evangélico realizará a reunião de estudo bíblico e oração. Às terças e quintas, das 13h 30min às 16h 30min, os capelães pastores atenderão o público em geral, para aconselhamento e orientações.

 

imagem soldado cmp oratorio 

A família militar compareceu ao Culto do Dia da Reforma


 

Resultado do 4º Concurso Literário de Redação

 

      A 11ª Região Militar, por meio da SSAS/11, divulga os ganhadores do 4º Concurso Literário de Redação e informa que a Cerimônia de Premiação será realizada no dia 20 NOV 18, às 14h, no Salão Nobre da 11ª RM.

Categoria Cabos e Soldados
1º LUGAR - Matheus Rodrigues Barreiro dos Santos - BGP
2º LUGAR - Leonardo Silvério Marinho - BGP
3º LUGAR - Victor Henrique Mesquista Obando - BGP

Categoria alunos do Colégio Militar de Brasília
1º LUGAR - Camila Gomes Martins
2º LUGAR - Gabriel Correa Ramos Alves
3º LUGAR - Carla Duhau Boni

 + veja as fotos


Assistência Social da 11ª RM participa do II Seminário Nacional em Fortaleza – CE

       Na semana de 22 a 26 de outubro, a SSAS/11 participou do II Seminário de Assistência Social do Exército, promovido pela DCIPAS. Na ocasião, foram tratados temas de grande relevância para a Família Militar, no campo da Assistência Social. O evento contou com as presenças do Cmt da 10º RM, Gen de Div Cunha Mattos, do Diretor da DCIPAS, Gen de Bda Selmo, do Chefe da SSAS/1, Cel Said e todos os Chefes das SAS regionais. O encontro proporcionou ainda, o intercâmbio regional, possibilitando a troca de ideias e o congraçamento, com vistas à padronização de procedimentos alinhadas às diretrizes da DCIPAS.

 + veja as fotos


Comando da 11º Região Militar reúne aproximadamente 150 médicos

durante Comissão de Seleção Especial em Goiânia

para discutir prestação de serviço militar obrigatório

 

     O Comando da 11ª Região Militar, sob a coordenação do Escalão de Pessoal, chefiado pelo Cel Cremonez, realizou durante os dias 17 e 18 de outubro, a Comissão de Seleção Especial de Médicos nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontífice Universidade Católica (PUC) de Goiânia.

     Durante o evento, o médico recém-formado pelo Instituto Master de Ensino Presidente de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC) de Araguari (MG), Marcos Vinícius Costa Machado, disse que depois da palestra promovida pelo Exército teve a oportunidade de conhecer as vantagens para os profissionais de medicina que servem às Forças Armadas. “O Salário é compatível com o mercado, temos boas instalações médicas para trabalhar”, declarou. “Sem falar, que vou realizar um grande se[onho que é servir ao meu Brasil por meio do Exército Brasileiro”, finalizou.

     Já o concluinte em Medicina, Victor Alexander Fialho Rocha, aluno da Pontífice Universidade Católica (PUC) de Goiânia, disse que servir ao Exército como médico é um sonho desde ele que ingressou na Faculdade. “È um desejo muito forte de exercer a medicina como militar. E esse desejo foi aumentando após dia. Felizmente, recebo todo o apoio da minha família para ingressar às fileiras do Exército e realizar esse sonho que é de servir ao povo brasileiro por meio dos conhecimentos que adquiri na Faculdade”.

     As mulheres também comparecerem em grande número para servir às Forças Armadas como voluntárias. A médica Camila Batista Caixeta, disse que sempre teve o sonho de servir ao Exército e que depois de formada, este sonho ganhou força e por isso, sonha em ser aprovada na Comissão de Seleção Especial e ter a oportunidade de exercer a medicina no meio militar. “Quero servir ao meu país obedecendo as regras da disciplina e da hierarquia e levando a medicina aonde for preciso”, declarou.

     Na ocasião, os médicos e formandos em medicina foram avaliados fisicamente, passaram por inspeção de saúde e entrevista pessoal realizada por médicos do Exército, Marinha e Aeronáutica, com o intuito de estar em condições de, se necessário, prestarem o Serviço Militar Inicial Obrigatório, amparado pela Lei nº 5.292, de 8 de junho de 1967, que dispõe sobre a prestação do serviço militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária.

     O evento contou com a participação dos membros Marinha do Brasil representada pelo CMG (REF – T) MATOS, pela 1º Ten RM2 – MD – CARMO e pelo 1º SG JEAN CARLOS. A Força Aérea Brasileira se fez presente nas figuras da 2º Ten HEMILIANNA, 2º TEN MILENA e da 3º SGT PATRÍCIA ISRAEL.

     A equipe do Exército, contou com a participação do Cel CREMONEZ, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª Região Militar, TC De Nardi, Chefe do Serviço Militar Regional, da 1º Ten GALGANE, responsável pela Comunicação Social do Escalão de Pessoal, do 1º Sargento PAVANELO, da Seção de Militar Temporário, da 3º Sgt JOSANE e 3º Sgt FERNANDA da Seção de Controle de Militares Temporários e da 1º Ten CAROLINA, médica vinculada ao Comando de Operações Especiais, em Goiânia.

 

Fonte: texto e imagem: 1ª Ten Galgane.

 

 

Foto1

 Abertura do evento realizado pelo Chefe do Escalão de Pessoal, Cel Cremonez.

 

Foto3

 Abertura do evento realizado pelo Chefe do Escalão de Pessoal, Cel Cremonez.

 

Foto4

 Inspeção de Saúde realizada nos formandos e médicos.

 

Foto5

Inspeção de Saúde realizada pela 1º Ten CAROLINA, médica vinculada ao Comando de Operações Especiais, em Goiânia. 

 

Foto6

 Entrevistadores.

 

avaliadores7

 Entrevistadores.

 

Foto8

Médico Marcos Vinicius da Costa, voluntário para servir como Médico no Exército Brasileiro.

 

Foto9

 Médico Victor Alexander Fialho Rocha, voluntário para servir como Médico no Exército Brasileiro.

 

Foto10

Médica Camila Batista Caixeta, voluntária para servir como Médica no Exército Brasileiro.

 

Foto11

Presidência da CSE.

 

Foto12

Presidência da CSE.


Comando da 11º Região Militar realiza seleção especial

com médicos em Anápolis com a presença de

representantes da Marinha e da Força Aérea

 

     O Comando da 11ª Região Militar, sob a coordenação do Escalão de Pessoal, chefiado pelo Cel Cremonez, realizou no dia 16 de outubro, a Comissão de Seleção Especial de Médicos no município de Anápolis (GO), nas dependências do Centro Universitário UniEVANGÉLICA.
    Na ocasião, os médicos e formandos em medicina foram avaliados fisicamente, passaram por inspeção de saúde e entrevista pessoal realizada por médicos do Exército, Marinha e Aeronáutica, com o intuito de estar em condições de, se necessário, prestarem o Serviço Militar Inicial Obrigatório, amparado pela Lei nº 5.292, de 8 de junho de 1967, que dispõe sobre a prestação do serviço militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária.
     O evento contou com a participação dos membros Marinha do Brasil representada pelo CMG (REF – T) MATOS, pela 1º Ten RM2 – MD – CARMO e pelo 1º SG JEAN CARLOS. A Força Aérea Brasileira se fez presente nas figuras da 2º Ten HEMILIANNA, 2º TEN MILENA e da 3º SGT PATRÍCIA ISRAEL.
     A equipe do Exército, contou com a participação do Cel CREMONEZ, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª Região Militar, TC De Nardi, Chefe do Serviço Militar Regional, da 1º Ten GALGANE, responsável pela Comunicação Social do Escalão de Pessoal,  do 1º Sargento PAVANELO, da Seção de Militar Temporário, da 3º Sgt JOSANE e 3º Sgt FERNANDA da Seção de Controle de Militares Temporários e da 1º Ten CAROLINA, médica vinculada ao Comando de Operações Especiais, em Goiânia.

Fonte: texto e imagem 2º Ten GALGANE.

+ veja as fotos


 

Estágio de Identificador de Corpo de Tropa 

 

 

    O comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada João Denison Maia Correia participou no dia 1º de outubro, da cerimônia de lançamento do Estágio de Habilitação de Identificador de Corpo de Tropa, no Comando da 11ª Região Militar.

    Ao todo, foram matriculados 17 (dezessete) 2º e 3º Sargentos. O Estágio tem como objetivo habilitar o militar mediante conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, para o desempenho da função de Identificador de Corpo de Tropa (ICT) de uma Organização Militar.

    O Chefe do Estado-Maior da 11ª Região Militar, Cel Inf Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, também participou do evento.

    Ao final do estágio o concludente também poderá assumir a chefia de Posto de Identificação de Guarnição. Por determinação da Diretoria de Serviço Militar, somente militares da Guarnição foram matriculados visando à racionalização de pessoal e de recursos.

 + veja as fotos


Comando da 11º Região Militar realiza seleção especial com médicos do Triângulo Mineiro

     O Comando da 11ª Região Militar, sob a coordenação do Escalão de Pessoal, chefiado pelo Cel Cremonez, realizou nos dias 18, 19 e 20 de setembro, a Comissão de Seleção Especial de Médicos em três municípios de Minas Gerais: Uberlândia, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); em Uberaba, Universidade de Uberaba (UNIUBE) e em Araguari, Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC).

     Na ocasião, os médicos e formandos em medicina foram avaliados fisicamente, passaram por inspeção de saúde e entrevista pessoal com o intuito de estar em condições de, se necessário, prestarem o Serviço Militar Inicial Obrigatório, amparado pela Lei nº 5.292, de 8 de junho de 1967, que dispõe sobre a prestação do serviço militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária e pelos médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários.

     O evento contou com a participação dos membros da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil, representados respectivamente pela 1º Ten Ana Vandore Mata da Silva e pelo Comandante de Mar e Guerra Sebastião Matos Carvalho.

     A equipe do Escalão de Pessoal contou ainda com um representante da Subseção de Conscrição do Escalão de Pessoal, 1º Tenente Caminha e 1º Sargento Pavanelo , da Seção de Militar Temporário, 3º Sgt Josane e 3º Sgt Marília Dias da Seção de Controle Militar Temporário.

Fonte: texto e imagem 2º Ten GALGANE.  

+ veja as fotos


11ª Região Militar celebra Dia do Idoso

       Entre os dias 1º e 4 de outubro, a Seção do Serviço de Inativos e Pensionistas da 11ª Região Militar (SIP) realizou atividades para comemorar o Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. Café da manhã, disponibilização de serviços de saúde além de apresentações culturais foram algumas das ações que tornaram a visita dos usuários da SIP mais especial.

      Para o Chefe da SIP, Coronel Marcelo Jorge dos Santos, a comemoração é válida para todos.“Essas atividades mostram aos nossos Inativos e Pensionistas a importância da valorização da vida e a importância deles para o Exército Brasileiro” afirmou. A pensionista Régia Bezzera Pires, participou das atividades na quinta-feira, 04 de outubro, e aprovou a experiência. “Me senti muito bem aqui, foi muito importante para mim saber das atividades e isso só mostra como o Exército valoriza a família militar” disse.

+ veja as fotos


Colégio Militar de Brasília (CMB) realiza Concurso de Redação do Programa de Prevenção à Dependência Química (PPDQ)

promovido pela SSAS/11

      No dia 28 de setembro último, realizou-se no CMB, o 4º Concurso Literário, versando sobre uma redação, cujo tema foi “Drogas: o legal é prevenir!”. O concurso é destinado aos alunos do ensino médio, e foi precedido por uma palestra abordando a temática da prevenção às drogas, tendo como palestrante a 2º Ten OTT Jullymara, Assistente Social da SSAS/11. Aos três primeiros colocados serão ofertados prêmios, em forma de caderneta de poupança, patrocinados pela Poupex, em cerimônia de premiação a ser designada.

 

 

IMG 20181003 WA0003

 

 


11ª Região Militar realiza entrega de Certificados do

Programa de Auditoria em Segurança Alimentar (PASA)

      Na manhã desta quinta-feira, 27 de setembro, durante a formatura mensal, o Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada João Denison Maia Correia, realizou a entrega dos Certificados do Programa de Auditoria em Segurança Alimentar (PASA). No total, foram entregues cinco certificados para as Organizações Militares (OM) que receberam conceito ótimo no desempenho da Gestão da Qualidade em Segurança Alimentar.

       O PASA é um conjunto de medidas que visa a aprimorar os processos relativos à gestão da atividade de alimentação no Exército Brasileiro, a fim de garantir a saúde do seu potencial humano. Para o comandante da 11ª Região Militar, o documento é uma demonstração do empenho das OM. “Parabenizo todos que receberam esse certificado, pois ele é a tradução do esforço do comando dentro do PASA para apresentar o melhor aos militares em seus aquartelamentos no que diz respeito à alimentação e à infraestrutura do refeitório” afirmou.

Participaram da formatura e receberam os certificados as seguintes Organizações Militares:

- 3ª Brigada de Infantaria Motorizada;

- Base Administrativa do Quartel- General do Exército;

- Hospital Militar de Área de Brasília;

- 1º Regimento de Cavalaria e Guarda; e

- 6º Grupo de Mísseis e Foguetes.

 + veja as fotos


SSAS/11 realiza Concurso Literário de Redação sobre prevenção as drogas

 

      No dia 25 SET, foi realizado o 4º Concurso Literário de Redação, como coroamento do Ciclo de Palestras do Programa de Prevenção à Dependência Química – PPDQ, executado pela SSAS/11, e em cumprimento às Diretrizes da DCIPAS. O concurso, versando sobre uma prova de redação, teve como tema “Drogas: o legal é prevenir!”, e foi realizado no auditório do CMP, para um público de 151 (cento e cinquenta e um) inscritos, tendo realizado a prova 114 (cento e quatorze) entre cabos e soldados da Guarnição de Brasília.
      Com isso, o Comando da 11ª RM, por meio da SSAS, conclui mais uma etapa dos programas constantes do calendário de obrigações e mantém o seu público-alvo informado, justificando assim, o lema da SSAS/11, que é o “amparo à Família Militar”.
 + veja as fotos
                                                    Dia da Família Militar: a importância do espírito de sacrifício e de luta

      Em 18 de setembro é comemorado o Dia da Família Militar. Nesta ocasião, o Exército Brasilleiro presta as justas homenagens e reconhecimento à D. Rosa Maria Paulina da Fonseca, Patrona da Família Militar, nascida nesse dia, no ano de 1802, em Marechal Deodoro, Alagoas. Com a finalidade de comemorar a importante data para o Exército Brasileiro, o Comando Militar do Planalto e a 11ª Região Militar, realizaram no último sábado, 22 de setembro, a ação comunitária recreativa. O evento aconteceu na Praça Tom Jobim, localizada no SMU, e durante toda a manhã, as famílias participaram  de atividades como pista de corda, passeio de charrete e a cavalo, teatro de fantoche, brinquedos para crianças, além de diversas opções de food trucks e food bikes.
       O evento também contou com a ilustre presença do Comandante do Exército Brasilieiro, General  Villas Boas, que acompanhou o Coral do Colégio Militar de Brasília e recebeu as homenagens das famílias presentes.

 + veja as fotos


Exposição do Dia da Independência

      Entre os dias 7 e 9 de setembro, a 11ª Região Militar participou da Exposição Militar em comemoração a Semana da Pátria. Realizada no gramado central da Esplanada dos Ministérios, a exposição recebeu uma amostra de uniformes históricos do Batalhão da Guarda Presidencial e da Bateria Caiena, do Choque do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, além da presença do Recrutinha que alegrou o dia das crianças.
        Para o Analista de Negócios, Murilo Rosa, a exposição é reviver a história do país. “Trouxe minha filha para que ela possa conhecer um pouco daqueles que fazem a defesa do nosso país e isso é muito importante” afirmou.
       A área destinada à exposição do Exército contou, ainda, com a apresentação do teatro de fantoches do Hospital Militar de Área de Brasília, aferição de pressão arterial, orientação de saúde, além da exposição dos blindados. Os organizadores estimam que durante o evento passaram mais de 30 mil pessoas pelo local.

 + veja as fotos


PRF recebe fuzis doados pelo Comando Militar do Planalto

 

      Na tarde de terça-feira, 11 de setembro, o Comando Militar do Planalto e a 11ª Região Militar realizaram a entrega simbólica de fuzis que serão utilizados em operações da Polícia Rodoviária Federal. Durante o evento, o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Sérgio da CostaNegraes, ressaltou que este tipo de ação é importante para o país. “A palavra que pode expressar esse momento é de integração. Integração que deve acontecer entre todos aqueles que, de acordo com suas missões institucionais, defendem o país. A segurança do país depende de nós.” afirmou.

      Para o Coordenador Substituto de Operações Especializadas e de Fronteira da PRF, a ação do Exército Brasileiro é um grande passo para a sociedade. “Estas armas serão utilizadas no combate ao crime em diversos lugares do país, para garantir a segurança e tranquilidade da população brasileira” disse.

 + veja as fotos


 

 

 

 

Operação Dínamos VI

 

 

 

       O Exército Brasileiro desencadeou, entre os dias 11 e 13 de setembro, a Operação Dínamos VI. Na área de responsabilidade do Comando Militar do Planalto (CMP), a 11ª Região Militar (11ª RM) concentra suas ações nos Estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, além do Triângulo Mineiro. Durante os dias da operação, foram cobertos pelo Exército Brasileiro mais de 10 mil quilômetros efiscalizados 58 alvos, o que resultou em 4 autuações. A Operação DÍNAMOS VI caracterizou-se pela intensificação na fiscalização de explosivos nas fases de fabricação, importação, exportação, comercialização, armazenagem e transporte desses materiais. A dimensão dessa operação contou com a participação de 300 Organizações Militares, sendo considerada a maior operação centralizada de fiscalização de explosivos realizada no país.

       O Chefe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 11ª RM, Ten Cel Eleuson, avaliou que a operação é de extrema importância. “A finalidade das operações visa reduzir ou evitar que explosivos utilizados por empresas registradas ou de origem ilícita, sejam desviados e utilizados contra pessoas e estruturas físicas. E essa ação também é importante para que esses explosivos não caiam nas mãos de pessoas erradas e que atentem conta a segurança do país” disse.

       A atuação do Exército se baseia no previsto em Lei e no Estatuto do Desarmamento, em coordenação e integração com os Órgãos de Segurança Pública e Agências Governamentais com o objetivo precípuo de garantir a integridade da população. Ao longo dos anos, o Exército vem incrementando a fiscalização de produtos controlados com a inovação de portaria mais rigorosa para o emprego de explosivos desde MAIO/12, pela proposta de alteração da lei de multas e pela realização de operações conduzidas anualmente reduzindo e evitando a utilização de PCE, por pessoas não habilitadas, nacionais e/ou estrangeiros, com intenção de causar danos à ordem pública, garantindo a integridade da população e a preservação da vida.

 

+ veja as fotos

 

 

 

 

Comando da 11ª Região Militar participa de Feira de Profissionais para alunos do ensino médio

 

 

      O Comando da 11ª Região Militar participou esta semana em Brasília, no Ginásio do Colégio La Salle Núcleo Bandeirante, da Feira de Profissões dos alunos do Ensino Médio. O evento destinou-se a alunos do ensino médio e contou com a participação de diversas Instituições de Ensino Superior, públicas e particulares, além do Comando da 11ª Região Militar, que puderam apresentar sua estrutura e formas de ingressos aos quadros acadêmicos ou profissionais. O intuito do evento foi mostrar aos estudantes, as diversas possibilidades que existem no mercado das profissões após acabarem a fase escolar. Os estudantes puderam participar de oficinas de Odontologia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Moda, Direito, Administração, Técnico em Alimentos, Engenharia da Computação e Elétrica, Comunicação Social e Medicina Veterinária. Além disso, os alunos puderam participar de oficinas de intercâmbios e das Forças Armadas, representada pelo Exército Brasileiro.

       O Exército Brasileiro, por intermédio do Comando da 11ª Região Militar, mostrou as formas de ingresso nas diversas escolas de formação, não somente para o Ensino Médio, mas também para a formação nas instituições de ensino de nível superior. A palestra foi ministrada pelo Major Grtiz com a participação do 1º Ten Rocha, 3º Sgt Marília Dias, Sgt Walliston, Sd Leonardo e Sd Neto.

Texto: 1º Ten Galgane

36º B I Mec (Uberlândia) recebe a equipe da SSAS/11 em Jornada Social

 

 

      A Seção do Serviço de Assistência Social da 11ª Região Militar, realizou entre os dias 10 a 13 SET mais uma Jornada Social, na guarnição de Uberlândia (Triângulo Mineiro), levando aos militares, servidores civis e seus dependentes os diversos programas socioassistenciais, com finalidade de assistir o público-alvo daquela organização militar, proporcionando, assim, um melhor qualidade de vida e amparando a Família militar.

      O Comando da 11ª Região Militar agradece a calorosa receptividade à equipe da SSAS/11, por parte dos integrantes da 36º B I Mec, e coloca-se à disposição de todas os assistidos para quaisquer necessidade eventuais.

 

 + veja as fotos

 

 

Colégio Militar de Brasília (CMB) recebe a equipe da SSAS/11 em palestra sobre

Prevenção à Dependência Química (PPDQ)

 

 

 

      No dia 18 de setembro, pela manhã, a equipe da SSAS/11, composta Cel R/1 PTTC Paulo César (Ch SSAS) e pelas Assistentes Sociais, 2º Ten Jullymara e 2º Ten Débora Brandão, foram recebidas pelo CMT do Colégio Militar, Cel Moraes e seu Chefe de Divisão de Ensino, Cel Freitas Costa, com a finalidade de levar ao efetivo de 1.000 alunos do ensino médio, uma palestra sobre Prevenção à Dependência Química, ministrada pela 2º Ten Jullymara. O evento antecede ao 4º Concurso Literário, sobre redação, previsto para o dia 25 de Setembro, abordando o tema “Drogas: o legal é prevenir”, constante das Diretrizes da DCIPAS e a cargo do Comando da 11ª Região Militar.

     Os três primeiros colocados das categorias alunos do Colégio Militar e CB/SD da Guarnição de Brasília, receberão os prêmios ofertados pela Poupex, em cerimônia a ser realizada no Comando da Região.

 

 + veja as fotos

 

 

Comando da 11ª Região Militar abre inscrições para oficiais e sargentos temporários da área de informática

 

 

      O Comando da 11ª Região Militar recebe a partir de 24 de setembro, as inscrições para a seleção de voluntários à prestação do Serviço Militar Temporário para Oficiais e Sargentos. As oportunidades são para profissionais de nível superior na área de Informática. O processo seletivo é composto por Avaliação Curricular, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física.

Para Oficiais Técnicos, é exigido diploma de Bacharel em Informática ou Tecnólogo em Análises e Desenvolvimento de Sistemas; certificação de Informática em gerenciamento de Serviço de Tecnologia da Informação ITIL ou COBIT; experiência mínima de 12 (doze) meses, entre outras exigências.

Para Sargento, o candidato deve possuir Curso de Desenvolvimento e Análise de Sistema ou qualquer curso Técnico em Informática, conforme previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. Também se faz necessário, certificação de Informática em gerenciamento de Serviço de Tecnologia da Informação ITIL ou COBIT e experiência mínima de 12 (doze) meses.

A inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br até 5 de outubro de 2018.

 

Incorporação:

Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial, caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Técnico (EST), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.

 

Texto: 1º Ten GALGANE

Arte: Asp MARÍLIA MILHOMEN

 

 

Exército abre inscrições para Técnicos em Enfermagem e Técnicos em Registros e Informações em Saúde

 

 

      O Exército Brasileiro por meio do Comando da 11ª Região Militar, abre no dia 24 de setembro, processo seletivo para contratação de Técnicos de Enfermagem e Técnicos em Registros e Informações em Saúde.As inscrições se estenderão até 5 de outubro e poderão ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br. Para a área de Enfermagem, além do Diploma de Curso Técnico e Nível Médio, o candidato deverá possuir certificado de curso de atendimento ao público/usuário voltado para a área de saúde. Podem se candidatar brasileiros natos ou naturalizados de ambos os sexos que tenham concluído o ensino médio e cursos técnico conforme exigências do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. A seleção conta com Avaliação Curricular, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física.

Caso demonstrem interesse em permanecerem na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, cuja prorrogação dependerá de análise de oportunidade e conveniência da Administração Militar.

As prorrogações do tempo de serviço dos Sargentos Temporários serão concedidas por períodos de um ano. O tempo máximo de permanência na ativa será de oito anos.

 

Texto: 1º Ten GALGANE

Arte: Asp MARÍLIA MILHOMEN

 

 

 

 

Assistência social da 11ª rm realiza jornadas sociais em Ipameri e Jataí

 

 

 

      Foram realizadas nos períodos de 21 a 23 Ago e 03 a 05 Set, as Jornadas Sociais da SSAS/11 na 23ª Cia Eng Cmb e 41º B I Mtz, respectivamente, com a finalidade de levar ao público-alvo daquelas OMDS, os programas socioassistenciais, visando o aspecto preventivo e de amparo a Família Militar. Nas jornadas de trabalho de 03 (três) dias, são ministradas palestras nas áreas de Prevenção à Dependência Química, Valorização da Vida (Prevenção ao Suicídio), Educação Financeira e Preparação para a Reserva e Aposentadoria. O efetivo das OMDS assistido, composto por oficiais, subtenentes e sargentos, cabos e soldados e servidores civis, foi de aproximadamente 800 pessoas. O comando da 11ª RM agradece o apoio prestado à equipe de profissionais da SSAS/11 e encontra-se à disposição para quaisquer eventuais necessidades.

 

+ veja as fotos 

 

Visita Orientação Técnica no Tiro de Guerra 11-015 localizado

na cidade de Conceição das Alagoas - MG

 

 

 

      No dia 16 AGO 18 o Gen Denison Cmt da 11ª Região Militar, acompanhado do Cel Cremonez Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª Região Militar e do Ten Cel Denardi Chefe da Seção do Serviço Militar Regional realizaram Visita Orientação Técnica no Tiro de Guerra 11-015 na cidade de Conceição das Alagoas - MG. Além das autoridades militares estiveram presentes na sede do Tiro de Guerra 11-015 o Sr Celson Pires de Oliveira - Prefeito Municipal de Conceição das Alagoas e Diretor do Tiro de Guerra 11-015, o Sr Marco Túlio de Souza Lima Naves Chefe do Gabinete do Executivo da Prefeitura Municipal de Conceição das Alagoas, vereadores e secretários municipais.

 

+ veja as fotos

 

 

 

Visita Orientação Técnica no Tiro de Guerra 11-009

localizado na cidade de Frutal -MG       

 

 

      No dia 16 AGO 18 o Gen Denison Cmt da 11ª Região Militar, acompanhado do Cel Cremonez Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª Região Militar e do Ten Cel Denardi Chefe da Seção do Serviço Militar Regional realizaram Visita Orientação Técnica no Tiro de Guerra 11-009 localizado na cidade de Frutal - MG. Além das autoridades militares estiveram presentes na sede do Tiro de Guerra Exma Sra MARIA CECÍLIA MARQUE BORGES, Prefeita Municipal de Frutal e Diretora do tiro de Guerra 11-009-, o Exmo Sr Juiz GUSTAVO MOREIRA, Juiz da segunda Instância da Vara Criminal e da Infância e da Juventude - Diretor do Fórum de Frutal - MG, Sr ALLYNSON TAKEHIRO FUJITA Diretor da UEMG – Campus Frutal, Sra ROSANGELA TRIVILLIN Chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Sr ROGÉRIO BOSNICH Agente da PRF de Frutal, Sr 1º TEN PM RONALDO BERNADO 4ª CIA PM Ind, vereadores e secretários municipais.

 

 

+ veja as fotos

 

 

 

Comando da 11ª Região Militar promove Seleção Especial de Médicos em Tocantins

nos municípios de Gurupi, Porto Nacional e Palmas

 

 


      Comando da 11ª Região Militar, sob a coordenação do Escalão de Pessoal, chefiado pelo Cel Cremonez, realizou nos dias 22, 23 e 24 de agosto, a Comissão de Seleção Especial de Médicos em três municípios do Tocantins: Gurupi, no Centro Universitário UNIRG; em Porto Nacional, no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e em Palmas, na Universidade Federal do Tocantins – UFT.

      Na ocasião, os médicos e formandos de medicina foram avaliados fisicamente, passaram por inspeção de saúde e entrevista pessoal com o intuito de estar em condições de, se necessário, prestarem o Serviço Militar Inicial Obrigatório, amparado pela Lei nº 5.292, de 8 de junho de 1967, que dispõe sobre a prestação do serviço militar pelos estudantes de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária e pelos médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários.

      O evento contou com a participação dos membros da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil, representados respectivamente pelo Coronel Aviador Dos Santos e pelo Sub Oficial Fuzileiro Naval Mauro.

      A equipe do Escalão de Pessoal contou ainda com um representante da Subseção de Conscrição do Escalão de Pessoal, 1º Sargento Pavanelo, da Seção de Militar Temporário, 1º Tenente Rocha e da Seção do Tiro de Guerra, 2º Sargento Max.

Texto: 2º Ten Galgane

 

+ veja as fotos

 

 

 

 

Em formatura mensal, 11ª Região Militar celebra o Dia do Uniforme e Dia do Soldado

 

 

 

      O mês de agosto é marcado pelo nascimento do Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, e, neste mês, são comemorados o Dia do Uniforme (14 de agosto) e o Dia do Soldado (25 de agosto). Para marcar as datas, a 11ª Região Militar (11ªRM) realizou na quinta-feira, 23 de agosto, a formatura mensal que também teve como objetivo apresentar os militares recém chegados a 11ª Região Militar.

      Comemorado em 14 de agosto, o Dia do Uniforme foi instituído por intermédio da Portaria nº 1.424, de 8 de outubro de 2015. O uniforme militar é um dos principais símbolos que representam a carreira das armas, além de contribuir para a preservação das tradições, proporciona o aumento da autoestima da tropa, o fortalecimento da hierarquia e da disciplina e potencializa a manifestação de força, transmitindo um ideal de igualdade no qual todos são nivelados, independentemente de origem ou condição. Em suas palavras, o Chefe do Estado-Maior da 11ª Militar, Coronel Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, ressaltou a importância do uniforme militar. “Este uniforme verde oliva, o qual temos orgulho de ostentar, representa as nossas raízes, nossa história e a cada um que, um dia, teve a honra de ostentar esta farda, que não é uma simples vestimenta, mas sim, uma segunda pele que vai estar para sempre em nossa vida” disse.

      Prestando as homenagens ao Dia do Soldado, o Chefe do Estado-Maior da 11ª Região Militar enfatizou que o Exército Brasileiro lamenta a morte do Cabo Fabiano de Oliveira Santos e dos Soldados João Viktor da Silva e Marcos Vinicuis que faleceram no irrestrito cumprimento do dever, integrando as forças de segurança de intervenção federal no Rio de Janeiro. “Todos nós que ostentamos esta farda, estamos em luto. Foram três perdas irreparáveis para família, amigos, Exército Brasileiro e para o Brasil e que não podem passar em branco. Elas merecem não somente o reconhecimento dos militares, mas de todos os brasileiros. Por isso, todos nós, hoje, reverenciamos a esses verdadeiros heróis” afirmou.

      Falando aos militares que foram apresentados a 11ª Região Militar, o Chefe do Estado- Maior lembrou o compromisso dos militares “de honrar as tradições do Exercito Brasileiro e de nossa farda”. Num total de cinco Aspirantes a Oficial Técnico Temporários e oito Terceiro Sargentos Técnicos Temporários, os militares receberam das mãos do Chefe do Estado-Maior o distintivo de bolso que representa a inserção dos militares à Região.

 

+ veja as fotos 

 

 

 

Comando da 11ª Região Militar promove capacitação para militares que atuarão como avaliadores

nos processos seletivos para contratação de OTT, STT e CET

 

 

      O Chefe do Estado-Maior da 11ª Militar, Coronel Cantanhede e o Chefe do Escalão de Pessoal, Coronel Cremonez abriram oficialmente na última terça-feira, 14, a cerimônia de capacitação dos avaliadores e membros da Comissão de Recursos que analisarão os currículos dos candidatos inscritos nos processos seletivos para contratação de Médico, Farmacêutico, Dentista e Veterinário (MFDV), Oficial Técnico Temporário (OTT), Sargento Técnico Temporário (STT) e Cabo Especialista Temporário (CET) para o ano de 2019.
      O evento foi realizado no período compreendido entre 14 e 16 de agosto no Auditório do Comando Militar do Planalto e contou com capacitação da Seção de Editais e Contenciosos do Escalão de Pessoal, da Comissão de Seleção Especial, da Assessoria Jurídica e da Seção de Tecnologia da 11ª Região Militar.
     O evento contou com a participação de militares do Cmd 11ª RM, 16º B Log, B Adm Ap CMP, CCOMGEx, CMB, COTer, CRO/11, CDS, DEC, DFPC, DGP, D Mat, DPIMA, EGGCF, PMB e SEF.

Saiba mais sobre o processo seletivo para contratação de Oficial Técnico Temporário e MFDV:


      O Comando da 11ª Região Militar lançou edital para contratação de Oficiais Técnicos Temporários do Exército Brasileiro (R2). A seleção foi voltada para candidatos de ambos os sexos e com nível superior nas áreas de saúde, humanas, exatas e informática.
Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial, caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Técnico (EST), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos e vão servir no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
      O processo seletivo é composto por três fases: avaliação curricular, teste prático, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Já o processo seletivo para contratação de MFDV é composto por avaliação curricular e  inspeção de saúde. Além dos rendimentos mensais, os militares contam com diversos benefícios, tais como assistência médico-hospitalar, odontológica, plano de carreira, instalações sociorrecreativas, ajuda para aquisição de uniformes, alimentação no local de trabalho, entre outros.
      Estão abertas vagas para Medicina, Farmácia, Veterinária, Odontologia, Informática, Administração, Arquitetura, Arquivologia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia, Magistério, Capelão, entre outros.


Saiba mais sobre o processo seletivo para contratação de Sargento Técnico Temporário:


      O Comando da 11ª Região Militar realizou seleção de profissionais de nível médio e curso técnico voluntários à prestação do serviço militar temporário.  Podem se candidatar brasileiros natos ou naturalizados de ambos os sexos que tenham concluído o ensino médio e cursos técnico numa das áreas previstas no Aviso de Convocação.
       A seleção conta com Avaliação Curricular, Teste Prático, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física. As vagas abertas são para as áreas de Administração, Informática, Enfermagem, Contabilidade, Farmácia, Saúde Bucal, Mecânica, entre outras.
Caso demonstrem interesse em permanecerem na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, cuja prorrogação dependerá de análise de oportunidade e conveniência da Administração Militar.
      As prorrogações do tempo de serviço dos Sargentos Temporários serão concedidas por períodos de um ano. O tempo máximo de permanência na ativa será de oito anos.

Saiba mais sobre o processo seletivo para contratação de Cabo Especialista Temporário:


      O Exército Brasileiro, através do Comando da 11ª Região Militar, abriu inscrições para seleção de voluntários que desejavam prestar o serviço militar. Serão selecionados candidatos para servir como Cabo Especialista Temporário nas funções de auxiliar de informática, desenhista, cozinheiro, eletricista, marceneiro, pintor e motorista, entre outros. Ao todo, são ofertadas vagas para servir nas cidades de Brasília – DF e Formosa (GO), e os candidatos precisam ser do sexo masculino, ter no mínimo 19 anos e no máximo 35 anos. O serviço será de um ano, podendo ser prorrogado por até oito anos.

      O processo seletivo é composto por quatro fases: avaliação curricular, teste prático, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Além dos rendimentos mensais, os militares contam com diversos benefícios, tais como assistência médico-hospitalar, odontológica, plano de carreira, instalações sociorrecreativas, ajuda para aquisição de uniformes, alimentação no local de trabalho, entre outros.

 

+ veja as fotos

 

Texto: 1º Ten Jamili, 2º Ten Galgane e 3º Sgt T. Costa

 

 

 

 

11ª Região Militar realiza Comissão de Seleção Volante

no Tiro de Guerra 11-012 (Iporá - GO)

 

 

      Nos dias 6 e 7 de agosto, a Comissão Volante de Tiro de Guerra (CSV/TG) da 11ª Região Militar (11ª RM) realizou, no TG 11-012 (Iporá - GO), a seleção dos cidadãos que farão parte da turma de atiradores para o ano de 2019.

      A atividade que foi coordenada pelo Escalão de Pessoal da 11ª RM, realizou a seleção de 183 conscritos para o preenchimento das vagas destinadas ao TG 11-012.

 

+ veja as fotos 

 

 

Chefe do Estado-Maior da 11ª Região Militar abre evento sobre capacitação para avaliadores que atuarão

no processo seletivo para contratação de militares temporários

 

 

      Tendo em vista a realização de processos seletivos para contratação de militares temporários, o Comando da 11ª Região Militar realiza na próxima terça, quarta e quinta (14, 15 e 16 de agosto), uma capacitação para os militares que atuarão como avaliadores dos processos seletivos para contratação de Médico, Farmacêutico, Dentista e Veterinário (MFDV), Oficial Técnico Temporário (OTT), Sargento Técnico Temporário (STT) e Cabo Especialista Temporário (CET) para o ano de 2018.

      O evento contará com a participação do Chefe do Estado-Maior da 11ª Região Militar, Coronel Cantanhede e do Chefe do Escalão de Pessoal, Coronel Cremonez.

      Os militares escalados deverão comparecer à Capacitação Preparatória no Auditório do Comando Militar do Planalto, nos dias 14, 15 e 16 AGO 18, das 09:00hs as 11h30min e das 13:00hs as 16h30min. Ressalto que esse(s) militar(es) deve(m) tomar conhecimento dos Avisos de Convocação supracitados, para dirimir possíveis dúvidas nessa reunião.

 

 

11ª Região Militar realiza Estágio de Presidentes e Médicos das Comissões de Seleção 2018

 

      Nos dias 26 e 27 de junho, o Comando da 11ª Região Militar realizou o Estágio de Presidentes e Médicos das Comissões e Seleção 2018.A abertura da atividade que ocorreu na sala multiuso do Comando Militar do Planalto foi realizada pelo General de Brigada João Denison Maia Correia, Comandante da 11ª Região Militar.

      O Estágio foi coordenado pelo Escalão de Pessoal da 11ª RM e teve como objetivos principais orientar a preparação do material e do pessoal para as CS/2018 e uniformizar os procedimentos relativos aos trabalhos da Seleção Geral dos conscritos, no âmbito da 11ª Região Militar, do 7º Distrito Naval e SEREP/BR.

       Participaram da atividade integrantes de Organizações Militares das Guarnições de Brasília, Goiânia, Minas Gerais, Tocantins e de outras Forças (Marinha e Aeronáutica).

 

+ veja as fotos 

 

Jornada Social da SSAS/11 - JORSOC

(3ª Bgd Inf Mtz)

 

 

      Realizou-se no período de 24 a 26 de julho do ano corrente,  a Jornada Social da SSAS/11, no Comando da 3ª Bgd Inf Mtz, sediada em Cristalina/GO. A comitiva, composta do Chefe da SSAS, Psicóloga e Assistente Social, responsável pela divulgação dos Programas Socioassistenciais ministrou palestra nas áreas de Preparação para Reserva e Aposentadoria (PPREB), Prevenção ao Suicídio (PVV), Dependência Química (PPDQ) e Educação Financeira (Dívida Zero). O trabalho da JORSOC contemplou um efetivo de 52 Oficiais, 120 sub-tenentes e sargentos e 250 cabos e soldados.

      O Comando da 11ª RM, representado pela SSAS/11, agradece a recepção e apoio prestados pelo Comando daquela Grande Unidade e coloca-se à disposição para eventuais necessidades e acompanhamento das ações realizadas.


 + veja as fotos

 

Comemoração do 58º Aniversário do HMAB

 

      O Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) foi criado no dia 29 de junho de 1960 com a missão de prestar assistência médico-hospitalar às famílias da 11ª Região Militar. Após 5 anos de sua criação passou a se chamar Hospital de Guarnição de Brasília, nome que carregou por mais de 20 anos, quando em 1987 foi reestruturado e começou a ser chamado Hospital Geral de Brasília (HGeB). Em 1º de janeiro de 2010, recebeu finalmente o nome que carrega até os dias atuais. No dia 29 de junho (sexta-feira), o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) completou 58 anos de sua criação e em comemoração foi realizada uma solenidade no pátio de formaturas do hospital.

      A tropa foi composta pelos militares de saúde e da área administrativa do HMAB e contou também com a ala de clarins e a Funfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas. Na oportunidade, foram entregues pelo anfitrião, o Coronel Roosevelt Louback de Carvalho, Diretor do Hospital e pelo General de Divisão Alexandre Falcão Corrêa, Diretor de Saúde, os “Diplomas de Amigo do HMAB”, a parceiros civis e militares, que colaboram diuturnamente para o desenvolvimento do hospital.

    Prestigiaram a formatura também as seguintes autoridades: General de Exército Araken de Albuquerque, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, Vice-Chefe do DGP, General de Divisão Sérgio da Costa Negraes, Comandante Militar do Planalto, General de Divisão André Luiz Silveira, Diretor de Material de Engenharia, General de Divisão Achilles Furlan Neto, 3º Subchefe do Estado-Maior do Exército, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda, Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, Coronel Nestor da Silva, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), entre outras autoridades civis e militares.

      Em seguida os convidados participaram do coquetel de Lançamento da 1ª Revista Técnica do HMAB, que contou também com os parceiros que contribuíram para o planejamento e elaboração do editorial. Nesta revista o HMAB mostra uma parte da excelência do serviço prestado pelo Time HMAB.

Fonte: Comunicação Social do HMAB

+ veja as fotos

 

Curso de Resgate e Emergência para a equipe da Odontologia

 

      A Clínica de Odontologia do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) realizou o Curso de Resgate e Emergência para 60 dentistas do hospital de 29 de junho a 01 de julho (sexta-feira a domingo). O curso foi ministrado pelo Doutor Paulo Guimarães com o objetivo de treinar esses profissionais de saúde para reconhecer prontamente várias emergências que apresentem risco de vida, a fornecer compressões torácicas de alta qualidade, a oferecer ventilações apropriadas e a fazer uso antecipado de um Desfibrilador Externo Automático.

     Estiveram presentes na abertura do curso o General de Brigada João Denison Maia Correia, Comandante da 11ª Região Militar, o Coronel Alexandre OliveiraCantanhede Lago, Chefe do Estado-Maior da 11ª Região Militar e o Coronel Roosevelt Louback de Carvalho, Diretor do HMAB.

 

+ veja as fotos

 

PPREB – Encerramento

 

      No dia 28 de junho de 2018, encerrou-se o ciclo de palestras da 5ª turma do programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro – PPREB, após 06 (seis) encontros quinzenais, nos quais foram abordados temas diversificados de interesse do público-alvo (militares e servidores civis) com mais de 25 anos de serviço, preste a ingressar na inatividade.

      O último encontro ressaltou a temática “Corpo, Mente e Espírito”. Na ocasião estiveram presentes as seguintes autoridades: Gen Ex R1 Santa Rosa; Gen Div Luiz Carlos Pereira Gomes – Vice-Chefe do DGP; Gen Bda Selmo Umberto Pereira – Diretor da DCIPAS; Gen Bda João Denison Maia Correia – Cmt da 11ª Região Militar; e o Senhor Ruy Telles dos Santos – Presidente da Federação da Família Militar no DF.

      Ao final da palestra, os participantes receberam o certificado de conclusão do curso, e o 3º Sgt Magno, da Base Adm do QGEx, filho do falecido Cap Joel de Jesus (ex-aluno da 5ª Turma) compareceu a convite do Chefe da SSAS/11, recebendo as homenagens póstumas e o certificado no lugar do seu pai, entregue pelo Gen Selmo. Finalmente, gostaríamos de agradecer a todos, que de alguma forma colaboraram na concretização do curso, permitindo que o mesmo fosse coroado de êxito.

 

+ veja as fotos

 

 

Exército oferece vagas para militares temporários de nível superior

para atuar no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais 

 

      O Comando da 11ª Região Militar lançou edital para contratação de Oficiais Técnicos Temporários do Exército Brasileiro (R2). A seleção é voltada para candidatos de ambos os sexos e com nível superior nas áreas de saúde, humanas, exatas e informática.
      As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet através do endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br no período de 11 JUL a 1º AGO 18.  A taxa de inscrição custa R$ 80,00 (oitenta reais), mas é possível solicitar isenção.
Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial , caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Técnico (EST), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos e vão servir no Distrito Federal, Goiás  e Minas Gerais.
      O processo seletivo é composto por três fases: avaliação curricular, teste prático, inspeção de saúde e teste de aptidão física.
Além dos rendimentos mensais, os militares contam com diversos benefícios, tais como assistência médico-hospitalar, odontológica, plano de carreira, instalações sociorrecreativas, ajuda para aquisição de uniformes, alimentação no local de trabalho, entre outros.
      Estão abertas vagas para medicina, farmácia, veterinária, odontologia, informática, administração, arquitetura,arquivologia, comunicação social, contabilidade, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia, magistério, entre outros.


Texto: Comando da 11ª Região Militar.
Imagem: Fonte: 10º GAC Sl.

 

Exército abre vagas para Sargentos temporários

 

      O Comando da 11ª Região Militar realiza seleção de profissionais de nível médio e curso técnico voluntários à prestação do serviço militar temporário. As inscrições podem ser feitas até 1º de agosto exclusivamente pelo endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br.
Podem se candidatar brasileiros natos ou naturalizados de ambos os sexos que tenham concluído o ensino médio e cursos técnico numa das áreas previstas no Aviso de Convocação.
       A seleção conta com Avaliação Curricular, Teste Prático, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física. As vagas abertas são para as áreas de Administração, Informática, Enfermagem, Contabilidade, Farmácia, Saúde Bucal, Mecânica, entre outras.
Caso demonstrem interesse em permanecerem na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, cuja prorrogação dependerá de análise de oportunidade e conveniência da Administração Militar.
      As prorrogações do tempo de serviço dos Sargentos Temporários serão concedidas por períodos de um ano. O tempo máximo de permanência na ativa será de oito anos.

 

 

 

Exército Brasileiro abre vagas para Cabo Especialista Temporário

 

      O Exército Brasileiro, através do Comando da 11ª Região Militar, abre inscrições para seleção de voluntários que desejarem prestar o serviço militar. Serão selecionados candidatos para servir como Cabo Especialista Temporário nas funções de auxiliar de informática, desenhista, cozinheiro, eletricista, marceneiro, pintor e motorista, entre outros.

      Ao todo, são ofertadas vagas para servir nas cidades de Brasília – DF e Formosa (GO), e os candidatos precisam ser do sexo masculino, ter no mínimo 19 anos e no máximo 35 anos. O serviço será de um ano, podendo ser prorrogado por até oito anos. As inscrições podem ser feitas até 1º de agosto exclusivamente pelo endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br.

      O processo seletivo é composto por quatro fases: avaliação curricular, teste prático, inspeção de saúde e teste de aptidão física.

     Além dos rendimentos mensais, os militares contam com diversos benefícios, tais como assistência médico-hospitalar, odontológica, plano de carreira, instalações sociorrecreativas, ajuda para aquisição de uniformes, alimentação no local de trabalho, entre outros.

 

 

11ª RM participa da Operação Alta Pressão VI

 

 

No período de 19 a 21 de junho, a 11ª Região Militar (11ª RM), por intermédio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), participou da Operação Alta Pressão VI, coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). A Operação teve como objetivo intensificar a fiscalização do comércio de armas de fogo e munições em todo o País, a fim de reduzir desvios de armas e munições que poderiam parar no comércio ilegal.

As ações impactam diretamente a segurança pública nacional e foram desencadeadas simultaneamente em ambiente interagências por todo o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), composto por integrantes do Exército, dos Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) das doze Regiões Militares, por agentes dos Órgãos de Ordem e Segurança Pública (OSOP), tais como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e as policiais militares estaduais, além das agências de fiscalização fazendária, dos níveis federal e estadual.

Na Área de jurisdição do Comando Militar do Planalto (CMP), a 11ª Região Militar concentrou suas ações nos Estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, além do Triângulo Mineiro.

As ações de fiscalização consistiram em vistoriar lojas que comercializam armas de fogo, munições e, ainda, airsofts, conferindo a documentação necessária para sua comercialização e a quantidade existente no estoque, visando averiguar possíveis irregularidades.

Foram verificados 126 pontos de interesse, sendo percorrido um total de 10.274km, com participação de 51 militares e 11 integrantes de Órgãos e Agências Governamentais.

Como resultado da Operação, foram realizadas 9 autuações e apreendidas 47 armas de pressão do tipo airsoft, por não possuírem marcação por ponteira laranja.

+ veja as fotos

 

 

 

Palestra PPREB – Empreendedorismo

 

 

     Dando continuidade ao calendário do ciclo de palestras do Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro – PPREB, realizou-se no dia 14 de junho de 2018, no auditório do DGP no QGEx, o 5º encontro com o tema Empreendedorismo, ministrado pelo Sr. Roberto Rocha, representante do Sebrae.

    O Cmdo da 11ª Região Militar, por meio da SSAS/11, visando proporcionar ao público-alvo (Militares, Servidores Civis e seus dependentes) oportunidade de negócios após a reserva e a aposentadoria, vem desenvolvendo ações no sentido de amparar as citadas categorias na inatividade.

     Nesse intuito, os interessados na realização do Empretec (curso de empreendedorismo) deverão preencher a ficha anexa e encaminhá-la para os e-mails:

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

+ veja as fotos

 

 

 

PARCERIA 11ª REGIÃO MILITAR E SEBRAE

 

 

 

      O Comando da 11 Região Militar em parceira com o Sebrae/DF, convida os militares da ativa e da reserva para participarem de uma palestra sobre empreendedorismo, que será realizada nesta quinta-feira, dia 14 de junho das 13:30 ás 16:30, no auditório do DGP – bloco E, 1º piso, QGEx.Também informamos que estão sendo disponibilizadas vagas para os cursos do Empretec (60h/a) e Plano de Negócios (15h/a), para cada um delesserão 60 vagas.

Por ocasião da palestra serão disponibilizadas as fichas de inscrição que deverão ser preenchidas e enviadas para os e-mails:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

 

 

SEJA UM EMPREENDEDOR! NÃO PERCA ESTA GRANDE OPORTUNIDADE! COMPAREÇA!

 

 

 

Adoção de práticas sustentáveis e de preservação da natureza em foco na Semana do Meio Ambiente

 

      Mudar hábitos do dia a dia da família militar em nome da preservação ambiental. Esse é o foco da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Comando Militar do Planalto (CMP) e pela 11ª Região Militar (11ª RM), em Brasília. A abertura ocorreu no dia 3 de junho, na Praça Tom Jobim (Setor Militar Urbano), com uma ação comunitária. Ao longo da semana, serão desenvolvidas outras atividades voltadas para a sustentabilidade e conscientização a respeito da importância da conservação dos recursos naturais.
      A Semana do Meio Ambiente foi aberta pelo Comandante da 11ª RM, General de Brigada João Denison Maia Correia, que falou sobre a relevância de levar a conscientização até o nível do indivíduo. "Não adianta só os quartéis adotarem medidas de preservação ambiental, se a família militar continuar produzindo resíduos no mesmo volume. A intenção é despertar, de alguma forma, o sentimento de responsabilidade pessoal com relação a suas atitudes. Julgamos que essa mobilização em prol da ecologia seja importante não só institucionalmente, mas também de forma individual", salientou.
     Quem compareceu ao evento participou de atividades educativas, como oficinas para o melhor aproveitamento de gêneros alimentícios, orientações sobre a correta destinação de lixo eletrônico e reciclagem de materiais diversos. Além disso, também houve palestras sobre saúde e bem-estar, apresentação do coral do Colégio Militar de Brasília (CMB), exibição dos Cães de Guerra do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, passeios com os cavalos do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas e aulões de Yoga e Fit Dance.
      Um dos destaques foi a presença de alunos que integram o Clube de Estudos Ambientais do CMB. O grupo congrega estudantes e professores que estimulam iniciativas para amenizar problemas ambientais. "Durante esse evento, estamos explicando ao público sobre o projeto Pegada Ecológica, que mostra como o descarte de materiais como celulares ou até travesseiros podem ser tóxicos ao meio ambiente se feitos de forma incorreta", declarou o Aluno Bouças, do 2º Ano do Ensino Médio. Sua colega de turma, a Aluna Isabela Costa, acrescentou que a mudança de atitude em relação à natureza começa com pequenos gestos. "Podemos iniciar com coisas básicas, como apagar as luzes da casa ou evitar desperdício de comida. Há muito o que fazer que está ao nosso alcance, basta se conscientizar", concluiu.

 

Fonte: Agência Verde-Oliva

Fotos: Ten Edvaldo

+ veja as fotos

 

 

 

Palestra PPREB – Planejamento Financeiro

 

 

      Em continuidade ao calendário do ciclo de palestras do Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro - PPREB, realizou-se no dia 29 de maio de 2018, no auditório do DGP, o 4º encontro com o tema Planejamento Financeiro, ministrado pelo Gen Div Moura Barreto.

      O Cmdo da 11ª Região Militar, por meio da SSAS/11, mais uma vez preocupado com o gerenciamento dos recursos financeiros da Família Militar vem oportunizando, entre outros, esse tipo de evento.

 

+ veja as fotos

 

Semana Nacional de Educação Financeira - BACEN

 

 

      O Banco Central do Brasil, em cumprimento à programação da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, realizou em parceria com a Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS), e a cargo do Comando da 11ª Região Militar, por meio da Seção do Serviço de Assistência Social – SSAS/11, uma palestra no Teatro Calmon, no dia 17 de maio de 2018, versando sobre Educação Financeira, para um público composto por militares e servidores civis, de aproximadamente 800 (oitocentas) pessoas.
       Eventos como este serão constantes, pois a grande preocupação da SSAS/11, é proporcionar ao seu público-alvo, conhecimentos e condições para melhor gerenciar seus recursos financeiros.

 

+ veja as fotos

 

Estudantes de medicina participam de palestra sobre o Serviço Militar Obrigatório

 

      Na tarde de 3 de maio, a 11ª Região Militar (11ª RM), por intermédio da SSMR/11, do Escalão de Pessoal, realizou palestras para cerca de 310 estudantes concludentes do Curso de Medicina no ano de 2018. A atividade que ocorreu no Teatro Pedro Calmon, teve como objetivos orientar os formandos das faculdades de medicina quanto ao Serviço Militar Obrigatório e buscar voluntários dos segmentos masculino e feminino nas universidades/faculdades.

      A abertura do evento foi realizada pelo General de Brigada João Denison Maia Correia, Comandante da 11ª Região Militar. Na ocasião, o Coronel Robson da Silva Cremonez, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª RM, ministrou a palestra sobre legislação e peculiaridades do serviço militar no Exército Brasileiro. A atividade contou, ainda, com a participação de integrantes do 7º Distrito Naval (7º DN) e do ALA 1 que explanaram sobre as particularidades de cada Força.

 

+ veja as fotos 

 

 

11ª RM participa da Operação Rastilho IV

 

 

      No período de 24 a 27 de abril, a 11ª Região Militar (11ª RM), por intermédio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC), participou da Operação Rastilho IV, coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). A Operação teve como objetivo intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos em nível nacional, abrangendo 13 estados e contando com a participação dos órgãos de Segurança Pública e agências governamentais. Na Área de jurisdição do Comando Militar do Planalto (CMP), a 11ª Região Militar concentrou suas ações nos Estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, além do Triângulo Mineiro.

      As ações de fiscalização consistiram em vistorias nos estabelecimentos registrados que utilizam explosivos e acessórios e também na inspeção do transporte desses itens em estradas e rodovias, visando averiguar possíveis irregularidades. Foram verificados 61 (sessenta e um) pontos de interesse, sendo percorrido um total de 12.165km, com participação de 226 (duzentos e vinte e seis) militares e 84 (oitenta e quatro) integrantes de Órgãos Governamentais e Agências Governamentais. Como resultado da Operação foram realizadas 34 (trinta e quatro) autuações e apreendidos 500kg de explosivos.

 


Exposição de Material do Exército tem participação do HMAB no atendimento à população

 

      No dia 21 de abril, uma Exposição do Exército Brasileiro fez parte das comemorações dos 370 anos de história da Dia da Força Terrestre e também dos 58 anos de Brasília. O evento aconteceu em um dos principais pontos turísticos da Capital Federal: o Parque Sarah Kubitschek, conhecido como “Parque da Cidade”. Unidades militares montaram estandes, realizaram apresentações musicais e levaram viaturas e equipamentos que ficaram disponíveis para visitação.

      Com diversas atividades para todas as faixas etárias, a população pôde contar com serviços oferecidos pelo Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), que contou com uma equipe de dentistas e enfermeiros para prestar os serviços de aferição da pressão arterial, atendimento odontológico incluindo dicas de higiene bucal, com direito a historinha de fantoches para as crianças. Além disso, o hospital também disponibilizou uma ambulância UTI com equipe de atendimento médico para dar o suporte médico necessário aos visitantes da Exposição.

 

+ veja as fotos 

 

 

Voluntárias de Saúde do HMAB embarcaram para trabalho humanitário em Roraima

 

 

      O Exército Brasileiro vem conduzindo a "Operação Acolhida", a fim de receber cerca de 40 mil imigrantes venezuelanos que adentraram o território brasileiro através da cidade de Pacaraima, estado de Roraima. Nessa terça-feira, 27 de março, partiu para a região um contingente de militares voluntárias de saúde do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), composto por uma oficial médica, uma oficial enfermeira e três sargentos técnicas de enfermagem. O objetivo da missão, com duração prevista de três meses, é contribuir com a força-tarefa que envolve diversos Ministérios, incluindo o da Defesa.

      A Primeiro-Tenente QCO de Enfermagem Claudielle Michaelsen Caetano retornará à Região Amazônica, onde atuou no Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (AM) assim que concluiu o curso na Escola de Formação Complementar do Exército. "Passei dois anos naquela cidade, com 97% de população indígena. Foi uma experiência única e incrível, tanto pessoal quanto profissional. Essas missões nos proporcionam uma riqueza de ensinamentos, que nos deixam mais fortes no retorno. É onde podemos vivenciar fortemente o espírito de camaradagem, patriotismo, civismo e o amor à profissão", salientou.

      Já a Aspirante a Oficial Médica Nayra Nascimento Ribeiro, filha de militar, revela ter morado cinco anos entre Belém (PA) e Manaus (AM), onde testemunhou a carência em assistência social como um todo, em especial nos serviços de saúde. "Essa experiência foi um ponto forte para me voluntariar. Em algumas regiões, o Exército é a única ‘Mão Amiga’ presente. Espero contribuir, com o meu conhecimento e junto à minha equipe, para o sucesso da missão. Não tenho dúvidas de que será, também, uma incrível oportunidade de crescimento pessoal", comentou.

      Além das oficiais, três sargentos Técnicas em Enfermagem seguiram com destino a Pacaraima. A Sargento Edivânia Alves Muniz de Oliveira, com 12 anos de experiência na área de saúde, afirma que a missão humanitária "será uma honra e uma experiência inigualável na carreira militar e profissional e como um todo para minha vida". Por sua vez, a Sargento Lucilene Nascimento da Silva ressalta a alegria de "poder servir e ajudar neste momento tão sensível em Roraima, me sentir útil fazendo o mais importante, que é prestar o cuidado a milhares de pessoas que necessitam apoio no momento, ajudando de uma forma que jamais pensei".

      A saudade da família durante a missão é um ponto em comum às voluntárias, como destaca a Sargento Daniele Cristine Gonçalves da Silva. No entanto, o sentimento de solidariedade e cumprimento do dever faz com que as adversidades sejam superadas. "Decidi me voluntariar para a missão, porque vi uma oportunidade de crescimento e amadurecimento profissional e pessoal. A saudade é difícil de lidar, mas estamos prontas para a missão e permaneceremos juntas até o final".

 

+ veja as fotos

 

 

11ª Região Militar realiza Palestra de Sensibilização do Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro (PPREB)

 

      No dia 3 de abril, a 11ª Região Militar (11ª RM), por intermédio da Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS/11), realizou no Teatro Pedro Calmon a Palestra de Sensibilização do Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro (PPREB).


      O PPREB tem como público-alvo militares e servidores civis com mais de 25 anos de serviço ativo.O Programa tem como objetivo proporcionar a esse público a oportunidade de planejar sua vida no futuro, após a passagem para a reserva ou aposentadoria, disseminando a cultura de planejamento de vida no âmbito do Exército, visando minimizar as dificuldades e os efeitos psicológicos, econômicos e sociais decorrentes da transição do serviço ativo para a inatividade.

 

+ veja as fotos 

 

Equipe da odontologia do HMAB promove saúde bucal no 7º mutirão da cidadania

 

      O 7º Mutirão da Cidadania contou com a participação de 5 mil pessoas e o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) foi um dos principais parceiros representado o Exército Brasileiro. A ação cívico-social, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania, aconteceu no dia 17 de março na Escola Classe 831 da Samambaia Norte.

      O HMAB esteve presente com uma equipe de profissionais da odontologia atuando em diversas frentes, com o objetivo de desenvolver competências referentes à saúde bucal, como: prevenir o câncer bucal, educar as crianças por meios lúdicos sobre a importância da Saúde Bucal, orientar sobre a higiene oral e atuar para melhorar as condições de saúde da população de Brasília.

      Dessa forma, divulgando e valorizando o Exército Brasileiro através de suas ações, sempre apegado aos valores que o sustentam e lhe dão coesão, com forte senso de responsabilidade social, consciente da necessidade de ir além do que prescreve a destinação tradicional de uma força armada, ciente do papel de provedor de necessidades básicas de populações cuja segurança e até mesmo sobrevivência não encontram alternativas que não as proporcionadas pelo "Mão Amiga".

 

 

+ veja as fotos

 

 

 

11ª Região Militar realiza o 1º Simpósio de Fiscalização de Produtos Controlados de 2018

 

 

     No período de 12 a 15 de março, a 11ª Região Militar (11ª RM) realizou, por intermédio do Serviço de Fiscalização deProdutos Controlados (SFPC), o 1º Simpósio de Fiscalização de Produtos Controlados de 2018. A atividade que ocorreu no auditório e na sala multiuso do Comando Militar do Planalto e teve por finalidade atualizar e padronizar os procedimentos entre os integrantes de todo o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC).

      A abertura do evento foi realizada pelo Tenente-Coronel Ewerton Santana Pereira, Chefe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 11ª RM. Participaram do Simpósio todas as organizações militares que possuem encargo de Fiscalização de Produtos Controlados no âmbito da 11ª RM.

      Na oportunidade, foram ministradas instruções sobre diversos temas. Entre os destaques estão atualização de produtos químicos e detonação; Caçador Atirador Colecionador (CAC), militares do Exército, magistrados e policiais – aquisição, cadastro, registro e transferência; inteligência nas operações e segurança orgânica; processos de entrega de arma e munições para destruição e doação; Comunicação Social nas operações de fiscalização de produtos controlados; Processo Administrativo Sancionador (PAS) e Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

+ veja as fotos 

 

 

Palestra de Sensibilização do Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à

Aposentadoria do Exército Brasileiro

(PPREB)

 

 

      No dia 3 de abril, a 11ª Região Militar (11ª RM), por intermédio da Seção do Serviço de Assistência Social (SSAS/11), realizará no Teatro Pedro Calmon, às 14h00, a Palestra de Sensibilização do Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro (PPREB).
      O PPREB tem como público-alvo militares e servidores civis com mais de 25 anos de serviço ativo. O Programa tem como objetivo proporcionar a esse público a oportunidade de planejar sua vida no futuro, após a passagem para a reserva ou aposentadoria, disseminando a cultura de planejamento de vida no âmbito do Exército, visando minimizar as dificuldades e os efeitos psicológicos, econômicos e sociais decorrentes da transição do serviço ativo para a inatividade.

 

 

 

 

OPERAÇÃO VULCÃO

 

      A Operação Vulcão ocorreu no período de 25 de fevereiro a 2 de março e teve como objetivo realizar a destruição de armas recebidas dos tribunais de justiça dos Estados do Tocantins, do Goiás e do Distrito Federal. A Operação foi um desdobramento do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Gen Ex Villas Boas, Comandante do Exército.

      O Acordo firmado tem como objetivo concentrar esforços para a destruição de armas de fogo e munições apreendidas, que estejam sob a guarda do Poder Judiciário e que sejam consideradas desnecessárias pelos juízes para a continuidade e a instrução dos processos. Fruto desse esforço concentrado, foram recebidas dos tribunais de justiça cerca de 35.000 armas entre dezembro do ano passado e fevereiro de 2018, todas elas destruídas posteriormente.
      Participou ativamente da execução da operação o Comando de Operações Especiais (COpEsp), que em parceria com Tribunal de Justiça do Goiás conduziu a termo a destruição de cerca de 25.000 armas. O 11º Depósito de Suprimento (11º D Sup) também contribuiu com a destruição de cerca de 10.000 armas, estas recebidas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Ambas as organizações militares (OM) contaram com o apoio do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) que realizou a escolta dos comboios.

      O Comando Militar do Planalto e a 11ª Região Militar coordenaram a operação. Ao total foram empregados 95 militares e 17 viaturas. A destruição final das armas ocorreu em uma siderúrgica, localizada no município de Sete Lagoas – MG.

 

+ veja as fotos
 

 

 

 

I SIMPÓSIO DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS DA 11ª RM - 2018

 

 

     Será realizado no período de 12 a 15 de março, o I Simpósio de Fiscalização de Produtos Controlados de 2018. Participarão do Simpósio todas as organizações militares que possuam encargo de Fiscalização de Produtos Controlados no âmbito da 11ª Região Militar. A atividade tem por finalidade atualizar e padronizar os procedimentos entre os integrantes de todo o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC).

 

 

Estágio de Atualização de Instrutores de Tiros de Guerra da 11ª RM – 2018

 

          No período de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, o Comando da 11ª Região Militar realizou, na Sala Multiuso do Comando Militar do Planalto, o Estágio de Atualização de Instrutores de Tiros de Guerra (TG) / 2018.

        A atividade teve como objetivo apresentar aos militares as atualizações necessárias para o desempenho das funções de Chefe de Instrução e Instrutor de Tiros de Guerra, permitindo a troca de experiências e de conhecimento entre os instrutores de TG.

         A abertura do Estágio foi realizada pelo General de Brigada João Denison Maia Correia, Comandante da 11ª Região Militar, contando com a participação do Chefe do Estado-Maior da 11ª Região Militar, Coronel Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, do Chefe do Escalão de Pessoal, Robson da Silva Cremonez, do Chefe da Seção dos Tiros de Guerra/11ª RM, Subtenente Carlos Eduardo Gomes Fiore e do Auxiliar da Seção dos Tiros de Guerra/11ª RM, 1º Sgt Gilmar Antônio Jusani.

        O encerramento do Estágio foi marcado pela presença do General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto, que na oportunidade, proferiu algumas palavras sobre hierarquia, disciplina e a necessidade de ter boa conduta.

CAMILA EMANUELLE GALGANE COSTA – 2º Ten
Auxiliar da Subseção de Apoio à SSMR.

 

+ veja as fotos

 

 

Exército abre processo seletivo para contratação de engenheiro clínico

 

 

       O Exército Brasileiro por intermédio do Comando da 11ª Região Militar abre processo seletivo para contratação de Oficial Técnico Temporário (OTT) para profissionais com graduação em Engenharia (elétrica, eletrônica e mecânica), que possuam pós-graduação em Engenharia Clínica.

As inscrições terão início no dia 14 de fevereiro de 2018 e poderão ser feitas através do endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br.

      O objetivo é selecionar brasileiros natos, de ambos os sexos, voluntários à prestação do serviço militar temporário, que tenham concluído a graduação em Engenharia (elétrica, eletrônica e mecânica) e pós-graduação em Engenharia Clínica e atenda as normas a condições estabelecidas em aviso de convocação.

O processo seletivo terá as seguintes etapas: Avaliação Curricular, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física.

Incorporação:

      Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial , caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Técnico (EST), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.

Texto: 2º Ten Galgane (Comando da 11ª Região Militar).

Imagem: Divulgação disponível no Blog Arkmeds (blog.arkmeds.com).

 

 

 

Exército e CNJ, sob coordenação da 11ª Região Militar, realizam destruição de armas de fogo em Brasília

 

 

       Na manhã de sexta-feira, 8 de dezembro, o Exército Brasileiro (EB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sob coordenação da 11ª Região Militar (11ª RM), realizaram, na Avenida do Exército, no Setor Militar Urbano (Brasília-DF), uma ação de destruição de armas de fogo que estavam nos fóruns de Justiça do Distrito Federal, do Tocantins, de Goiás e das cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia. Na ocasião, foram inutilizadas 3,8 mil armas, desde espingardas rústicas de fabricação artesanal até modernas metralhadoras de mão.


       A ação se deu em cumprimento ao Acordo de Cooperação Técnica firmado no último dia 21 de novembro entre a Ministra Carmen Lúcia, Presidente do CNJ e o General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército Brasileiro. O acordo prevê que aproximadamente 100 mil armas de fogo e munição apreendidas que estão sob a guarda do Poder Judiciário sejam encaminhadas ao Exército para destruição até o final deste ano.


       A missão do Exército é intensificar o recebimento de armas de fogo dos Tribunais de Justiça que não são mais necessárias para a condução de processos judiciais, cujo destino será a destruição ou a doação para órgão de segurança pública e para as próprias Forças Armadas. Em virtude de restrições técnicas e logísticas, apenas uma pequena parte das armas recolhidas poderá ser doada.


       A 11ª Região Militar, por intermédio do Serviço de Fiscalização e Produtos Controlados (SFPC), coordenou todo o processo de inutilização das armas apreendidas que estavam nos fóruns de Justiça do Distrito Federal, do Tocantins, de Goiás e das cidades mineiras de Uberaba e Uberlândia, deste o seu recebimento, acondicionamento nas organizações militares receptadoras, transporte até a inutilização por meio de esmagamento por rolo compressor.

 

+ veja as fotos

Militares do HMAB participam do AMAZONLOG2017

 

        No período de 6 a 13 de novembro a cidade de Tabatinga, localizada no Estado do Amazonas, tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, foi palco de um grande Exercício de Logística Multinacional Interagências, o AMAZONLOG17.

        O Exercício foi conduzido pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro e contou com a presença de militares da Colômbia, Estados Unidos da América e Peru, de observadores militares de Nações Amigas, forças policiais, órgãos e agências governamentais, e empresas brasileiras e estrangeiras.

        Como parte das atividades do AMAZONLOG17, a Mão Amiga do Exército Brasileiro realizou além da ajuda humanitária, Ações Cívico-Sociais (ACISOS), nas quais foram feitos atendimentos clínicos, pediátricos, ginecológicos, odontológicos e farmacêuticos, exames laboratoriais, bem como distribuídos medicamentos diversos. Também ocorreram atividades educativas e sociais.

        Para esses atendimentos foi composta uma completa equipe de saúde, da qual fizeram parte os seguintes médicos do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB): Maj Luciana Papaléo Chaves, Pediatra, Cap Carlos Renato Rocha Nascimento, Dentista, 2º Ten Fabiana Freire Mendes de Oliveira, Farmacêutica e a Aspirante Ana Cristina Peixoto dos Santos Neves, Clínica Geral.

        A equipe do HMAB fez parte do exercício no período de 31 de outubro a 14 de novembro, participando de atendimentos no 1º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) em Palmeiras do Javari/AM, no Hospital de Guarnição de Tabatinga/AM (HGUT) e no Hospital de Campanha (HCMP) que apoiou a Base Logística Internacional montada na Floresta Amazônica.

Veja mais sobre o trabalho realizado na AMAZONLOG17:

https://www.youtube.com/watch?v=Rg1ZLHcm-nw

 


Comando da 11ª Região Militar abre processo seletivo para contratação de Oficiais Técnicos Temporários na área de Direito e Enfermagem para servir em Goiânia

 

        O Exército Brasileiro por meio do Comando da 11ª Região Militar, abriu processo seletivo para contratação de Oficial Técnico Temporário (OTT) para a área de Direito e Enfermagem. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.braté 06 de novembro de 2018.

       O objetivo é selecionar brasileiros natos, de ambos os sexos, voluntários à prestação do serviço militar temporário, bacharéis em Direito Enfermagem (com pós-graduação em Auditoria Hospitalar) e que atendam às condições e às normas estabelecidas em aviso de convocação.

        O processo seletivo terá as seguintes etapas: Avaliação Curricular, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física.

Incorporação:

        Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial, caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Técnico (EST), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.

Fonte: Ten Galgane


 

O Comando da 11ª Região Militar abre processo seletivo para capelães católicos

 

        O Exército Brasileiro abriu processo seletivo para convocação de capelães Católicos Apostólicos Romanos, para atuar atuar na Guarnição de Brasília. As inscrições devem ser feitas 06 de novembro de 2018, pelo site www.11rm.eb.mil.br

       Os candidatos devem ser brasileiros natos, do sexo masculino, comprovar exercício de atividades pastorais como sacerdote, e curso de formação teológica regular de nível universitário, reconhecido pela autoridade eclesiástica da religião.

         O processo seletivo é composto por três fases: validação da avaliação curricular, inspeção de saúde e teste de aptidão física.

Mais informações acesse www.11rm.eb.mil.br

 


 

 

Exército seleciona dentistas e farmacêuticos temporários

 

        O comando da 11ª Região Militar abriu seleção de profissionais de nível superior, bacharéis em odontologia e farmácia. O objetivo é selecionar brasileiros natos, de ambos os sexos, voluntários à prestação do serviço militar temporário, devidamente habilitados e que atendam às condições e às normas estabelecidas no aviso de convocação, disponíveis no endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br.

          Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial , caso sejam aprovados no Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos e vão servir em Brasília (DF).

       O processo seletivo é composto por avaliação curricular e inspeção de saúde. Os candidatos devem ter curso de nível superior, e estarem inscritos nos seus respectivos conselhos de classe.

         Estão abertas vagas para profissionais de odontologia (odontopediatria e implantodontia) e farmácia (citologia).

         As inscrições devem ser feitas até 06 de novembro de 2017, exclusivamente no endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br

 


 

O Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 11ª Região Militar realiza o II Simpósio Regional de Produtos Controlados – 2017

         No período de 26 a 28 de setembro, o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 11ª Região Militar (SFPC/11ª RM) realizou o II Simpósio Regional de Produtos Controlados – 2017. A atividade ocorreu na Sala Multiuso do Comando Militar do Planalto (CMP) e teve como objetivo atualizar e padronizar procedimentos entre os operadores do Sistema de Fiscalização de produtos Controlados (SisFPC) da 11ª RM.

         A abertura do simpósio foi realizada pelo Coronel Cláudio Emmanuel Faulstich Alves, Chefe do Estado-Maior da 11ª RM. Participaram do evento integrantes do 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (36º BIMtz), da Base de Administração do Comando de Operações Especiais (B Adm C Op Esp), da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), do 41º Batalhão de Infantaria Motorizado (41º BIMtz), da 23ª Companhia de Engenharia de Combate (23ª Cia E Cmb), do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF), do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe), do 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC), do 16º Batalhão Logístico (16º B Log), do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) e do 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (3º Eqd C Mec).

+ veja as fotos


 

11ª Região Militar - Passagem de Comando da 11ª Região Militar

        No dia 11 de Setembro, foi realizada a solenidade de Passagem de Comando da 11ª Região Militar (11ª RM), do General de Divisão Riyuzo Ikeda para o General de Brigada João Denison Maia Correia. Na solenidade, que ocorreu no Pátio de Formaturas Dona Rosa da Fonseca, o grupamento de formatura foi constituído por representantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas a 11ª RM.

        No contexto da Passagem de Comando, foram realizados diversos eventos, tais como, jantar de despedida do comandante sucedido e apresentação do comandante sucessor, plantio de uma muda de Pau-Brasil e a inauguração do retrato do comandante que se despediu.

        Durante a formatura, em suas palavras de despedida, o General de Divisão Riyuzo Ikeda, recitou trechos do poema “O Prazer de Servir”, de Gabriela Mistral, destacando os versos que falavam sobre a beleza, a grandeza e a satisfação de servir. Finalizou sua despedida relacionando o tema do poema com a missão da 11ª RM, proferindo a seguinte frase: “esta é a essência da 11ª Região Militar, servir!”

        Além da presença do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, compareceram à solenidade o Embaixador da Ucrânia, Senhor Rostyslav Tronenko, os Generais de Exército Arby Ilgo Rech, Werlon Coaracy de Roure, Eron Carlos Marques, Darke Nunes de Figueiredo, Maynard Marques de Santa Rosa, Marius Luiz Carvalho Teixeira Neto, Araken de Albuquerque e Oswaldo de Jesus Ferreira. Os eternos comandantes da 11ª RM também se fizeram presentes, dentre eles, o General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi, o General de Divisão Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, o General de Divisão Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, o General de Divisão João Carlos de Jesus Corrêa e o General de Brigada Paulo Davi de Barros Lima.

+ veja as fotos


 

Equipe do HMAB realiza o Projeto de Bem com a Vida

         Com o propósito de proporcionar maior qualidade de vida aos nossos beneficiários acima de 55 anos, as Clínicas de Fisioterapia e Psicologia do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), coordenadas respectivamente pela Coronel Kênia Gomes do Carmo e pela Major Ana Cláudia Damásio Ayres Lopes, idealizaram o Projeto de Bem com a Vida. O Projeto é composto por terapia em grupo às segundas-feiras no hospital e por uma sessão com os fisioterapeutas às quartas-feiras no Clube do Exército do SMU, que está apoiando o Projeto. Hoje o Projeto de Bem com a Vida conta com as atividades de grupo terapêutico, visando oferecer um espaço de discussão, que leve em conta as experiências de cada integrante, trabalhando as emoções e motivações, de forma a resgatar a autoestima de cada um, e conta também com atividades orientadas pelos Fisioterapeutas que são adequadas para o trabalho de atividade físicas e funcionais com os idosos, observando o comportamento das variáveis neuromotoras e metabólicas dos praticantes, além de serem feitas dinâmicas de integração para o desenvolvimento da sensibilidade criativa. Esse trabalho físico é de suma importância para esse público, pois auxilia prevenindo sequelas de diferentes patologias. A ideia do Projeto é principalmente resgatar o potencial individual de cada um, a senhora Rita de Cássia Marques Vale, participante do Projeto há um ano e nove meses disse: “Encontrei no grupo um equilíbrio em minha vida, estava passando por problemas pessoais quando entrei, e agora me sinto mais fortalecida”.

         O Projeto de Bem com a Vida conta também com a participação dos Fisioterapeutas 1o Tenente Flávia da Silva Pacheco, 1o Tenente Ronie Aguiar Bitu, 1o Tenente Fabiane de Castro Vaz Farias e o Aspirante-a-oficial Adriano Cunha Pereira e com a Psicóloga 1o Tenente Patrícia de Almeida Maretti. As inscrições para participar do Projeto podem ser realizadas na Clínica de Psicologia no telefone (61) 3362-6472, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou presencialmente.


 

Jovens que se alistaram podem consultar sua situação militar pela internet

O Comando da 11ª Região Militar, alerta os jovens do sexo masculino que residem no Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Triângulo Mineiro, alistados no período de 1º de julho de 2016 a 30 de junho de 2017, que já podem consultar sua situação militar através do endereço eletrônico www.alistamento.eb.mil.br.

A consulta da situação militar é importante para que o jovem verifique se está agendado para comparecer na seleção geral ou se foi dispensado do Serviço Militar.

O alistado que tiver sido encaminhado para a seleção geral e não comparecer na data agendada, será considerado REFRATÁRIO. O cidadão na situação de REFRATÁRIO fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa.


 

Exército seleciona oficiais médicos, dentistas, farmacêuticos e veterinários temporários

 

O comando da 11ª Região Militar, abre, a partir desta segunda-feira (07), seleção de profissionais de nível superior, bacharéis em medicina, odontologia, farmácia e veterinária. O objetivo é selecionar brasileiros natos, de ambos os sexos, voluntários à prestação do serviço militar temporário, devidamente habilitados e que atendam às condições e às normas estabelecidas no aviso de convocação, disponíveis no endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br.

Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial , caso sejam aprovados no Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos e vão servir em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Cristalina (GO).

O processo seletivo é composto por avaliação curricular e inspeção de saúde. Os candidatos devem ter curso de nível superior, e estarem inscritos nos seus respectivos conselhos de classe.

Estão abertas vagas para profissionais de medicina especialistas nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Traumato-Ortodepia, Neurologia, Psiquiatria, Reumatologia, Radiologia, Endocrinologia, Ginecologia, Obstetrícia e Auditoria, bem como, dentistas generalistas e especialistas em Dentística, Endodontia, Ortodontia, Periodontia, Prótese-Dentária, Cirurgia Buco-Maxilo Facial.

Também serão contratados farmacêuticos especialistas em Análises Clínicas, Hospitalar e Citopatologia. Já na área de Veterinária, as vagas disponíveis são para generalistas e especialistas em Equinos

As inscrições devem ser feitas de 25 de agosto de 2017, exclusivamente no endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br

Texto: Ten Galgane e Ten Jamili

Foto: Divulgação (quemvocequerser.eb.mil.br/escolas/essex)


Exército oferece vagas para militares temporários de nível superior para atuar no Distrito Federal e Goiás como Oficial Técnico Temporário

 

O Comando da 11ª Região Militar abriu nesta segunda-feira, 07, as inscrições no processo seletivo para Oficiais Técnicos Temporários do Exército Brasileiro (R2). A seleção é voltada para candidatos de ambos os sexos e com nível superior nas áreas de saúde, humanas, exatas e informática. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet através do endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br até 25 agosto de 2017. A taxa de inscrição custa R$ 80,00 (oitenta reais), mas é possível solicitar isenção.

Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial , caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Técnico (EST), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos e vão servir em Brasília (DF), Goiânia (GO) e Cristalina (GO).

O processo seletivo é composto por quatro fases: avaliação curricular, teste prático, inspeção de saúde e teste de aptidão física.

Além dos rendimentos mensais, os militares contam com diversos benefícios, tais como assistência médico-hospitalar, odontológica, plano de carreira, instalações sociorrecreativas, ajuda para aquisição de uniformes, alimentação no local de trabalho, entre outros.

Estão abertas vagas para administração, contabilidade, educação física, engenharia, enfermagem, direito, jornalismo, nutrição, psicologia, entre outras.

Texto: Ten Galgane e Ten Jamili


Exército abre vagas para Sargentos temporários

 

O Comando da 11ª Região Militar realiza seleção de profissionais de nível médio e curso técnico voluntários à prestação do serviço militar temporário. As inscrições podem ser feitas até 25 de agosto exclusivamente pelo endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br.

Podem se candidatar brasileiros natos ou naturalizados de ambos os sexos que tenham concluído o ensino médio e cursos técnico numa das áreas previstas no Aviso de Convocação.

A seleção conta com Avaliação Curricular, Teste Prático, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física. As vagas abertas são para as áreas de Administração, Informática, Logística, Artes Gráficas, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Desenho, Mecânica, Nutrição, Saúde Bucal, Prótese Dentária, Radiologia, topografia e Zootecnia entre outros.

Caso demonstrem interesse em permanecerem na ativa após a conclusão do período inicial de um ano, poderão ter o tempo de serviço prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, cuja prorrogação dependerá de análise de oportunidade e conveniência da Administração Militar.

As prorrogações do tempo de serviço dos Sargentos Temporários serão concedidas por períodos de um ano. O tempo máximo de permanência na ativa será de oito anos.


Exército Brasileiro abre vagas para Cabo Especialista Temporário

 

O Exército Brasileiro, através do Comando da 11ª Região Militar, abre inscrições para seleção de voluntários que desejarem prestar o serviço militar. Serão selecionados candidatos para servir como Cabo Especialista Temporário nas funções de eletricista, auxiliar em saúde bucal, auxiliar de análises clínicas, auxiliar de mecânica, auxiliar de contabilidade, auxiliar de radiologia, auxiliar de administração, auxiliar de enfermagem, auxiliar de prótese dentária, bombeiro hidráulico, capoteiro, copeiro, cozinheiro, desenhista, eletricista, motorista, operador de micro, entre outras áreas.

Ao todo, são ofertadas vagas para servir nas cidades de Brasília – DF, Cristalina – GO, Palmas – TO e Uberlândia – MG e os candidatos precisam ser do sexo masculino, ter no mínimo 19 anos e ter concluído o ensino fundamental e curso profissionalizante. O serviço será de um ano, podendo ser prorrogado por até oito anos.

As inscrições podem ser feitas até 25 de agosto exclusivamente pelo endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br.

O processo seletivo é composto por quatro fases: avaliação curricular, teste prático, inspeção de saúde e teste de aptidão física.

Além dos rendimentos mensais, os militares contam com diversos benefícios, tais como assistência médico-hospitalar, odontológica, plano de carreira, instalações sociorrecreativas, ajuda para aquisição de uniformes, alimentação no local de trabalho, entre outros.

 


 

 

INOVAR HMAB: mais agilidade, qualidade e humanização no atendimento.

          O INOVAR HMAB é um programa lançado pelo Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB), que iniciou com a implantação doAtendimento Básico de Saúde (ABAS), o qual já alcançou um índice de satisfação de mais de 90%.

          Com o programa diversas melhorias já ocorreram, como a marcação de consultas online, o atendimento por equipes médicas multidisciplinares e o agendamento online para a Emissão de Guias de Encaminhamento.

          No processo de expansão da filosofia do ABAS, muito ainda está sendo planejado para fazer do HMAB um hospital modelo para o Sistema de Saúde do Exército Brasileiro. Os beneficiários do FUSEx já podem contar com outras melhorias no seu atendimento, como o Call Center Especializado, operado por uma empresa capacitada para melhor atendê-lo pelo telefone 0800-028-2724. Outra opção para tirar as dúvidas frequentes referentes aos serviços do hospital é enviando mensagem de Whats App para o número (61) 99909-7471. Além disso, as guias de encaminhamento podem ser impressas pela internet. O beneficiário agenda, dá entrada no seu pedido e após 72 horas úteis retira a sua guia pelo site do HMAB, sem precisar voltar ao hospital.

          São muitas novidades que o hospital preparou para poder atendê-lo cada vez melhor. Mais informações podem ser encontradas no site www.hmab.eb.mil.br.


Visita do Comandante Militar do Planalto e do Comandante da 11ª Região Militar ao Tiro de Guerra 11-001 – Anápolis

        No dia 22 de maio, o General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto e o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, acompanhadosdo Coronel Robson da Silva Cremonez, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª RM, realizaram uma visitaaoTirodeGuerra (TG) 11-001, em Anápolis-GO.

        Na oportunidade, foi realizada uma formatura para apresentação dos atiradores do TG aos visitantes, onde o Comandante Militar do Planalto, em seu discurso, fez uma breve explanação sobre honestidade, valores éticos e morais, hierarquia, disciplina e, ainda, sobre a função dos atiradores.

        A atividade contou, também, com uma pequena palestra sobre as características da cidade de Anápolis, ministrada pelo Subtenente Henrique Souza de Assis, Instrutor do Tiro de Guerra 11-001.

Participaram da visita, também, o Vice-prefeito Municipal de Anápolis, Senhor Márcio Cândido, o Coronel R1 Jorge Alberto Durgante Colpo e convidados.

 


Inauguração dedois blocosde PNR na Vila Militar do Jardim Guanabara em Goiânia

        No dia 22 de maio, foram inaugurados dois blocos de Próprios Nacionais Residenciais (PNR) na Vila Militar do Jardim Guanabara, em Goiânia – GO.

       Os novos blocos de apartamentosserão distribuídos para militares que servem na Guarnição de Goiânia, totalizando 24PNR. Cada unidade possui 111 metros quadrados de área privativa, divididos em sala, cozinha, banheiro, três quartos (sendo um suíte) e varanda. O condomínio contacom ampla área de lazer contemplada por quadra poliesportiva, academia ao ar livre e parque infantil.

        Na oportunidade, as chaves já foram entregues aos futuros moradores. Cabe ressaltar que o projeto foi elaborado pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC), intermediado pela Diretoria de Obras Militares, conduzido e fiscalizado pela Comissão Regional de Obras da 11ª Região Militar (CRO/11).

         A solenidade contou com a presença do General de DivisãoLuiz Carlos Pereira Gomes,Comandante Militar do Planalto; do General de Divisão Marcelo Eschiletti Caldas Rodrigues, Diretor de Obras Militares; do General de Brigada RiyuzoIkeda, Comandante da 11ª Região Militar;do General de Brigada SergioSchwingel, Comandante de Operações Especiaise convidados.

 


 

SFPC/11 realiza encontro com os Órgãos de Segurança Pública e Agências Governamentais do Distrito Federal

         Na tarde de 18 de maio, o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 11ª Região Militar (SFPC/11) realizou, na sala multiuso do Comando Militar do Planalto, um encontro com os Órgãos de Segurança Pública e Agências Governamentais do Distrito Federal. A atividade teve como objetivo principal compartilhar conhecimentos sobre a realização da fiscalização de produtos controlados no âmbito da 11ª RM.

         O encontro contou com a presença do General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar; do Senhor José Oleskovicz, Superintendente Regional da 1ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil; da Senhora Aline Rezende Peixoto, Superintendente do IBAMA no Distrito Federal;Coronel Carlos Alberto Ferreira dos Santos, Subdiretor de Produtos Controlados; do Tenente-Coronel Ewerton Santana Pereira, Chefe do Serviço de Produtos Controlados da 11ª RM e de representantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), da Polícia Federal (PF), da Receita Estadual (RE), do Ministério Público (MP), da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, do Banco do Brasil (BB), da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco Regional de Brasília (BRB).

+ veja as fotos


 

Suicídio: Prevenir é Possível

 

          Cerca de 120 militares ligados à Secretaria-Geral do Exército assistiram a palestra "SUICÍDIO: PREVENIR É POSSÍVEL", apresentada pelo Cel MARCELO e pela 2° Ten MARCELA PRATA, respectivamente chefe e psicóloga da SSAS/11, no Auditório do EME, na manhã do dia 16 de maio de 2017.

         A ação faz parte do PVV – Programa de Valorização da Vida – regulado pela Port n° 151 – DGP, de 4 de agosto de 2016.

         Psiquiatras e psicólogos especialistas no assunto são unânimes em afirmar: falar do tema não deve ser proibido, desde que a abordagem seja adequada. Mais do que isso, afirmam esses especialistas que é necessário levar informação à população, no sentido de conscientizá-la que em 90% dos casos o suicídio poderia ter sido evitado.

         Quase a totalidade dos suicidas possuíam algum tipo de psicopatologia e essas doenças são identificáveis e tratáveis. As pessoas precisam estar cientes de que, por essa razão, a prevenção é possível.

Texto: Cel Marcelo

+ veja as fotos


 

Estudantes de medicina participam do ciclo de palestras sobre o Serviço Militar Obrigatório

Nos dias 2 e 4 de maio, foi iniciado o ciclo de palestras para os estudantes concludentes do Curso de Medicina no ano de 2017. A atividade que ocorreu no auditório do Comando Militar do Planalto/11ª Região Militar, teve como objetivos orientar os formandos das faculdades de medicina quanto ao Serviço Militar Obrigatório e buscar voluntárias do segmento feminino nas universidades/faculdades.

As palestras foram ministradas pelas equipes do Serviço Militar da 11ª Região Militar (11ª RM), do 7º Distrito Naval (7º DN) e do VI Comando Aéreo Regional (VI COMAR). Na oportunidade, foi explanado sobre a legislação do Serviço Militar Obrigatório para os médicos e foram apresentadas as particularidades de cada Força.

O evento contou com a presença dos alunos das seguintes universidades/faculdades localizadas em Brasília-DF: Universidade de Brasília (UnB); Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS); Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (FACIPLAC); e Universidade Católica de Brasília (UCB).

O ciclo de palestras terá continuidade, na área de responsabilidade da 11ª RM, conforme o calendário abaixo:


Data

Hora

Cidade

Universidade / Faculdade

16 Maio 17

09:00 às 11:50

Uberaba - MG

UFTM
UNIUBE

17 Maio 17

09:00 às 11:50

Uberlândia – MG

UFU

18 Maio 17

09:00 às 11:50

Araguari – MG

IMEPAC

06 Jun 17

14:00 às 16:50

Anápolis – GO

UNIEVANGELICA

07 Jun 17

09:00 às 11:50

Goiânia – GO

UFG

08 Jun 17

09:00 às 11:50

Goiânia – GO

PUC

21 Jun 17

14:00 às 16:50

Palmas – TO

UFT

22 Jun 17

09:00 às 11:50

Gurupi – TO

UNIRG

23 Jun 17

09:00 às 11:50

Porto Nacional - TO

ITPAC

 + veja as fotos


 

Comando Militar do Planalto e 11ª Região Militar comemoram seus 57 anos de criação

         A comemoração do 57º aniversário de criação do Comando Militar do Planalto (CMP) e da 11ª Região Militar (11ª RM) foi marcada por uma cerimônia militar no último dia 27. A solenidade no Campo de Parada Marechal José Pessoa contou com desfile de mais de mil homens e mulheres de organizações militares diretamente subordinadas, tropas hipomóveis, motorizadas e mecanizadas, com destaque para as viaturas integrantes do Programa Astros 2020.

         O Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, em seu discurso, fez um breve histórico da instituição. Ressaltou a dimensão do trabalho da Guarnição, como por exemplo a contribuição com a Guarda e o Cerimonial Militar da Presidência da República, e a complexidade de sua atuação, visto que ela está localizada, politicamente, no centro das ações estratégicas para o País.

         Na oportunidade, foram entregues diplomas de “Colaboradores Eméritos do Exército” em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Força. Receberam a homenagem: o Capitão de Mar e Guerra Fuzileiro Naval Marco Aurélio Bruno Cresto; os senhores Gilberto Alves Marinho, Delegado da Escola Superior de Guerra; Fábio de Lauro Rigueira, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal; e José Oleskovicz. representando Primeira Região Fiscal da Secretaria da Receita Federal.

         Em reconhecimento àqueles que se dedicam para o desenvolvimento do Exército Brasileiro, em especial ao Comando Militar do Planalto, outros nomes foram agraciados com o diploma “Amigos do CMP”. São eles: o Coronel Marcelo Costa Câmara, diretor do estabelecimento General Gustavo Cordeiro de Farias; a senhora Joana D'arc Alves Barbosa Vaz de Mello, Subsecretária de Segurança Cidadã; e o senhor Alexandre Veloso, Assessor Especial da Secretaria de Segurança Cidadã.

         Além das presenças do comandante do CMP e do comandante da 11ª RM, General de Brigada Riyuzo Ikeda, a atividade também recebeu os eternos comandantes do CMP: Generais de Exército Renaldo Quintas Magioli; MariusLuiz Carvalho Teixeira Neto;Arakende Albuquerque; Generais de Divisão Carlos Roberto Figueiredo Uchôa de Moura; e Luiz Adolfo Sodré de Castro. E também os eternos comandantes da 11ª RM: General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi; Generais de Divisão Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira e João Carlos de Jesus Corrêa; e General de Brigada Paulo Davi de Barros Lima.

         Competições - A semana de comemorações foi iniciada no dia 24 de abril, com um culto ecumênico e com a cerimônia de abertura dos jogos desportivos do CMP, quando uma pira simbolizando o espírito competitivo foi acesa. Aproximadamente 450 atletas, divididos em oito equipes disputaram quatro modalidades - futebol, cross country, natação e orientação.

         Histórico - Em 1958, um aquartelamento de madeira, próximo ao Palácio da Alvorada, foi a sede da primeira Organização Militar do Exército Brasileiro presente na nova Capital Federal, que começava a surgir no coração do Brasil. Dois anos depois, em 25 de abril, apenas quatro dias após a inauguração de Brasília, foi criado de o Comando Militar de Brasília e a 11ª Região Militar, abrangendo os territórios do novo Distrito Federal, do Estado de Goiás e o Triângulo Mineiro.

         Em 21 de junho de 1967, fruto de uma reestruturação do Exército Brasileiro, houve a extinção do Comando Militar de Brasília e a incorporação da 11ª RM ao então I Exército, sediado no Rio de Janeiro-RJ.

         A atual denominação surgiu em 26 de fevereiro de 1969, com a criação do Comando Militar do Planalto e a 11ª Região Militar, frente à necessidade de enquadrar os efetivos militares dessa área. Naquela ocasião, assumiu o comando do CMP o General de Exército Luciano Phaelante Casales. Já a 11ª RM, foi comandada pela primeira vez pelo General de Divisão Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa.

+ veja as fotos


Aula Inaugural da Segunda Turma da Escola Superior de Instrução Militar

No dia 11 de abril, foi realizada a aula inaugural e os primeiros trabalhos administrativos relacionados à 2ª turma de estudantes selecionados para o Serviço Militar da Escola Superior de Instrução Militar (ESIM), nas Faculdades Projeção, Campus de Taguatinga. Na ocasião, os alunos receberam as primeiras instruções para o início do ano letivo de 2017.

Participaram da atividade o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar; o Coronel Robson da Silva Cremonez, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª RM; o Tenente-Coronel Henrique Fernandes Marques, Comandante do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea; o Tenente-Coronel Anderson dos Santos Kümmel Bartz, representando o General de Brigada Antonio Eudes Lima da Silva, Diretor de Serviço Militar; e o Professor Heron Renato Fernandes D Oliveira, Diretor de Campus do Centro Universitário Projeção – UNIPROJEÇÃO.

+ veja as fotos


Modernização HMAB

Após quase dois meses da inauguração do Atendimento Básico de Saúde (ABAS), as primeiras pesquisas já apontam um índice de aceitação e satisfação acima de 90% por parte dos beneficiários do FUSEx. Com foco em manter e aumentar esse percentual, o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) continua trabalhando na Modernização do hospital, planejando melhorias constantes no atendimento médico-hospitalar.

A recente inauguração do ABAS representou somente o início dessa modernização, que terá como próxima etapa a implantação do Novo Modelo para Encaminhamentos no dia 8 de Maio (2ª feira). A partir desta data, o beneficiário poderá agendar um horário para dar entrada ao seu pedido de Guia de Encaminhamento acessando o site www.hmab.eb.mil.br, evitando enfrentar filas. Nesse site o paciente vai também obter informações sobre o novo modelo.

+ veja as fotos


 

 Comando da 11ª Região Militar abre processo seletivo para capelães católicos

O Edital está disponível no site www.11rm.eb.mil.br

         O Exército Brasileiro, por meio do Comando da 11ª Região Militar, abriu processo seletivo para convocação de capelães Católicos Apostólicos Romanos, para atuar na Guarnição de Brasília.

        Os candidatos devem ser brasileiros natos, do sexo masculino, comprovar exercício de atividades pastorais como sacerdote, e curso de formação teológica regular de nível universitário, reconhecido pela autoridade eclesiástica da religião.

         As inscrições devem ser feitas de 27 de abril a 2 de maio de 2017, no endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br

         O processo seletivo é composto por três fases: avaliação curricular, inspeção de saúde e teste de aptidão física.

         Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial, caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Técnico (EST), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.


Inauguração do Residencial Santa Bárbara em Formosa– GO

Na manhã de segunda-feira, 17 de abril, foi inaugurado o Residencial Santa Bárbara, localizado no Bairro Parque Laguna, emFormosa-GO.

O Residencial Santa Bárbara compreende três blocos de apartamentos, que serão distribuídos para oficiais e sargentos que servem na Guarnição de Formosa, totalizando 36 Próprios Nacionais Residenciais (PNR), com 110 metros quadrados de área privativa, divididos em sala, cozinha, banheiro, três quartos (sendo um suíte) e varanda. O condomínio conta, ainda, com ampla área de lazer contemplada por quadra poliesportiva, academia ao ar livre, parque infantil e espaço de convivência.

O projeto foi elaborado pelo Departamento de Engenharia e Construção, intermediado pela Diretoria de Obras Militares, conduzido e fiscalizado pela Comissão Regional de Obras da 11ª Região Militar.

A atividade contou com a presença do General de Exército Claudio Coscia Moura, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, nomeado; do General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto; do General de Divisão Guido Amin Naves, Chefe do Escritório de Projetos do Exército; Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada Riyuzo Ikeda, além de outros oficiais-generais e convidados.

+ veja as fotos


 

Formatura de Encerramento do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) - STT 2017

No dia 12 de abril, foi realizada no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1ºRCG), a formatura de encerramento do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST).

         O evento foi presidido pelo General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, contou com a presença do Coronel Robson da Silva Cremonez, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª RM, do Tenente-Coronel Alexandre Pfaender Junior, Comandante do 1º RCG, e convidados.

+ veja as fotos


AULA INAUGURAL DA SEGUNDA TURMA DA
ESCOLA SUPERIOR DE INSTRUÇÃO MILITAR

No dia 11 de abril, foi realizada a aulainaugural e os primeiros trabalhos administrativos relacionados à 2ª turma de estudantes selecionados para o Serviço Militar da Escola Superior de Instrução Militar (ESIM), nas Faculdades Projeção, Campus de Taguatinga. Na ocasião, os alunos receberamas primeiras instruções para o início do ano letivo de 2017.

Participaram da atividade o General de Brigada RiyuzoIkeda, Comandante da 11ª Região Militar; o Coronel Robson da Silva Cremonez, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª RM;o Tenente-Coronel Henrique Fernandes Marques, Comandante do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea; o Tenente-Coronel Anderson dos Santos KümmelBartz, representando o General de Brigada AntonioEudes Lima da Silva,Diretor de Serviço Militar;e o Professor Heron Renato Fernandes D Oliveira, Diretor de Campus do Centro Universitário Projeção – UNIPROJEÇÃO.


 

O Comandante da 11ª RM recebe a visita do Secretário de Desenvolvimento
Social de Ituiutaba - MG

Na tarde de 30 de março, o Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada RiyuzoIkedarecebeu a visita do SrRenato Moura, Secretário de Desenvolvimento Social do município de Ituiutaba – MG, acompanhado da Sra Darlene MariaMouraCarvalho, Secretária de Turismo e Comércio, e do Sr Ângelo Garcia, Subsecretário de Turismo e Comércio do já citado município. Na ocasião, o General Ikeda apresentou as instalações da 11ª RM aos visitantes e tomou conhecimento da possível construção de uma nova sede para o Tiro de Guerra 11-002.

+ veja as fotos


 

11ª RM participa da Operação Rastilho III

No período de 28 a 30 de março, a 11ª Região Militar, por intermédio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC/11ª RM), participou da OperaçãoRastilho III, coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). A Operação teve como objetivo intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos em nível nacional, abrangendo 13 Estados e contando com a participação dos órgãos de segurança pública e agências governamentais.

        Na Área de jurisdição do Comando Militar do Planalto (CMP), a 11ª Região Militar concentrou suas ações nos Estados de Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, além do Triângulo Mineiro.

        As ações de fiscalização consistiram em vistorias nos estabelecimentos registrados que utilizam explosivos e acessórios e também na inspeção do transporte desses itens em estradas e rodovias, visando averiguar possíveis irregularidades.

+ veja as fotos


 

Formatura de encerramento das atividades do ano de 2016
da Escola de Instrução Militar

Na noite de sexta-feira, 2 de dezembro, nas  Faculdades Projeção – (Campus de Taguatinga),foi realizada a formatura de encerramento das atividades do ano de 2016 da Escola  de Instrução Militar (EsIM).

         A solenidade contou com a presença do General de Brigada Antonio Eudes Lima da Silva, Diretor de Serviço Militar, e do General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar.

+ veja as fotos


Exército abre processo seletivo para contratação de Oficiais Técnicos Temporários na área de Direito para servir em Cristalina – GO

Inscrições vão de 1º a 7 de dezembro de 2016.

      O Exército Brasileiro por meio do Comando da 11ª Região Militar, abriu um processo seletivo para contratação de Oficial Técnico Temporário (OTT) para a área de Direito. As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br entre os dias 1º e 7 de dezembro de 2016.

      O objetivo é selecionar brasileiros natos, de ambos os sexos, voluntários à prestação do serviço militar temporário, bacharéis em Direito e que atendam às condições e às normas estabelecidas em aviso de convocação.

      O processo seletivo terá as seguintes etapas: Avaliação Curricular, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física.

Incorporação:

      Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial , caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Técnico (EST), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.


Alunos da ESIM realizam marcha de 8 Km

      No dia 25 de outubro, cumprindo o calendário anual de instrução, os alunos da Escola de Instrução Militar de Nível Superior de Brasília realizaram a marcha de 8 km. A atividade foi coordenada pelo 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe).

+ veja as fotos


Visita de instrução da ESIM (Faculdades Projeção) ao 1º RCG

      No dia 5 de outubro, os alunos da Escola de Instrução Militar de Ensino Superior de Brasília-DF (Faculdade Projeção) realizaram uma visita de instrução ao 1° Regimento de Cavalaria de Guarda. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desempenhadas por aquela tradicional Unidade do Exército Brasileiro.

+ veja as fotos


 VOLA no 36º Batalhão de Infantaria Motorizado

      No dia 17 de outubro, o Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada, RIYUZO IKEDA, acompanhado de oficiais do Comando, realizou a Visita de Orientação Logística e Administrativa ao 36º Batalhão de Infantaria Motorizado em Uberlandia-MG.

+ veja as fotos


 

Exército seleciona dentistas temporários para servir em Cristalina (GO), Ipameri (GO)  e Uberlândia (MG)     

              O Comando da 11ª Região Militar abriu processo seletivo para contratação de dentistas com especialidade em endodontia, para servir em Organizações Militares localizadas nas cidades de Cristalina (GO), Ipameri (GO) e Uberlândia (MG).

              Podem concorrer brasileiros natos, do sexo masculino e feminino, formados em instituição de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

              A seleção pública sob a responsabilidade do Comando da 11ª Região Militar irá envolver avaliação curricular e inspeção de saúde. Os candidatos podem se inscrever exclusivamente pelo site www11rm.eb.mil.br entre os dias 7 e 14 de novembro de 2016.

              Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial, caso sejam aprovados no Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.


Exército abre inscrições para contratação de cabos temporários nas áreas de saúde bucal, análises clínicas, mecânica, marcenaria, entre outras            

              O Comando da 11ª Região Militar realiza entre os dias 7 e 14 de novembro de 2016, as inscrições para seleção de profissionais do sexo masculino, de nível fundamental e curso profissionalizante, voluntários à prestação do serviço militar como Cabo Especialista Temporário nas áreas de auxiliar de mecânico, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de laboratório de análises clínicas, estoquista, estofador de imóveis, gesseiro, marceneiro, operador de empilhadeira, recepcionista em serviço de saúde e serralheiro.

              As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br. Os interessados precisam ser brasileiros natos ou naturalizados, não estar cumprindo serviço militar obrigatório e ter no mínimo, 19 anos.

              O processo seletivo contará com Avaliação Curricular, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física. As vagas são destinadas a Organizações Militares localizadas em Brasília (DF).

Incorporação:

              Os candidatos selecionados, caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Básico de Cabo Temporário (EBCT) permanecerão no Exército por um período de um ano. Caso haja interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.


Visita de instrução da ESIM (Faculdades Projeção) ao BPEB

              No dia 14 setembro, os alunos da Escola de Instrução Militar de Ensino Superior de Brasília-DF, realizaram uma Visita de Instrução ao Batalhão de Polícia do Exército de Brasília - BPEB, na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desempenhadas por aquela tradicional Unidade do Exército Brasileiro.

+ veja as fotos


Visita do Embaixador da República de Moçambique

 

      Na manhã de sexta-feira, 30 de setembro, o Comando da 11ª Região Militar recebeu a visita de cortesia do Sr Murade Isaac Miguigy Murargy, Embaixador da República de Moçambique e Secretário Executivo da CPLP(Comunidadade dos Países de Língua Portuguesa).

Na ocasião, Embaixador foi recebido pelo Coronel Renato José Tosetto, Chefe do Estado-Maior da 11ª RM, e comitiva composta por integrantes da Seção de Comunicação Social. Durante a atividade, o Embaixador teve a oportunidade de conhecer o Salão de Honra da 11ª RM e um pouco da história da Missão Cruls.

+ veja as fotos


ESIM participaram de cerimônias militares no mês de Setembro

       Os alunos da Escola de Instrução Militar de Brasília, no dia 04 de setembro, participaram da Cerimônia de Troca da Bandeira Nacional na Praça do Três Poderes e no dia 7 setembro, foram ao Desfile Cívico-Militar em comemoração a Independência do Brasil.

+ veja as fotos


Comissão de Seleção Volante em TG de Iporá - GO e Conceição das Alagoas - MG

     A Comissão de Seleção Volante realizou nos dias 01 e 02 de setembro e 5 e 6 de Setembro, a seleção de novos atiradores no TG 11-012 em Iporá – GO e no TG 11-015 em Conceição das Alagoas -MG, respectivamente.


AULA INAUGURAL DA PRIMEIRA TURMA DA ESCOLA SUPERIOR DE INSTRUÇÃO MILITAR DO BRASIL (EsIM)

No dia 29 de agosto, foi realizada a aula inaugural e os primeiros trabalhos administrativos relacionados à 1ª turma de estudantes selecionados para o Serviço Militar da Escola Superior de Instrução Militar do Brasil (EsIM), nas Faculdades Projeção. Na ocasião, os alunos receberam o fardamento para o Serviço Militar e as primeiras instruções.


Programa VIVA SEM DROGAS - Premiação do Concurso de REDAÇÃO

26 de setembro de 2016

    Nesta data, no Salão de Honra do Comando da 11ª Região Militar, os grandes vencedores da 2ª edição do Concurso de Redação do Programa VIVA SEM DROGAS foram premiados.

    Na Categoria MILITARES, destinada aos cabos e soldados das Organizações Militares sediadas em Brasília, foram vencedores: 1° lugar - Al NPOR Pedro PAGANO Junqueira (32° GAC); 2° lugar - Sd Rodrigo Fernandes de ANDRADE (1° RCG); e 3° lugar - Al NPOR João Victor Schenkel BERTONCELLO (32° GAC).  

    Na Categoria ALUNOS, destinado aos alunos do Ensino Médio do Colégio Militar de Brasília (CMB), foram vencedores: 1° lugar - Al Gabrielly Valadares DRUMOND (2° Ano); 2° lugar - Al RAFAELA GUARIENTI (1° Ano); e 3° lugar - Al CAIO Resende da Costa Paiva (2° Ano).

    Participaram do concurso 157 militares e 160 alunos, cabendo aos vencedores a divisão de R$ 4.400,00 em prêmios, ofertados em cadernetas de poupança POUPEx, contribuindo, assim, para a educação financeira dos contemplados.

    O Programa VIVA SEM DROGAS integra as ações da SSAS/11 no PPDQ - Programa de Prevenção à Dependência Química, regulado pela Port n° 040 - CmtEx, de 28 Jan 15. Na cerimônia de premiação, que contou com a presença dos Comandantes do 1° RCG, do 32° GAC e do Corpo de Alunos do CMB, além do representante da POUPEx, dos familiares dos laureados e de convidados, o Gen IKEDA, Comandante da 11ª RM, destacou a importância dessa atividade preventiva e cultural na formação do público jovem da Família Militar. 

+ veja as fotos


 Campanha de Combate a Dengue em Ituiutaba - MG

       No corrente ano de 2016, o TG 11-002 Ituiutaba-MG, participou da Campanha de Combate ao Mosquito da Dengue naquele Município.

+ veja as fotos


Formatura de Encerramento do Estágio de Serviço Técnico (EST) para Aspirantes a Oficial Técnico Temporário / 2016 - 2º Turno

    

    No dia 15 de setembro foi realizada, no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), a formatura de encerramento do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) 2016/2º Turno, durante a qual prestaram compromisso solene XX terceiros sargentos das áreas de Administração, Contabilidade, Artes Gráficas, Biologia, Enfermagem, Informática, Mecânica Auto, Segurança do Trabalho e Laboratório de Análise Clínica.

    O evento contou com a presença do General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, além de diversos familiares e amigos dos formandos.

+ veja as fotos


 Formatura de Ecerramento do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) - 2016/2º Turno

     Na noite de 15 de setembro foi realizada, no Batalhão da Guarda Presidencial – “Batalhão Duque de Caxias”, a formatura de encerramento do Estágio de Serviço Técnico (EST) – 2016/2º Turno, durante a qual foram entregues as espadas de oficial a 94 aspirantes a oficial das áreas de Administração, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Fisioterapia, Informática, Ed. Física, História, Língua Portuguesa, Pedagogia, Psicologia e Biomedicina.

    A solenidade contou com a presença do Tenente-Brigadeiro Antônio Carlos Moretti Bermudez, Comandante Geral de Pessoal da Aeronáutica, do General de Divisão Luiz Carlos Pereira Gomes, Comandante Militar do Planalto e do General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante Militar da 11ª Região Militar, além de cerca de 500 familiares e amigos dos formandos.

+ veja as fotos


Campanha de Combate a Dengue em Uberaba - MG

               O TG 11-003 Uberaba-MG, junto junto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), realizou no corrente ano a Campanha de Combate ao Mosquito da Dengue naquele Município que contou com panfletagem em áreas consideradas críticas (bairro Grande Horizonte) do município de Uberaba/MG, acompanhado de universitários sob a coordenação do professor GEANDRE DE CARVALHO OLIVEIRA, Coordenador do Projeto Zika Zero, do IFTM.

+ veja as fotos


 

Campanha de Combate a Dengue em Frutal - MG

            No mês de SET de 2016, o TG 11-009 Frutal-MG, participou da Campanha de Combate ao Mosquito da Dengue, com a realização de palestras a comunidade, Capacitação dos Atiradores e Reuniões com o Comitê Municipal de mobilização.

+ veja as fotos


 VOT AO 22º BIMtz

            Uma meticulosa e dedicada preparação, que incluiu o planejamento logístico, elaboração de apresentações, levantamento prévio de demandas sociais e produção de material didático gráfico para distribuição ao público-alvo.

            Assim começou o trabalho da Equipe da SSAS/11 para levar, entre os dias 30 e 31 de agosto do corrente, o melhor da Assistência Social do Exército aos militares do 22° Batalhão de Infantaria Motorizada, localizado na cidade de Palmas - TO.

            Foram 619 km de deslocamento para realizar a Visita de Orientação Técnica mais longínqua da área de atuação da Regional Assistencial da 11ª RM, contando com a participação da 1° Ten MARILURDE - Assistente Social, 1° Ten SANCHES - Capelão e 2° Ten DANIELA - Psicóloga.

​            Na programação, oficiais, sargentos, cabos e soldados do 22° BIMtz tiveram oportunidade de conhecer os Programas Sociais do Exército, participando de palestras sobre prevenção à dependência química, valorização da vida e educação financeira.

             Capacitando multiplicadores locais, a Equipe ainda orientou militares influenciadores de opinião, destacando a importância de suas atuações nas ações dos Programas de Valorização da Vida (PVV) e de Apoio Social aos Militares designados para Missões Especiais (PASFME). Vale destacar, por fim, a parceria de sucesso com o SAREx, unindo à Equipe o apoio da Assistência Religiosa, conduzida na ocasião pelo Capelão da 11ª RM.

texto: Cel Marcelo

+ veja as fotos


 

 

FORMATURA E AULA INAUGURAL D A 2ª TURMA DO ESTÁGIO DE SERVIÇO TÉCNICO (EST) - OTT 2016

No dia 15 de agosto, foi realizada no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) a formatura e a aula inaugural dos Aspirantes a Oficial da 2ª turma do Estágio de Serviço Técnico (EST) – OTT 2016. A atividade contou com a presença do General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, do Coronel Carlos Frederico Gomes Cinelli, Comandante do BGP e do Coronel Robson da Silva Cremonez, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª Região Militar.

+ veja as fotos


 ENCERRAMENTO DA 3ª TURMA DO PPREB

    Em tarde festiva e de muita alegria, aconteceu, em 9 de agosto do corrente, o encontro de conclusão da 3ª Turma do Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro - PPREB. Essa foi a maior turma de inscritos e concludentes desde o início do programa na área da 11ª Região Militar.

    O último encontro tratou do tema "CORPO, MENTE e ESPÍRITO", no qual foram realizadas duas exposições: a primeira, conduzida pelo Cap SPADER, do Departamento de Educação Física do CMP, abordou os "Benefícios da Atividade Física na Idade Madura"; e a segunda, apresentada por um time eclético de representantes religiosos - Dr MAX, TC Cpl R/1 WALTER e TenCpl MENDES - tratou dos "Reflexos da Espiritualidade na Qualidade de Vida das Pessoas".

    Ao final, os 36 concludentes receberam os certificados de conclusão das mãos do GenBda IKEDA, Comandante da 11ª Região Militar, que não só abrilhantou o evento com sua presença, como também participou ativamente da maioria dos seis encontros da 3ª Turma do PPREB, demonstrando o prestígio pelo trabalho social desenvolvido pela SSAS/11 para a Família Militar, e valorizando, em especial, a participação dos militares e servidores civis na preparação para o ingresso na Reserva ou na Aposentadoria.

    Parabéns aos concludentes; ao Cel R/1 PTTC PAULO CÉSAR, que recebeu nessa turma a Coordenação do PPREB em alto estilo; e ao ST GONDIM, pelo competente trabalho de secretariado do programa! Parabéns ao Exército, pela iniciativa da criação; e, especialmente, à 11ª Região Militar, por oferecer ao público por ela assistido mais um produto de excelente qualidade.

+ veja as fotos


 

ASSINATURA DO ACORDO DE COOPERAÇÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO COM AS FACULDADES PROJEÇÃO

   

No dia 19 de julho,ocorreu nas instalações da Presidência do Grupo Projeção, em Taguatinga-DF a solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação entre o Exército Brasileiro e as Faculdades Projeção para a implantação da primeira Escola Superior de Instrução Militar do País (EsIM).

O documento foi assinado pelo General de Exército Francisco Carlos Modesto, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, e pelo professor Oswaldo Luiz Saenger, Presidente do Grupo  Projeção.  Assinaram ainda, como testemunhas, o  General de Brigada Afonso Henrique Ignácio Pedrosa, Diretor de Serviço Militar,  o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, a professora Catarina Fontoura, Diretora Executiva do Grupo Projeção, o professor José Sérgio de Jesus,  Diretor de Educação, e  o professor  Heron Renato Fernandes D´Oliveira, Diretor  Administrativo da  Unidade  Taguatinga.

 + veja as fotos


VOT do Comandante da 11ª RM ao TG 11-012 Iporá

 

    No dia 12 de julho, o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, acompanhado de oficiais superiores do Comando, realizaram a Visita de Orientação Logística e Administrativa ao TG 11-012 em Iporá GO.

 + veja as fotos


 VOT do Comandante da 11ª RM ao 41º BI Mtz

 

     No dia 11 de julho, o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, acompanhado de oficiais superiores do Comando, realizaram a Visita de Orientação Logística e Administrativa ao 41º Batalhão de Infantaria Motorizado (41º B I Mtz)em Jataí –GO.

 + veja as fotos


 Preparação para a Reserva - Convívio Social

 

     No dia 28 de junho, ocorreu no auditório do Departamento-Geral do Pessoal (DGP) o 3º Encontro dos alunos da 3ª Turma do Programa de Preparação para a Reserva do Exército Brasileiro (PPREB).

     No encontro, os alunos do Programa assistiram palestras sobre temas relacionados ao convívio social, tais como: "O Ser Social: a importância da convivência em grupos" e “Relacionamento Familiar na Aposentadoria”.

     A atividade contou com a presença do General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, e de Integrantes da Seção de Assistência Social da 11ª RM.

 + veja as fotos


 

Serviço Militar visita a 5ª RM

     Integrantes das Seções de Serviço Militar Regional da 11ª e da 5ª Região Militar, estiveram reunidos durantes os dias 6, 7 e 8 de julho, em Curitiba – PR, para trocar experiências e discutir melhorias e aperfeiçoamento nos processos seletivos para contratação de militares temporários promovidos pelo Exército Brasileiro.

     Segundo o chefe do Serviço Militar Temporário,TC Eduardo Cunha, a troca de experiências e a capacitação das equipes responsáveis pelos processos seletivos é muito importante, tendo em vista, o necessidade de se promover processos transparentes, dentro da legalidade e céleres. “Somente no processo seletivo de 2015 foram mais de nove mil inscritos para oficiais, sargentos e cabos e a expectativa é que tenhamos um aumento significativo para 2016”, declarou. “Estamos atentos para que a nossa equipe esteja preparada para gerenciar os processos seletivos para 2017, que devem ser abertos no próximo mês”, finalizou.


 VOT do Comandante da 11ª RM ao 1º RCG

 No dia 30 de junho, o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, acompanhado de oficiais superiores do Comando, realizaram a Visita de Orientação Logística e Administrativa ao 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG).

 + veja as fotos


VOT do Comandante da 11ª RM ao BPEB

 No dia 27 de junho, o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, acompanhado de oficiais superiores do Comando, realizaram a Visita de Orientação Logística e Administrativa ao Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB).

+ veja as fotos


 VOT do Comandante da 11ª RM à 23ª Cia E Cmb

No dia 22 de junho, o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar,e comitiva visitaram a 23ª Companhia de Engenharia de Combate (23ª Cia E Cmb), em Ipameri-GO. A Visita de Orientação Técnica teve como objetivo orientar logística e administrativamente a supracitada Organização Militar.

+ veja as fotos


Estágio De Presidentes e Médicos Das Comissões De Seleção 2016 e Operadores Do Módulo CS 2016

  No Período de 21 a 23 de junho, o Comando da 11ª Região Militar realizou o Estágio de Presidentes e Médicos das Comissões e Seleção 2016 e Operadores do Módulo CS 2016. O Estágio foi coordenado pelo Escalão de Pessoal da 11ª RM e teve como objetivo principal orientar e uniformizar os procedimentos relativos aos trabalhos da Seleção Geral dos conscritos, no âmbito da 11ª Região Militar, do 7º Distrito Naval e do VI Comando Aéreo Regional. Participaram da atividade integrantes de Organizações Militares da Guarnição de Brasília, Goiânia, Minas Gerais e de Tocantins.

+ veja as fotos


VOT do Comandante da 11ª RM à 3ª BdaInfMtz

No dia 15 de junho, o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, realizou a Visita de Orientação Técnica (VOT)à 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª BdaInfMtz), localizadaem Cristalina-GO. A atividade abriu o ciclo de visitas que serão realizadas pelo Comandante da 11ª RM e comitiva até o mês de agosto do corrente ano.

+ veja as fotos


 Semana do Meio Ambiente e Estágio de Patrimônio Imobiliário, Meio Ambiente e Construção - 2016

No período de 7 a 10 de junho do corrente ano, o Comando da 11ª Região Militar realizou, nas instalações do Quartel-General do Comando Militar do Planalto/11ª Região Militar, a Semana do Meio Ambiente e o Estágio de Patrimônio Imobiliário, Meio Ambiente e Construção - 2016.

A abertura dos eventos foi realizada pelo General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, e contou com a presença de Oficiais Superiores de Organizações Militares Diretamente Subordinadas à 11ª Região Militar e convidados.

Durante o Estágio foram ministradas palestras sobre temas como: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Licenciamento Ambiental, OPUS, Variação Patrimonial (Incorporação e Desincorporação) e Regularização Dominial.

A Semana do Meio Ambiente contou com uma exposição temática sobre sustentabilidade e recebeu a visita de alunos da Escola Classe do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas que participaram de oficinas de atividades sustentáveis e apresentações teatrais.

Os eventos foram encerrados com um plantio de árvores nativas do cerrado no Bosque do Campo de Parada Marechal José Pessoa.

+ veja as fotos


Visita do Comandante da 11ª RM ao TG 11-001

No dia 2 de junho, o General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, acompanhado por Oficiais Superiores da 11ª RM, realizou uma visita de cortesia ao Tiro de Guerra 11-001 (Anápolis-GO).

+ veja as fotos


Operação Dínamo IV

No período de 31 de maio a 2 de junho do corrente ano, a 11ª Região Militar (11ª RM) realizou a Operação Dínamo IV.

          A Operação Dínamo IV, coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), teve como objetivo intensificar as atividades de fiscalização, com o intuito de reprimir irregularidades referentes à segurança e ao transporte desse tipo de produto, na área de jurisprudência da 11ª RM.

          No âmbito da 11ª Região Militar, a atividade de Fiscalização de Produtos Controlados (FPC) foi realizada de forma presencial pela Rede de FPC/11, composta por 16 Organizações Militares e 08 Delegacias de Serviço Militar.

+ veja as fotos


Visita de Orientação Técnica aos Tiros de Guerra

 

No mês de maio do corrente ano, o Comando 11ª Região Militar realizou a Visita de Orientação Técnica (VOT) aos Tiros de Guerra vinculados. Participaram da atividade militares do Escalão de Pessoal da 11ª RM.

+ veja as fotos


  PPREB - 3ª Turma

       Na tarde do dia 19 de maio do corrente, o Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro – PPREB – iniciou sua 3ª turma na área do Grande Comando Administrativo da 11ª Região Militar.

       A abertura do evento, que ocorreu no Auditório do DGP, foi realizada pelo Gen IKEDA, Comandante da 11ª RM, proferindo palavras de incentivo à participação de militares e servidores civis no Programa, além de destacar a importância do adequado planejamento pessoal para que possamos vivenciar a Reserva ou aposentadoria com qualidade de vida.

      O PPREB, em Brasília, é coordenado pela Seção do Serviço de Assistência Social da 11ª RM – SSAS/11 – e consiste em encontros quinzenais, conduzidos por especialistas em áreas relacionadas à aposentadoria. Médicos, psicólogos, nutricionistas, administradores e assistentes sociais, dentre outros palestrantes, apresentam temas reflexivos sobre saúde física e mental, integração social, espiritualidade, atividade física, família, empreendedorismo, aspectos legais, educação financeira e lazer.

    Participam da 3ª turma, cujas atividades serão desenvolvidas entre os meses de maio e agosto do corrente, 51 militares e servidores civis do complexo do Quartel General do Exército.

    O PPREB é destinado a militares e servidores civis com mais de 25 anos de serviço, além de todos aqueles que já se encontram na inatividade.

    Maiores informações podem ser obtidas na SSAS/11, por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones 2035-2396 e 2035-2398.

 

+ veja as fotos


Visita à Escola de Instrução Militar Osasco - SP

    No período de 25 a 27 de abril, o Chefe da Seção de Tiro de Guerra do Comando da 11ª Região Militar, acompanhado por integrantes do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe) visitaram a Escola de Instrução Militar em Osasco-SP. A atividade teve como objetivo buscar subsídios para implantação de Escola de Instrução Militar em Brasília-DF.

 

+ veja as fotos


 

Formatura de Encerramento do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) - STT 2016

   No dia 15 de abril, foi realizada no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), a formatura de encerramento do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST).

   O evento foi presidido pelo General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, e contou com a presença do Coronel Carlos Frederico Cinelli, Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial, do Coronel Paulo Afonso Bruno de Mello, Prefeito Militar de Brasília, e convidados.

+ veja as fotos


INAUGURAÇÃO DO TG 11-015

   No dia 11 de abril, na cidade de Conceição das Alagoas – MG foi inaugurado o Tiro de Guerra 11-015. O evento contou com a presença do General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, de militares do Escalão de Pessoal da 11ª RM, do Dr Celso Pires, Prefeito Municipal de Conceição das Alagoas, de autoridades locais e convidados.

+ veja as fotos


VISITA DE RECONHECIMENTO DAS INSTALAÇÕES DA FUTURA ESCOLA DE INSTRUÇÃO MILITAR NO DISTRITO FEDERAL

   No dia 7 de abril, foi realizada na Faculdade Projeção/Taguatinga-DF a visita de reconhecimento das instalações da futura Escola de Instrução Militar no Distrito Federal. Participaram da atividade integrantes do Escalão de Pessoal do Comando da 11ª Região Militar e da Diretoria de Serviço Militar (DSM).

 + veja as fotos


FORMATURAS DE MATRÍCULA DOS NOVOS ATIRADORES DE TG

   No início do mês de março, os Tiros de Guerra vinculados à 11ª Região Militar realizaram suas respectivas formaturas de matrícula dos novos atiradores. Os eventos foram prestigiados por militares do Escalão de Pessoal da 11ª RM, autoridades locais e convidados.

 + veja as fotos de Ituiutaba

+ veja as fotos de Anápolis

+ veja as fotos de Frutal

+ veja as fotos de Pedro Afonso

+ veja as fotos de Porto Nacional

+ veja as fotos de Rio Verde

+ veja as fotos de Uberaba


11ª Região Militar participa da Operação Rastilho II

   No período de 29 a 31 de março do corrente ano, a 11ª Região Militar, por intermédio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC/11ª RM), participou da Operação Rastilho II, coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). A Operação teve como objetivo intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos em nível nacional.
    Na Área de jurisdição do CMP, o SFPC/11ª RM trabalhou em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil, Secretaria de Fazenda do Estado de Goiás e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
    As ações de fiscalização consistiram em vistorias nos estabelecimentos registrados que utilizam explosivos e acessórios e também na inspeção no transporte desses itens nas estradas e rodovias afins, visando averiguar possíveis irregularidades. Essas atividades contaram, ainda, com o acompanhamento de auditores do Tribunal de Contas da União (TCU).

 + veja as fotos


SIMPÓSIO REGIONAL SOBRE A FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS

   No período de 14 a 18 de março, ocorreu na Sala Multiuso do Comando Militar do Planalto o Simpósio Regional sobre a Fiscalização de Produtos Controlados do ano de 2016.
    A abertura do simpósio foi realizada pelo General de Brigada RiyuzoIkeda, Comandante da 11ª Região Militar e contou com a presença de palestrantes militares, civis e de auditores do Tribunal de Contas da União.
    A atividade teve como objetivo atualizar e padronizar procedimentos entre operadores do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC) da 11ª RM.

 + veja as fotos


 

FORMATURA DO EAS 2016

       No dia 15 de março, foi realizada no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), a formatura de encerramento do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), concluindo o curso 73 militares das áreas de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária.

        A solenidade contou com a presença do General de Exército Marius Luiz de Carvalho Teixeira Neto, acompanhado do Senhor Hélio Bentes Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do General de Divisão Cesar Leme Justo, Comandante Militar do Planalto, do Senhor General de Divisão Otávio Santana do Rêgo Barros, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, do Senhor General de Brigada Enio Machado Martins Junior, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, do Senhor General de Brigada RiyuzoIkeda, Comandante Militar da 11ª Região Militar e convidados.

 + veja as fotos

 


 

VISITA DO PREFEITO DE CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS - MG

      No dia 16 de março do corrente ano, o General de Brigada RiyuzoIkeda, Comandante da 11ª Região Militar, recebeu a visita do SrCelson Pires, Prefeito Municipal de Conceição das Alagoas – MG, acompanhado do Deputado Federal Sérgio Lúcio de Almeida. A visita teve por finalidade estabelecer a data de inauguração das instalações do Tiro de Guerra de Conceição das Alagoas.

 + veja as fotos


VISITA DO PREFEITO DE GOIANÉSIA – GO

     Na manhã de terça-feira, 15 de março, o General de Brigada Riyuzo Ikeda,Comandante da 11ª Região Militar, recebeu a visita de cortesia do SrJalles Fontoura,Prefeito da Cidade de Goianésia – GO, cuja finalidade foi tomar conhecimento do processo de implantação de um Tiro de Guerra no supracitado município.

 + veja as fotos


ESTÁGIO DE ATUALIZAÇÃO DE INSTRUTORES DE TIROS DE GUERRA DA 11ª RM - 2016

       No período de 16 a 18 de fevereiro, ocorreu no Comando da 11ª Região Militaro Estágio de Atualização de Instrutores de Tiros de Guerra/2016.

        A abertura do estágio foi realizada pelo General de Brigada Riyuzo Ikeda, Comandante da 11ª Região Militar, contando com a participação do Chefe do Escalão de Pessoal, do Comandante da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planaltoedo Chefe da Seção dos Tiros de Guerra/11ª RM.

        O referido estágio teve como objetivo apresentar aos militares as atualizações necessárias para o desempenho das funções de Chefe de Instrução e Instrutor de Tiros de Guerra, permitindo a troca de experiências e de conhecimento entre os instrutores de TG.

 + veja as fotos


PASSAGEM DE COMANDO DA 11ª RM

    Ocorreu, no dia 28 de janeiro, no Quartel-General do CMP/11ª RM, a solenidade de passagem do cargo de Comandante da 11ª Região Militar, Região Tenente-Coronel Luiz Cruls, do Coronel de Engenharia Fernando Miranda do Carmo para o General de Brigada Riyuzo Ikeda.


    O ato de transmissão foi presidido pelo General de Divisão Cesar Leme Justo, Comandante Militar do Planalto. Prestigiaram o evento atuais e antigos Integrantes do Alto Comando do Exército, Oficiais Generais da Ativa e da Reserva, militares de outras forças, além de autoridades civis nacionais e estrangeiras.   

+ veja as fotos


REUNIÃO EXAR-2015

    No dia 2 de dezembro, foi realizada no Auditório do CMP/11ª RM a reunião de preparação para a execução do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR-2015).


    A atividade foi conduzida pelo 1º Ten J Renato, Oficial Mobilizador Regional, e contou com a presença dos Chefes e Auxiliares das Seções de Pessoal do 16º B Log, BPEB, B Adm Ap/CMP, 3º Esqd C Mec, BGP, HMAB, CMB, CComGEx, 11º D Sup, 11º GAAAe, 32º GAC e Del Esp Sv Mil.    

+ veja as fotos


PASSAGEM DE COMANDO DA 11ª RM

    No dia 13 de novembro de 2015, o Coronel Fernando Miranda do Carmo assumiu, interinamente, o Comando da 11ª Região Militar. A solenidade de transmissão do cargo de Cmt da 11ª RM do General de Brigada Antônio Carlos Machado Faillace para o Coronel Miranda, que foi presidida pelo General de Exército Francisco Carlos Modesto, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal.


    A passagem de comando foi realizada no 11º Depósito de Suprimento (11º D Sup) e contou com a presença do Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho, de Oficiais Generais da guarnição de Brasília e convidados.

+ veja as fotos


 PPREB – Conclusão da 2ª turma

No dia 29 de outubro, o Comando da 11ª Região Militar realizou o encerramento da 2ª Turma do Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro – PPREB.

Foram certificados 20 militares e 1 convidada da Família Militar, totalizando, no ano, 46 concludentes.

O PPREB, em Brasília, é coordenado pela Seção do Serviço de Assistência Social da 11ª RM – SSAS/11 – e consiste em encontros quinzenais, conduzidos por especialistas em áreas relacionadas à aposentadoria.

Médicos, psicólogos, nutricionistas, administradores, educadores físicos e assistentes sociais dialogam com os participantes sobre saúde física e mental, integração social, família, espiritualidade, empreendedorismo, aspectos legais, educação financeira, cultura e lazer.

O programa tem o propósito maior de despertar no indivíduo a reflexão sobre a temática, contribuindo para uma transição mais tranquila do serviço ativo para a Reserva/Aposentadoria, ao mesmo tempo em que prepara o participante para vivenciar essa fase da vida com maior qualidade.

Podem participar do PPREB militares e servidores civis com mais de 25 anos de serviço e todos aqueles que já se encontram na inatividade. A 3ª turma está prevista para ser realizada entre os meses de março e junho de 2016. Os interessados devem solicitar suas inscrições à SSAS/11, por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., no período de 21 de dezembro de 2015 a 11 de março de 2016.

+ veja as fotos


11ª REGIÃO MILITAR COORDENA AÇÃO CÍVICO SOCIAL

 

No dia 17 de outubro, o Comando da 11ª Região Militar realizou Ação Cívico Social (ACISO) em cooperação com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Distrito Federal.

Durante a ACISO, que ocorreu no Centro Educacional Dona América Guimarães, localizado no Setor Habitacional Arapoanga, em Planaltina-DF, foram prestados diversos serviços à população local nas áreas de construção civil, atendimento médico e odontológico, assistência social, serviço militar e atendimento veterinário.

No período de 7 a 16 de outubro, militares da Prefeitura Militar de Brasília (PMB) participaram da revitalização das instalações do Centro Educacional Dona América Guimarães. Dentre os serviços realizados, destacaram-se: confecção do brasão da instituição, pintura das instalações, plantio de grama, recuperação das redes elétrica e hidráulica, confecção e instalação de mastros para bandeiras, recuperação da quadra de esportes e manutenção das bombas da caixa d'água.


Na área da Saúde, o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) possibilitou a realização de 412 atendimentos odontológicos, 629 atendimentos médicos, englobando clínica médica, pediatria, oftalmologia, dermatologia, geriatria, cirurgia vascular e orientações na área de ginecologia. A comunidade do Arapoanga também foi beneficiada com serviços de aferição da pressão arterial, testes rápidos para doenças transmissíveis como AIDS, hepatite C e sífilis, fonoaudiologia e vacinação. Participaram, ainda, profissionais de nutrição, fisioterapia, educação física e farmacologia ambulatorial, computando nessas especialidades 950 atendimentos.


A 11ª Região Militar, por meio do Escalão de Pessoal e da 7ª Circunscrição Militar (7ª CSM), instalou um posto de atendimento para realizar o alistamento para o serviço militar inicial obrigatório, emitir a 1ª e a 2ª via do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), a 2ª via do Certificado de Reservista, Atestados de Desobrigação e prestar informações sobre formas de ingresso nas Forças Armadas, o que totalizou 38 atendimentos.

A 11ª Região Militar contou com a colaboração do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) para os serviços de veterinária, e promoveu a vermifugação e imunização de 24 cães contra a Raiva.

Referência especial foi feita aos médicos José Obeid, Samuel Mathias e Agda Nakata por se prontificarem a trabalhar voluntariamente na ACISO de Planaltina.

A Ação Cívico Social faz parte das atividades da Operação Treme Cerrado, exercício de adestramento da tropa que teve início no dia 17 de outubro e prosseguirá até 22 de outubro, no Campo de Instrução de Formosa - GO.


Comando da 11ª RM abre vagas para Oficial Técnico Temporário

Período de inscrição vai até 4 de outubro pela internet

O Exército Brasileiro, através do Comando da 11ª Região Militar abriu vagas para Oficial Técnico Temporário (OTT) com nível superior para as áreas de Administração, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia, Estatística, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Engenharia, Magistério, entre outras.

Pelo Aviso de Seleção podem concorrer candidatos do sexo masculino e feminino, formados em instituição de ensino superior, com menos de 38 (trinta e oito) anos de idade em 31 de dezembro de 2016, ser brasileiro nato e possuir no máximo, 05 (cinco) anos de serviço público anterior.

O período de inscrição vai de 21 de setembro a 4 de outubro, no endereço eletrônico www.11rm.eb.mil.br.

Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial, caso sejam aprovados no Estágio de Serviço Técnico (EST), e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.

+ Ver o Edital

+ Realizar Inscrição


Comando da 11ª Região Militar abre vagas para Sargentos Técnicos Temporários

As inscrições podem ser feitas até 4 de outubro no site da 11ª RM

O Exército Brasileiro, através do Comando da 11ª Região Militar está selecionando homens e mulheres de nível médio e curso técnico, voluntários à prestação do serviço militar como Sargento Técnico Temporário (STT). A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet no endereço eletrônico 11rm.eb.mil.br até o dia 4 de outubro.

Para concorrer, o candidato deve ter no mínimo 19 anos e, no máximo, 37 até 31 de dezembro de 2016, além de ter concluído o curso médio e curso técnico relativo à área técnica que irá concorrer.

As vagas abertas são para as áreas de Administração, Contabilidade, Informática, Mecânica, Enfermagem, Eletricista, Edificações, Topografia, Segurança do Trabalho, Zootecnia, Eletroeletrônica, Biblioteconomia, Telecomunicações, Artes Gráficas, marketing, publicidade, Biologia, Química, Física, Construção Civil, Fisioterapia, Laboratória de Análises Clínicas, entre outras.

Os profissionais irão servir em Organizações Militares localizadas nas cidades de Brasília-DF, Araguari-MG, Goiânia-GO, Formosa-GO, Ipameri-GO, Jataí-GO, Uberlândia – MG.

A seleção conta com Avaliação Curricular, Exame de Aptidão Física, Testes Práticos e Inspeção de Saúde. Caso sejam aprovados no Estágio Básico de Sargento Temporário – EBST, os candidatos selecionados serão incorporados como Terceiros-Sargentos.

As prorrogações do tempo de serviço dos Sargentos Técnicos Temporários serão concedidas por períodos de um ano. O tempo máximo de permanência na ativa será de oito anos.

Os aprovados em todas as fases do Processo Seletivo farão o Estágio Básico de Sargento Temporário – EBST de aproximadamente 45 dias E serão promovidos à graduação de Terceiro-Sargento. A remuneração está prevista na Medida Provisória nº 2.215-10, de 31 de agosto de 2001 (Reestruturação da Remuneração dos Militares das Forças Armadas).

+ Ver o Edital

+ Realizar Inscrição


Exército abre vagas para Cabo Especialista Temporário

O Exército Brasileiro, através do Comando da 11ª Região Militar abre inscrições para seleção de voluntários que desejarem prestar o serviço militar. Serão selecionados candidatos para servir como Cabo Especialista Temporário, nas funções de auxiliar de enfermagem, carpintaria, copeiro, mecânico, operador de microcomputador, montagem e configurador de computador, motorista (categorias “D” ou “E”), pedreiro, ajudante de eletricista predial, entre outras.

Os profissionais irão servir em Organizações Militares localizadas nas cidades de Brasília-DF, Goiânia-GO, Ipameri-GO e Jataí-GO. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de outubro através do endereço eletrônico 11rm.eb.mil.br e os interessados precisam ser do sexo masculino, possuir ensino fundamental e curso técnico ou profissionalizante na área pretendida e com idade entre 19 e 35 anos até 31 de dezembro de 2016. O serviço será de um ano, podendo ser prorrogado por até oito anos.

+ Ver o Edital

+ Realizar Inscrição


Inscrições para seleção de médicos especialista, farmacêuticos, dentistas e
veterinários vão até dia 12 de outubro

Estão abertas até o dia 12 de outubro, as inscrições para a seleção do Serviço Militar Voluntário Temporário para médicos especialista, farmacêuticos, dentistas e veterinários. Os profissionais irão servir em organizações militares de Brasília-DF, Goiânia-GO, Ipameri-GO e Jataí-GO.

A seleção pública sob a responsabilidade do Comando da 11ª Região Militar é voltada para ambos os sexos e irá envolver avaliação curricular e inspeção de saúde. Os interessados devem se inscrever no site 11rm.eb.mil.br até o dia 12 de outubro.

Os candidatos selecionados serão incorporados no posto de Aspirante-a-Oficial , caso sejam aprovados no Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e após seis meses, serão promovidos ao posto de Segundo Tenente. Caso haja o interesse em permanecer na ativa após o período inicial, o tempo de serviço poderá ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 11ª Região Militar, até o tempo máximo de oito anos.

+ Ver o Edital

+ Realizar Inscrição


Formatura de Incorporação Complementar da 2ª Turma do EST e EBST 2015

No dia 17 de setembro, o 11º Grupo de Artilharia Anti-Aérea (11º GAAAe) realizou a formatura de incorporação complementar da 2ª (segunda) turma do Estágio de Serviço Técnico (EST) – OTT 2015 e do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) – STT 2015. A cerimônia foi presidida pelo Coronel Bispo, Comandante do 11º GAAAe e contou com a presença do Coronel Cremonez, Chefe do Escalão de Pessoal da 11ª Região Militar.

.+ veja as fotos


VIRADA SUSTENTÁVEL DO CERRADO

Nos dias 12 e 13 de setembro do corrente ano, a 11ª Região Militar esteve presente na Ação Virada Sustentável do Cerrado.

Na oportunidade, a Seção de Patrimônio Imobiliário, Meio Ambiente e Construção (SPIMAC) participou de palestra, de divulgação das atividades de meio ambiente realizadas na área do Distrito Federal e da visita à Rodoferroviária, local onde o Exército Brasileiro desenvolve Acordo de Cooperação Técnica com a CAESB e a TERRACAP para a recuperação de áreas degradadas.

+ veja as fotos


OPERAÇÃO SOL NASCENTE

Nos dias 12 e 13 de setembro, o Comando da 11ª Região Militar participou da Ação Cívico-Social (ACISO) - Mutirão da Cidadania - realizada pelo Governo de Brasília e coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal.

A ação que ocorreu na Escola Classe 66, localizada na Ceilândia, teve como objetivo atender a comunidade do Setor Habitacional Sol Nascente, considerada uma das mais carentes do Distrito Federal, levando serviços de aproximadamente 31 órgãos públicos, visando promover o acesso facilitado para confecção de documento de identidade, defensoria pública, defesa do consumidor, dentre outros serviços públicos.

Durante a ACISO, a Seção de Serviço Militar da 11ª Região Militar disponibilizou um estande com militares capacitados para atender e orientar os integrantes da comunidade interessados em saber sobre as formas de ingresso no Exército Brasileiro. Na oportunidade, a 11ª RM ainda regularizou a situação militar de cerca de 30 moradores da comunidade do Condomínio Sol Nascente.


11ª RM regula as Atividades dos Exames Intelectuais do CA 2015 ao CFO/QC e ao EIA/QCM da EsFCEx em Brasília

O Comando da 11ª Região Militar foi responsável por regular, na Guarnição de Brasília/DF, as atividades relativas à aplicação do Exame Intelectual do Concurso de Admissão (CA) 2015 ao Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e ao Estágio de Instrução e Adaptação ao Quadro de Capelães Militares (EIA/QCM)

Aproximadamente 1.187 candidatos realizaram o Exame Intelectual, que foi realizado no último domingo, 13, no Colégio Militar de Brasília (CBM), onde a Comissão de Aplicação e Fiscalização (CAF) da 11ª Região Militar esteve presente.

+ veja as fotos


Início das Obras das Futuras Instalações CSFA

Na última quarta-feira, 9 de setembro, tiveram início, no Batalhão de Guarda Presidencial (BGP), as obras das futuras instalações da Comissão de Seleção das Forças Armadas (CSFA).


 

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE REDAÇÃO DO PROGRAMA “VIVA SEM DROGAS”

Na tarde de quarta-feira, 19 de agosto, ocorreu nas instalações da 11ª Região Militar, a solenidade de premiação dos vencedores do Concurso de Redação do Programa “Viva sem Drogas”, conduzido pela Seção do Serviço de Assistência Social do Comando da 11ª RM.

Entre os trabalhos premiados, destacou-se o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), que se fez representar por um grande número de inscritos, obtendo as duas primeiras colocações.

A solenidade contou com a presença do Chefe do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), do Comandante Militar do Planalto, do Comandante da 11ª Região Militar, de Oficiais Generais do DGP e representantes da FHE/POUPEX, do Comandante do BGP, do Chefe do 11º D Sup, convidados e familiares.

+ confira as fotos


Visita de Orientação Técnica do Departamento-Geral do Pessoal ao Comando da 11ª Região Militar

Nos dias 18 e 19 de agosto do corrente ano, foi realizada a Visita de Orientação Técnica do Departamento-Geral do Pessoal ao Comando da 11ª Região Militar, tendo como objetivos acompanhar as atividades desenvolvidas por este Grande Comando Regional na área de pessoal e repassar as devidas orientações emanadas por aquele Órgão de Direção Setorial.

Na ocasião, foram visitados o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) e o 11º Depósito de Suprimento (11º D Sup).

Participaram da VOT o Chefe e Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, o Comandante da 11ª Região Militar, o Diretor de Saúde, o Diretor de Serviço Militar, o Diretor de Controle de Efetivos e Movimentações, o Diretor de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social, o Diretor de Avaliação e Promoções, o Assessor de Planejamento e Gestão, Chefes/Diretor/Prefeito das OMDS e Chefes de Escalão/Seção da 11ª RM.

+ confira as fotos


Formatura de Encerramento do Estágio de Serviço Técnico (EST) 2015 e do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) - STT 2015

No dia 14 de agosto, foi realizada no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), a formatura de encerramento das segundas turmas do Estágio de Serviço Técnico para Oficiais Técnicos Temporários e do Estágio Básico de Sargento Temporário.

O evento contou com a presença, do Comandante da 11ª Região Militar, Oficiais Generais da Guarnição de Brasília, autoridades civis e convidados.

Confira as fotos:

+ Galeria 1

+ Galeria 2

+ Galeria 3

+ Galeria 4


 

COMISSÃO DE SELEÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS

No dia 10 de agosto, teve início no Batalhão da Guarda Presidencial, a seleção geral conduzida pela Comissão de Seleção das Forças Armadas. A Comissão é composta por militares de diversas organizações militares, representadas pelas 3 Forças pertencentes à Guarnição de Brasília, e terá uma duração de aproximadamente 3 meses.

Durante a Comissão de seleção haverá uma triagem, na qual o jovem será designado ou não a prestação do Serviço Militar Obrigatório em uma Organização Militar da Ativa ou matriculado em um Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à terceira série do Ensino Médio.

+ confira as fotos


1º Concurso de Redação do Programa VIVA SEM DROGAS

Na manhã do dia 5 de agosto último, no Auditório do CMP, soldados do Efetivo Variável, integrantes das OMDS dos Comandos Militar do Planalto e da 11ª Região Militar, participaram do 1° Concurso de Redação do Programa VIVA SEM DROGAS.

O VIVA SEM DROGAS, conduzido pela Seção do Serviço de Assistência Social da 11ª RM – SSAS/11 – é um programa que consiste em ação preventiva desenvolvida junto ao público jovem da Família Militar, objetivando conscientizá-lo sobre os malefícios causados à saúde pelo uso indevido de álcool e outras drogas, com a finalidade de incentivar a adoção de hábitos saudáveis.

Entre os trabalhos premiados, destaque para o Batalhão da Guarda Presidencial – BGP, que se fez representar por um grande número de inscritos, obtendo as duas primeiras colocações. Os vencedores, como estímulo à educação financeira, serão contemplados com cadernetas de poupança, patrocinadas pela POUPEx.

O concurso marcou a coroação do programa, revelando textos consistentes e bem elaborados, que demonstraram a importância desse tipo de ação para conscientização dos jovens, na medida em que estimula a busca por informações sobre a temática das drogas.

Parabéns aos participantes, pois mais importante do que a premiação foi o conhecimento obtido por todos na fase de preparação, cujos benefícios se farão presentes pelo resto de suas vidas.

+ galeria de imagens

+ conheça os textos premiados

+ classificação final

 


PPREB – Início da 2ª Turma

O Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro – PPREB – iniciou, em 06 de agosto, sua 2ª TURMA na área do Grande Comando Administrativo da 11ª Região Militar. Composta de militares pertencentes a 19 Organizações Militares distintas, a nova turma participou do encontro inaugural tratando sobre a temática da INTEGRAÇÃO SOCIAL.   


O PPREB, em Brasília, é coordenado pela Seção do Serviço de Assistência Social da 11ª RM – SSAS/11 – e consiste em encontros quinzenais conduzidos por especialistas em áreas relacionadas à reserva e à aposentadoria. Médicos, psicólogos, nutricionistas, administradores e assistentes sociais, dentre outros palestrantes, apresentaram temas reflexivos sobre saúde física e mental, integração social, família, empreendedorismo, espiritualidade, atividade física, aspectos legais, educação financeira e lazer.

+ confira as fotos


Formatura de Incorporação da 2ª Turma do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) - STT 2015

No dia 22 de julho do corrente ano, o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) realizou a formatura de incorporação da 2ª (segunda) turma de Sargentos do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) – STT 2015.
Estiveram presentes na cerimônia o Chefe da Seção de Patrimônio Imobiliário, Meio Ambiente e Construção (SPIMAC) da 11ª Região Militar, o Comandante do BGP e convidados.

+ confira as fotos (Galeria 1)

+ confira as fotos (Galeria 2)


 Formatura de Incorporação dos Aspirantes a Oficial do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) - OTT 2015

No dia 21 de julho, o 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC) realizou a formatura de incorporação dos Aspirantes a Oficial da 2ª (segunda) turma do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) – OTT 2015. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 32º GAC, que na ocasião ministrou a aula inaugural para os futuros Oficiais Técnicos Temporários da Guarnição de Brasília.

+ confira as fotos


Palestra da DCIPAS na SIP/11

No dia 17 de julho, ocorreu nas instalações da Seção de Inativos e Pensionistas da 11ª Região Militar (SIP/11ª RM), a palestra sobre “Reforma e Benefícios”, proferida pelo Major Bruno Freitas Pinto da Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS). Participaram da atividade militares e servidores civis da SIP/11.

+ confira as fotos


 Visita dos Oficiais Médicos do CCEM/ECEME 2015 

O Comando da 11ª Região Militar recebeu no dia 25 de junho a visita dos Oficiais Médicos, alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME).

Os alunos do CCEM foram recebidos pelo Chefe do Estado-Maior e pelo Chefe do Escalão de Saúde da 11ª RM. Na oportunidade, os Oficiais Médicos conheceram as instalações e as rotinas do Centro de Perícias Médicas e do Escalão de Saúde da 11ª Região Militar.

+ confira as fotos


Estudantes de medicina recebem orientações sobre o Serviço Militar Obrigatório

Foram realizadas, em Maio e Junho de 2015, as palestras programadas para apresentar o Serviço Militar Obrigatório para os estudantes concludentes do curso de Medicina em 2015, para alistar os formandos do sexo masculino, e para buscar voluntários do segmento feminino nas universidades/faculdades.

As palestras foram ministradas pelas equipes do Serviço Militar da 11ª Região Militar, do 7º Distrito Naval e do VI COMAR. Durante o encontro, foi explanado o que diz a lei sobre o Serviço Militar Obrigatório para os médicos e foi mostrado como será o dia a dia dos oficiais no Exército, Marinha e Força Aérea.

As equipes passaram pelas seguintes faculdades / universidades:

DISTRITO FEDERAL: UNB, FACIPLAC, UCB e ESCS
GOIÂNIA: UFG e PUC
ANÁPOLIS: UNIEVANGÉLICA
PALMAS: UFT
PORTO NACIONAL: ITPAC
ARAGUAÍNA: ITPAC
GURUPI: UNIRG
UBERLÂNDIA: UFU
UBERABA: UNIUBE e UFTM
ARAGUARI: IMEPAC

+ confira as fotos


Operação de fiscalização em Anápolis-GO - SFPC-11

O SFPC/11ª RM, realizou, no dia 19 de junho de 2015, uma operação de fiscalização de produtos controlados durante a III Etapa do XXVIII Campeonato Brasileiro de IPSC 2015, na cidade de Anápolis-GO.

O Campeonato faz parte do Projeto Olimpíadas 2016 e Incentivo ao Esporte de Tiro e contou com atletas de todo o território nacional.

A competição teve início com uma cerimônia cívica em que o chefe da equipe de fiscalização, Ten Cel ZILTON VIANA DÁCIO, foi convidado a realizar o hasteamento do Pavilhão Nacional, juntamente com outras autoridades locais.

Os fiscais militares que realizaram a operação são integrantes do SFPC/11ª Região Militar e do SFPC/Base Administrativa do Comando de Operações Especiais. A ação de fiscalização envolveu a indústria fabricante das munições: registro, autorizações e tráfego; as entidades desportivas organizadoras da III Etapa: registro, controles das atividades e repasse de insumos; e os atiradores: registros, utilização e tráfego de produtos controlados.

No período de 23 a 25 de junho de 2015, está sendo realizado o Estágio de Presidentes e Médicos das Comissões de Seleção de 2015 e Operadores do Módulo CS 2015. O encontro tem por objetivo orientar e uniformizar os procedimentos relativos aos trabalhos da Seleção Geral dos Conscritos no âmbito da 11ª Região Militar.

+ veja as fotos do evento


Estágio das Comissões de Seleção de 2015

No período de 23 a 25 de junho de 2015, foi realizado o Estágio de Presidentes e Médicos das Comissões de Seleção de 2015 e Operadores do Módulo CS 2015. O encontro tem por objetivo orientar e uniformizar os procedimentos relativos aos trabalhos da Seleção Geral dos Conscritos no âmbito da 11ª Região Militar.

As instruções foram ministradas pela equipe do Escalão de Pessoal da 11ª RM com o apoio do BPEB, do CMB, da SPERMED/11 e do 7º CTA, tendo como público alvo os participantes da BPEB, do 32º GAC, da B Adm /Cmdo Op Esp, do 1º BAC /Cmdo Op Esp, do 41º BI Mtz, dp 11º BEC, do 36º BI Mtz, da 6ª Cia Com/3ª Bda Inf Mtz, da 23º Cia Eng Cmb, do 6º GMF, do 22º BI, da BAAN, do Cmdo da 11ª RM, do 7º DN e do 6º Comar.

Veja as fotos:

 

 


 PROGRAMA DE PREPARAÇÃO E APOIO À RESERVA E À APOSENTADORIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO (PPREB)

No dia 18 de junho do corrente ano, o Programa de Preparação e Apoio à Reserva e à Aposentadoria do Exército Brasileiro (PPREB) concluiu a formação da sua 1ª turma, no âmbito da 11ª Região Militar (11ª RM). O evento ocorreu no Centro de Convivência Planalto, localizado nas instalações do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1° RCG), onde foram desenvolvidas atividades sobre a temática de lazer.

 + confira as fotos do evento

 


Programa VIVA SEM DROGAS

Na manhã do dia 16 de junho do corrente, no Auditório do CMP, a Seção do Serviço de Assistência Social da 11ª Região Militar – SSAS/11 – lançou o Programa VIVA SEM DROGAS, com a realização do 1º Encontro para o Efetivo Variável da B Adm Ap / CMP.

O evento, que contou com a participação de cerca de 150 cabos e soldados, constituiu-se de apresentações realizadas por especialistas em narcóticos da PMDF, que trataram do tema “Conceitos e Classificações das Drogas”, e pelo Asp OMT Ximenes, do Hospital das Forças Armadas, que conduziu a palestra “Consequências fisiológicas do uso de drogas”.

O VIVA SEM DROGAS faz parte do Programa de Prevenção à Dependência Química – PPDQ – estabelecido pela Port n° 040 – Cmt Ex, de 28 Jan 15, e consiste em ação preventiva desenvolvida junto ao público jovem da Família Militar, objetivando conscientizá-lo sobre os malefícios causados à saúde pelo uso indevido de álcool e outras drogas, ilícitas ou lícitas, com a finalidade de incentivar a adoção de hábitos saudáveis.

 + confira as fotos do evento


Transporte da Maquete Aeronave Gripen NG

Atendendo à solicitação do Comando da Aeronáutica, para a exposição da maquete em tamanho real da aeronave Gripen NG, futuro avião de caça supersônico a ser utilizado na defesa do espaço aéreo brasileiro, o Comando da 11ª Região Militar apoiou o evento, através do 11º Depósito de Suprimentos, realizando o transbordo da citada aeronave da Base Aérea de Brasília para a Esplanada dos Ministérios, onde a maquete foi montada e ficará em exposição do dia 08 a 18 de junho.


+ veja as fotos


Programa Veterano Ativo - 1ª Jornada

No dia 28 de maio, ocorreu no auditório do CMP/11ª RM, a 1ª Jornada do Programa Veterano Ativo. O referido programa tem por finalidades promover a melhoria da qualidade de vida e a integração entre militares da Reserva-Ativa e pensionistas.

 

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de assistir a palestra sobre “a importância da atividade física”; visitar as instalações da academia Planalto; realizar avaliação médica e alongamento coletivo conduzido.

 

A 1ª Jornada do Programa Veterano Ativo contou com a presença do Comandante Militar do Planalto, do Comandante da 11ª Região Militar e convidados.

 

Confira as Fotos do Evento:

- GALERIA 1

- GALERIA 2

 


Visita de Instrução

No dia 20 de maio, ocorreu na Seção de Operações e Instrução da 11ª RM, a visita de instrução da 2ª Fase do Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO), dos Subtenentes estagiários do HFA, CCIEx e do Cmdo da 11ª RM.

- CLIQUE PARA VER AS FOTOS


Aniversário do 11º DSup

No dia 20 de maio, o 11º Depósito de Suprimento comemorou o 54º Aniversário de criação da OM em solenidade prestigiada pelo Comandante Logístico, General de Exército Marco Antônio de Farias, pelo Vice-chefe de Logística do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Divisão José Orlando Ribeiro Cardoso, que foi o militar de Intendência mais antigo presente, pelo Subsecretário de Economia e Finanças, General de Divisão Paulo César Souza de Miranda, pelo Diretor de Saúde, General de Divisão Túlio Fonseca Chebli e pelo Comandante da 11ª Região Militar, General de Brigada Antônio Carlos Machado Faillace, além de autoridades civis e militares e convidados.

 Na solenidade foram entregues ainda os diplomas de Amigo do 11º DSUP e foi feita a premiação à aluna Valentina Alves Menezes Andrade, que se destacou no concurso literário promovido pelo Colégio Militar de Brasília sobre a Vida do Marechal Mário Travassos.

+ CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO


55º Aniversário do CMP e da 11ª RM

No dia 29 de abril, foi realizada a Solenidade Militar em comemoração aos 55 anos do Comando Militar do Planalto (CMP) e da 11ª Região Militar (11ª RM).

O evento contou com a presença do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, do Comandante do Exército, do Governador do Distrito Federal, do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, do Comandante de Operações Terrestres, do Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, do Secretário de Economia e Finanças, além do Comandante Militar do Planalto, do Comandante da 11ª Região Militar, de antigos Comandantes do CMP/11ª RM, de Generais da Guarnição Brasília e convidados.

 

- CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO


O Comando da 11ª RM participa do VII Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército

No período de 6 a 10 ABR 15, o Comando da 11ª Região Militar, por intermédio da Seção de Patrimônio Imobiliário, Meio Ambiente e Construção (SPIMAC/11), participou do VII Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército na Cidade de Fortaleza/CE, organizado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). Durante o encontro, foi lançada ideia de criar um Espaço Cultural Sustentável neste Grande Comando Administrativo, cujo projeto encontra-se em fase de elaboração e visa tornar o Espaço Cultural, futuramente, em um Centro Regional de Cultura Militar.


Reunião de Comando das OMDS da 11ª Região Militar

No dia 20 de abril, ocorreu no Salão de Honra deste Grande Comando Regional, a Reunião de Comando das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) da 11ª Região Militar (11ª RM).
A reunião teve como objetivos verificar as atividades recentes e futuras das OMDS e transmitir as diretrizes e ordens do Comando da 11ª RM.
Participaram do referido evento o Comandante, o Chefe do Estado-Maior e os Chefes de Escalão/Seção da 11ª RM, o Prefeito Militar de Brasília e os Chefes e Diretores das OMDS da 11ª RM.

- CLIQUE PARA VER AS FOTOS

 


 

Formatura de Encerramento do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) 2015

No dia 15 de abril, foi realizada no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), a formatura de encerramento do Encerramento do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST).
O evento contou com a presença do Comandante da 11ª Região Militar e convidados.

- CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

 


Formatura de Encerramento do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) 2015 - OTT

No dia 14 de abril, foi realizada no 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC), a formatura de encerramento do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) para Oficiais Técnicos Temporários (OTT).
O evento contou com a presença de Oficiais Generais da Guarnição de Brasília, do Comandante Militar do Planalto, do Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, do Comandante da 11ª Região Militar, autoridades civis e convidados.

- CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

 


Homenagem ao Gen Ex Etchegoyen – Ch do DGP

No dia 17 de março, o Comando da 11ª Região Militar (Cmdo 11ª RM) realizou nas instalações do 11º Depósito de Suprimento (11º D SUP), a cerimônia de homenagem ao General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal (DGP).
A referida homenagem teve por finalidade agradecer ao Chefe do DGP pelo apoio incondicional destinado a este Grande Comando Regional nas áreas do Pessoal, de Saúde e do Serviço Militar. Participaram do evento o Comandante da 11ª RM, os Chefes do Estado-Maior da 11ª RM e convidados.

- CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS


Formatura do EAS 2015 - MFDV

No dia 17 de março, foi realizada no Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), a formatura de encerramento do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) para Oficiais Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (MFDV).
O evento contou com a presença de Oficiais Generais da Guarnição de Brasília, do Diretor de Saúde, do Diretor do Hospital das Forças Armadas, do Comandante da 11ª Região Militar e convidados.

- CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS


PPREB - PROGRAMA DE PREPARAÇÃO E APOIO PARA RESERVA E APOSENTADORIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

 

No dia 26 de fevereiro do corrente ano, foi realizada no Auditório do Comando Militar do Planalto/11ª Região Militar, a palestra de sensibilização do Programa de Preparação e Apoio para Reserva e Aposentadoria do Exército Brasileiro – PPREB.

O PPREB tem como objetivo proporcionar ao militar e ao servidor civil a oportunidade de planejar sua vida no futuro, após a passagem para a reserva ou aposentadoria, disseminando a cultura de planejamento de vida no âmbito do Exército, oferecendo informações aos participantes do PPREB que possam contribuir para a manutenção da qualidade de vida na inatividade/aposentadoria, minimizando as dificuldades e os efeitos psicológicos e sociais decorrentes da transição do serviço ativo para a inatividade. O referido evento foi destinado a militares e servidores civis com mais de 25 anos de serviço, que precisam se preparar para essa nova etapa da vida.

 CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

 


ESTÁGIO DE ATUALIZAÇÃO DE INSTRUTORES DE TIROS DE GUERRA

No período de 2 a 5 de fevereiro, aconteceu nas instalações deste Grande Comando, o Estágio de Atualização de Instrutores de Tiros de Guerra.
Participaram do estágio militares dos Tiros de Guerra das cidades de Anápolis - GO, Ituiutaba - MG, Uberaba - MG;  Pedro Afonso - TO, Porto Nacional – TO, Rio Verde – GO, Frutal – MG e Iporá – GO.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS


EXPOSIÇÃO NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES

No dia 1º de fevereiro do corrente ano, coincidindo com a Solenidade de Troca da Bandeira, foi realizada na Praça dos Três Poderes uma exposição, tendo como tema: a contribuição do Exército Brasileiro na ocupação do Planalto Central.
O evento foi prestigiado pelo Comandante do Exército, pelo Comandante Militar do Planalto, por Oficiais Generais da Guarnição de Brasília, convidados e visitantes.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS


INAUGURAÇÃO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO PRÉDIO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS

No dia 21 de janeiro do corrente ano, foi realizada a cerimônia de inauguração da Pedra Fundamental do Prédio da Comissão de Seleção das Forças Armadas, localizado nas instalações do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP). Obra para cuja consecução destacou-se, no ano de 2014, o apoio do então Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sr Ari Matos Cardoso.

O evento contou com a presença de Oficiais Generais da Guarnição de Brasília, do Comandante Militar do Planalto, do Comandante da 11ª Região Militar e convidados.

- CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS

 


PASSAGEM DE CHEFIA 11º D Sup

No dia 21 de janeiro, o 11º Depósito de Suprimentos (11º D Sup) realizou a solenidade de passagem de Chefia do Coronel Alexandre José de Oliveira Leite para o Tenente-Coronel Jorgemar Berniz Fuly.

A referida solenidade contou com a presença de Oficiais-Generais da Guarnição de Brasília, do Comandante da 11ª Região Militar (11ª RM), de Antigos Chefes do 11º D Sup e convidados.


PASSAGEM DE CHEFIA

No dia 15 de Janeiro de 2015, foi realizado no auditório do Comando da 11ª Região Militar, a passagem da Chefia da Delegacia Especial do Serviço Militar, com sede em Brasília/DF do Tenente Coronel Aquino para o Major Altarugio.
O evento contou com a participação do Comandante da 11ª Região Militar e do Chefe da da 7ª Circunscrição de Serviço Militar.

- CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS


VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO COMANDO DA 11ª RM AO 22º BATALHÃO DE INFANTARIA

No dia 17 de setembro de 2014, o Comandante da 11ª Região Militar e comitiva visitaram as instalações do 22º Batalhão de Infantaria, localizado em Palmas-TO.

A comitiva foi recepcionada com uma formatura, apresentação de oficiais, palestra proferida pelo Comandante da Unidade e visita às instalações.

A visita teve por objetivo: verificar as peculiaridades, missões, possibilidades e limitações da Organização Militar, de forma a ajustar questões logísticas e administrativas, buscando atender as principais necessidades de apoio executadas por este Grande Comando.


INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA PLANALTO

No dia 17 de dezembro do corrente ano, foi realizada a cerimônia de inauguração do Centro de Convivência Planalto, localizado nas instalações do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG).

O evento foi presidido pelo Chefe do Departamento-Geral do Pessoal e contou com a presença do Comandante Militar do Planalto, do Comandante da 11ª Região Militar, Oficiais Generais e convidados.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS


INAUGURAÇÃO DA SEÇÃO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA 11ª REGIÃO MILITAR

No dia 24 de novembro 2014, foi realizada no Complexo do CMP/11ªRM, a cerimônia de inauguração da Seção de Serviço de Assistência Social (SSAS) da 11ª RM.

O evento contou com a presença do Exmo Sr Gen Ex ENZO MARTINS PERI, Comandante do Exército, Exmo Sr Gen Ex SÉRGIO WESTPHALEN ETCHEGOYEN, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, Exmo Sr Gen Ex ERON CARLOS MARQUES, Presidente da FHE/POUPEX, Exmo Sr Gen Ex ARBY ILGO RECH, Exmo Sr Gen Div RACINE BEZERRA LIMA FILHO, Comandante Militar do Planalto e Exmo Sr Gen Bda ANTÔNIO CARLOS MACHADO FAILLACE, Comandante da 11ª Região Militar.

(CLIQUE PARA VER AS FOTOS)


OPERAÇÃO TOCANTINS

A 11ª RM convocou para a Operação Tocantis 02 (dois) 1º Tenentes e 09 (nove) 3º Sargentos da reserva residentes em Brasília e 01 (um) 1º Tenente residente em Uberlândia-MG. A operação foi realizada no período de 04 a 15 de Novembro de 2014

Foram convocados ainda os cidadãos da reserva que serviram nos Tiros de Guerra da Cidades de Miracema do Tocantins, Pedro Afonso e Porto Nacional.


REUNIÃO DE COMANDO DAS OMDS DA 11ª REGIÃO MILITAR

No dia 21 de outubro de 2014, no Salão de Honra do Comando da 11ª RM, ocorreu a abertura da reunião com os Comandantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) ao Comando da Região Militar "Tenente-Coronel Luiz Cruls".

A reunião teve como objetivo integrar as atividades administrativas e logísticas deste Grande Comando às OMDS; apresentar diretrizes do Cmt do CMP e da 11ª RM nas várias áreas de atuação do Comando Militar de Área; definir procedimentos e estreitar o relacionamento, possibilitando a melhoria na execução de processos.


PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 28/2013

Aviso de licitação processo nr. 64274.030707/2013-36 – Pregão Eletrônico SRP nº 28/2013, Comando da 11ª Região Militar. Objeto: 1.1. O objeto da presente licitação é a escolha da proposta mais vantajosa para o registro de preços para contratação de empresa especializada, para prestação de Serviço Móvel Pessoal (SMP) na modalidade local e Longa Distância Nacional (LDN) (incluído interurbanos através de consórcio), Longa Distância Internacional (LDI) (incluído através de consórcio), acesso a pacotes de dados via aparelhos telefônicos, acesso a internet móvel, com fornecimento de aparelhos e mini modens em comodato, a ser executado de forma contínua, para atendimento ao Comando da 11ª Região Militar, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos. Abertura do Pregão Eletrônico: 13/10/2014. Disponibilidade do Edital: de 09:00h às 11:00h; 13:00h as 16:00h, de segunda a sexta-feira, no Comando da 11ª Região Militar – Av. do Exército s/n, 2º andar, sala 91 – Setor Militar Urbano/SMU – Brasília/DF. Informações gerais: www.11rm.eb.mil.br ; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; 2035-2274


A ÚNICA REPRESENTANTE DO EXÉRCITO BRASILEIRO

    O Comando da 11ª Região Militar foi a única organização do Exército Brasileiro a obter o deferimento de sua participação no Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU). Em sua segunda edição neste ano, o Concurso de Boas Práticas tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública.
     Inscrita na categoria de fortalecimento dos controles internos administrativos, a 11ªRM apresentou a prática de "Racionalização do Serviço de Telefonia Móvel", deferida pela equipe julgadora do concurso segundo critérios como inovação, criatividade, simplicidade, utilidade, aplicabilidade e custo-benefício.
    Mais do que qualquer prêmio, prestigiar iniciativas como essa é para família Tenente-Coronel Luiz Cruls motivo de imenso orgulho, uma vez que demonstra a busca incessante pela melhoria dos nossos processos e o zelo com a coisa pública.


VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO COMANDO DA 11ª RM AO 22º BATALHÃO DE INFANTARIA

clique para ver as fotos

 

No dia 17 de setembro de 2014, o Comandante da 11ª Região Militar e comitiva visitaram as instalações do 22º Batalhão de Infantaria, localizado em Palmas-TO.

 A comitiva foi recepcionada com uma formatura, apresentação de oficiais, palestra proferida pelo Comandante da Unidade e visita às instalações.

 A visita teve por objetivo: verificar as peculiaridades, missões, possibilidades e limitações da Organização Militar, de forma a ajustar questões logísticas e administrativas, buscando atender as principais necessidades de apoio executadas por este Grande Comando.


PARTICIPAÇÃO DOS TIROS DE GUERRA NA COMEMORAÇÃO DOS 70 ANOS DA FEB

 

Os Tiros de Guerra de Miracema do Tocantins/TO, de Pedro Afonso/TO, Rio Verde/GO e Ituiutaba/MG realizaram diversos eventos como palestras em escolas e solenidades militares em comemoração aos setenta anos de participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no “Batismo de Fogo” na Segunda Guerra Mundial.

 

VEJA AS FOTOS!

(CLIQUE PARA VER AS FOTOS DO TIRO DE GUERRA DE MIRACEMA)

(CLIQUE PARA VER AS FOTOS DO TIRO DE GUERRA DE PEDRO AFONSO)

(CLIQUE PARA VER AS FOTOS DO TIRO DE GUERRA DE RIO VERDE)

(CLIQUE PARA VER AS FOTOS DO TIRO DE GUERRA DE ITUIUTABA)


INCÊNDIO NA ÁREA DO 11º DSup

 

No dia 15 de setembro de 2014, teve início no Parque Nacional de Brasília, um incêndio que se alastrou nas proximidades da área da 2ª Cia Sup/ 11º D Sup. A área abrangida pela Companhia comporta paióis regionais, que armazenam suprimentos distribuídos pelo Comando da 11ª Região Militar às OMDS.

 

Devido ameaça de incêndio, foi necessário o acionamento do plano de combate ao fogo, que mobilizou inclusive o efetivo do 16º B Log, BPEP, Brigadistas do Parque Nacional e Corpo de Bombeiros Militar, apoiados por um helicóptero e um avião espargiador de água e o incêndio foi controlado.


EXPOSIÇÃO PARA O CORPO DE ENGENHEIROS DO EXÉRCITO DOS EUA

clique para ver as fotos

 

              No dia 29 de agosto de 2014 foi realizada a apresentação do trabalho de recuperação da área degradada na Rodoferroviária. Na ocasião, os órgãos envolvidos no empreendimento: CAESB, TERRACAP, 11ª Região Militar e DEC (DPIMA) fizeram exposições, acompanharam a visita e a demonstração dos trabalhos.

                Finalizando o evento, cada integrante da comitiva dos EUA e cada órgão plantou uma muda de ipê no local que materializa o Marco Regulatório (ponto inicial) do projeto de recuperação.


VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO CMDO DA 11ª RM AO 36º Bl Mtz, 11º BEC E TG 11-003

clique para ver as fotos

 

            No período de  26 a 29 de agosto de 2014, o Cmdo da 11ª Região Militar realizou uma Visita de Orientação Técnica ao 36º Bl Mtz (Uberlândia-MG), ao 11º BEC (Araguari-MG) e ao TG 11-003 (Uberaba-MG).

    A VOT teve por objetivo verificar as peculiaridades, missões, possibilidades e limitações das Organizações Militares. Na oportunidade, foram desenvolvidas várias atividades pela Comitiva da 11ªRM, como: apresentação de Oficiais, exposição do Comandante/Chefe de Instrução do Tiro de Guerra e visita às instalações.


EXPOSIÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA

clique para ver as fotos

    

            Nos dias 30 e 31 de agosto de 2014, foi realizada a Exposição da Independência  no Parque da Cidade, estacionamento Ana Lídia, que teve como objetivo: ampliar o conhecimento e fortalecer a imagem da Instituição, despertar o interesse pela profissão militar e comemorar a Semana da Pátria.

            O evento foi realizado pela Marinha do Brasil, representado pelo Exmo Sr Vice-Almirante PAULO MAURÍCIO FARIAS ALVES (Comandante do 7º DN) e contou com a presença do Exmo Sr Gen Div RACINE BEZERRA LIMA FILHO (Comandante Militar do Planalto), do Exmo Sr Maj-Brigadeiro-do-Ar ROGÉRIO GAMMERDINGER VERAS (Comandante do VI COMAR), e demais autoridades das Forças Armadas e Civis.

            Como parte das atividades, ocorreu à apresentação da Banda Marcial de Fuzileiros Navais, exposição do material de emprego militar, viaturas militares, bem como orientações por profissionais de saúde do Hospital Militar de Área de Brasília, referente à higiene bucal por meio da apresentação de um teatro de fantoches.

            O Comando da 11ª Região Militar, por intermédio da Seção de Patrimônio Imobiliário, Meio Ambiente e Construção, expôs ao público informações quanto às práticas de preservação ambiental desenvolvidas pelo Exército Brasileiro e o Escalão Pessoal divulgou as diversas formas de ingresso na Força.


FEIRA DE TALENTOS DA UNIVERSIDADE DE UBERABA - MG

(CLIQUE PARA VER AS FOTOS)

No dia 27 de agosto de 2014, o Comando da 11ª Região Militar participou da 6ª Feira de Talentos da Universidade de Uberaba (UNIUBE). A Feira de Talentos é um evento de “recrutamento” da Universidade, voltado para seus alunos e ex-alunos, trainees e profissionais do mercado.           

O evento possibilitou ao Comando da 11ª Região Militar, por intermédio da Seção de Serviço Militar Regional, divulgar nas mídias locais as formas de ingresso na Força, e informar quanto ao processo seletivo de Oficiais Técnicos Temporários para o ano de 2015, que iniciará suas inscrições em 15 setembro de 2014.


COMISSÃO DE SELEÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS

(CLIQUE PARA VER AS FOTOS)

 

No dia 11 de agosto de 2014, foi realizado no Batalhão da Guarda Presidencial, a Seleção Geral conduzida pela Comissão de Seleção das Forças Armadas. A Comissão é composta por militares de diversas organizações militares, representadas pelas 3 Forças pertencentes à Guarnição de Brasília, e terá uma duração de aproximadamente 3 meses.

 

Todos os jovens brasileiros, do sexo masculino, que completaram 18 anos, e se apresentaram no início do ano às Juntas se Serviço Militar (JSM), e deverão comparecer à Comissão de Seleção (CS) na data marcada. Nesta seleção haverá uma triagem, na qual o jovem será designado ou não a prestação do Serviço Militar Obrigatório em uma Organização Militar da Ativa ou matriculado em um Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à terceira série do Ensino Médio.


 

FORMATURA DO ESTÁGIO PARA OFICIAS – 3ª TURMA 2014

(CLIQUE PARA VER AS FOTOS)

 

Na última quinta-feira, 07/08, aconteceu no pátio da CRO/11, a formatura da 1ª fase do Estágio de Serviço Técnico (EST) e do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS). O curso de formação foi realizado no 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe).

A formatura de encerramento dos Estágios contou com a presença do Gen Bda FAILLACE -  Cmt 11ª RM, que parabenizou os Aspirantes a Oficial pelo empenho e dedicação, bem como aos familiares pelo apoio incondicional.


VISITA DO GEN JOAQUIM MAIA BRANDÃO JÚNIOR - CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

(CLIQUE PARA VER AS FOTOS)

 

Em 22 de Julho de 2014, foi realizada a visita do Gen Ex BRANDÃO, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção ao Cmdo do CMP/11ª RM.

O objetivo da visita foi a apresentação pelo Chefe do DEC da situação das obras executadas e planejadas no âmbito do Estado Brasileiro, em especial as obras realizadas na área do CMP e 11ª RM.

O evento contou com a participação do Gen Div RACINE, comandante do Comando Militar do Planalto, do Gen Bda FAILLACE, comandante da 11º RM, do Gen Bda ARRUDA, comandante do Centro de Operações Especiais e do Gen Bda NEGRAES, comandante da 3° Brigada de Infantaria Motorizada e demais comandantes das organizações diretamente subordinadas ao Comando Militar do Planalto e à 11ª Região Militar.


 

FORMATURA DE CONCLUSÃO DO ESTÁGIO PARA OFICIAIS E SARGENTOS TEMPORÁRIOS – 2ª TURMA DE 2014 - (CLIQUE PARA VER AS FOTOS)

 

BRASÍLIA/DF, 5 DE JUNHO DE 2014.

            Após a realização do Processo Seletivo, que teve início em agosto de 2013, por meio do qual mais de 5.000 (cinco mil) candidatos concorreram às diversas áreas do conhecimento acadêmico, os Aspirantes a Oficial (EST) e 3º Sargento (EBST) concluíram a 1ª fase dos estágios realizados no período de 12 MAI 14 a 05 JUN 14, respectivamente, no 32º GAC e no BGP em Brasília-DF.

            A formatura de encerramento dos Estágios contou com a presença do Gen Bda FAILLACE -  Cmt 11ª RM, que, além de parabenizar os Comandantes do 32º GAC e do BGP  pela competência e esmero com que conduziram os referidos Estágios, aos Aspirantes a Oficial e Sargentos pelo empenho e dedicação, bem como aos familiares pelo apoio incondicional.


 

FORMATURA DE ENTREGA DO PRIMEIRO LOTE DE VIATURAS MK-6 AO 6º GRUPO DE LANÇADORES MÚLTIPLOS DE FOGUETES PELO ASTROS 2020–  (CLIQUE PARA VER AS FOTOS)

 

            No dia 06 de junho de 2014, foi realizado no 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes/Campo de Instrução de Formosa-GO, a cerimônia de entrega do primeiro lote de Viaturas MK-6 ASTROS 2020.

            Desenvolvidas com tecnologia nacional, as primeiras nove viaturas lançadoras de foguetes Astros MK6 foram entregues ao Exército. Capazes de lançar mísseis, foguetes táticos e teleguiados, com precisão e alcance de 300 quilômetros, os veículos poderão ser usados na proteção das fronteiras do país. O presidente da Avibrás Indústria Aeroespacial, Sami Youssef Hassuani, empresa responsável por desenvolver o armamento em conjunto com o Exército, disse que os equipamentos podem ser exportados, fortalecendo a indústria bélica nacional.

            A Cerimônia de entrega das Viaturas teve como objetivo precípuo, ressaltar ao público interno e externo a evolução do Projeto ASTROS 2020 e sua importância para o Exército e para Nação.

            Participaram do evento o Exmo Sr Ministro da Defesa, CELSO AMORIM, Exmo Sr Gen EXE ENZO MARTINS PERI, Comandante do Exército e  demais autoridades Militares e Civis.

Visita do Prefeito de Conceição das Alagoas - MG

 

Visita à Escola de Instrução Militar
Osasco-SP

 

VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA AOS TIROS DE GUERRA

 

Visita do Comandante da 11ª RM ao TG 11-001

 

VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA AOS TIROS DE GUERRA

 

VOT do Comandante da 11ª RM à 3ª BdaInfMtz

 

VOT do Comandante da 11ª RM à 23ª Cia E Cmb

 

VOT do Comandante da 11ª RM ao BPEB

 

VOT do Comandante da 11ª RM ao 1º RCG

 

Encerramento da 3ª Turma do PPREB

 

Formatura e Aula Inaugural da 2ª Turma do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) - OTT 2016

 

Uma meticulosa e dedicada preparação, que incluiu o planejamento logístico, elaboração de apresentações, levantamento prévio de demandas sociais e produção de material didático gráfico para distribuição ao público-alvo.

Assim começou o trabalho da Equipe da SSAS/11 para levar, entre os dias 30 e 31 de agosto do corrente, o melhor da Assistência Social do Exército aos militares do 22° Batalhão de Infantaria Motorizada, localizado na cidade de Palmas - TO.

Foram 619 km de deslocamento para realizar a Visita de Orientação Técnica mais longínqua da área de atuação da Regional Assistencial da 11ª RM, contando com a participação da 1° Ten MARILURDE - Assistente Social, 1° Ten SANCHES - Capelão e 2° Ten DANIELA - Psicóloga.

Na programação, oficiais, sargentos, cabos e soldados do 22° BIMtz tiveram oportunidade de conhecer os Programas Sociais do Exército, participando de palestras sobre prevenção à dependência química, valorização da vida e educação financeira.

Capacitando multiplicadores locais, a Equipe ainda orientou militares influenciadores de opinião, destacando a importância de suas atuações nas ações dos Programas de Valorização da Vida (PVV) e de Apoio Social aos Militares designados para Missões Especiais (PASFME). Vale destacar, por fim, a parceria de sucesso com o SAREx, unindo à Equipe o apoio da Assistência Religiosa, conduzida na ocasião pelo Capelão da 11ª RM.

texto: Cel Marcelo

 

Formatura de Encerramento do Estágio Básico de Sargento Temporário (EBST) - 2016/2º Turno

 

 

No dia 25 de outubro, cumprindo o calendário anual de instrução, os alunos da Escola de Instrução Militar de Nível Superior de Brasília realizaram a marcha de 8 km. A atividade foi coordenada pelo 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (11º GAAAe).